 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

31 dezembro 2011

2011 ABENÇOADO

Chegados ao final de 2011 e início de 2012 aqui deixo, uma vez mais, mensagem em vídeo HD.

Que a todos vós Deus conceda um novo ano abençoado! Em tempo de crise, que não se confina apenas ao económico, urge ter sentido de esperança e de luta para que a bênção de Deus se faça sentir junto de todos, sobretudo dos mais desfavorecidos da nossa sociedade.
(desactivar a música na coluna da esquerda e se preferir ver com mais amplitude clicar sobre o título da postagem)


03 novembro 2011

Retalhos: 5 ANOS

O dia vai caindo…



É no final da vida que seremos julgados pelo Amor, como nos diz S. João da Cruz.


É também no fim deste dia que, não por julgamento mas, por partilha amiga, páro para olhar este blog RETALHOS que hoje faz CINCO ANOS.


Fui olhar mais uma vez as primeiras partilhas do blig 1 em http://betus_pax.blogspot.com para voltar a sentir o sabor das origens, ou o objectivo com que um dia me lancei na aventura de criar um blog, e eu que nem sabia o que isso era.


Foi a ajuda inicial de um AMIGO, ao qual cada dia foi trazendo novos Amigos, que aqui deixaram tantas palavras e partilhas ao jeito de retalhos de vida, onde o importante é fazer parte da vida de alguém. Assim nascia um blog. E depois teve o irmão, gémeo, talvez, ou então não gémeo porque é o mesmo objectivo, o mesmo sentir, as mesmas partilhas actualizadas dentro do possível (veja o novo blog em http://betus_pax2.blogspot.com/)


Muitos momentos de alegria, alguns menos bons por palavras e juízos que não foram/são autênticos mas que partem tantas vezes da malvadeza de alguns, da inveja e até mesmo da ignorância. Tal como se faz aos ramos secos de uma planta deixei-os cair, não sem antes, e porque não ser sincero, tivessem feito alguma mossa nas motivações que alimentam um espaço como este que procura ser diferente no mundo da internet.


Quantos por aqui passaram e já não vieram mais, quantos passam e deixam a sua passagem numa partilha, quantos passam e ficam no silêncio, quantos…


Cinco anos é para mim, creio poder dizer para vós também – Família Retalhos – tempo de pensar no futuro da criança, na alimentação da planta, no que deve ser ou não este espaço. Muitas coisas têm estado pendentes, para reflectir, para pensar se vale ou não vale a pena, porque como bem calculais manter um espaço destes ano após ano implica muitas, mas muitas horas mesmo de trabalho, de dedicação, e mesmo de novidade que nem sempre se encontra.


Hoje quero apenas parar para olhar o que foi, o que é o Retalhos 1 e 2 e pensar no que poderá vir a ser um Retalhos 3, ou se será de pensar num site mais profissional e os conteúdos ali a inserir e partilhar.


Ao terminar este dia de aniversário do “Retalhos” quero agradecer-vos todas as vezes que por aqui passais e as partilhas que fazeis.


Que a todos Deus abençoe, Francisco proteja e Maria Mãe acalente no Seu Coração.


Benedicat!

28 abril 2011

Decreto sobre o culto a João Paulo II




CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS




DECRETO
ACERCA DO CULTO LITÚRGICO A CONCEDER
EM HONRA DO BEATO JOÃO PAULO II, PAPA




A beatificação do Venerável João Paulo II, de feliz memória, que se realizará a 1 de Maio de 2011 na Basílica de São Pedro em Roma, presidida pelo Santo Padre Bento XVI, reveste um carácter de excepcionalidade, reconhecido por toda a Igreja católica espalhada na terra. Desejada tal extraordinariedade, depois de numerosas solicitações acerca do culto litúrgico em honra do novo Beato, segundo os lugares e os modos estabelecidos pelo direito, esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos apressa-se em comunicar quanto disposto a propósito.




Missa de acção de graças




Estabelece-se que durante o ano seguinte ao da beatificação de João Paulo II, isto é, até 1 de Maio de 2012, seja possível celebrar uma santa Missa de acção de graças em lugares e dias significativos. A responsabilidade de estabelecer o dia ou os dias, assim como o lugar ou os lugares da reunião do povo de Deus, compete ao Bispo diocesano para a sua diocese. Consideradas as exigências locais e as conveniências pastorais, concede-se que se possa celebrar uma santa Missa em honra do novo Beato num domingo durante o ano como também num dia incluído nos nn. 10-13 da Tabela dos dias litúrgicos.




Analogamente, para as famílias religiosas compete ao Superior-Geral oferecer indicações acerca dos dias e lugares significativos para a inteira família religiosa.




Para a santa Missa, com possibilidade de cantar o Gloria, reza-se a colecta própria em honra do Beato; as outras orações, o prefácio, as antífonas e as leituras bíblicas são tiradas do Comum dos pastores, para um papa. Repete-se um domingo durante o ano, para as leituras bíblicas poder-se-ão escolher textos adequados do Comum dos pastores para a primeira leitura, com o relativo Salmo responsorial, e para o Evangelho.




Inscrição do novo Beato nos Calendários particulares




Estabelece-se que no Calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polónia a celebração do Beato João Paulo II, Papa, seja inscrita a 22 de Outubro e celebrada todos os anos como memória.




Sobre os textos litúrgicos concedem-se como próprios a oração da colecta e a segunda leitura do Ofício das leituras, com o relativo responsório . Os outros textos serão tirados do Comum dos pastores, para um papa.




Quanto aos outros Calendários próprios, o pedido de inscrição da memória facultativa do Beato João Paulo II poderá ser apresentado a esta Congregação pelas Conferências dos Bispos para o seu território, pelo Bispo diocesano para a sua diocese, pelo Superior-Geral para a sua família religiosa.




Dedicação de uma igreja a Deus em honra do novo Beato




A escolha do Beato João Paulo II como titular de uma igreja prevê o indulto da Sé Apostólica (cf.Ordo dedicationis ecclesiae, Praenotanda n. 4), excepto quando a sua celebração já está inscrita no Calendário particular: neste caso não é solicitado o indulto e ao Beato, na igreja em que é titular, é reservado em grau de festa (cf. Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos,Notificatio de cultu Beatorum, 21 de Maio de 1999, n. 9).




Não obstante qualquer coisa em contrário.




Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 2 de Abril de 2011.




(Antonius Card. Cañizares Llovera)
Praefectus




(+ Iosephus Augustinus Di Noia, OP)
Archiepiscopus a Secretis

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você