 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

15 julho 2007

VOTAR: acto cívico

Estamos em dia de eleições para a Câmara Municipal da nossa cidade.
Hoje já ouvi várias vezes dizer: “não vou votar, ninguém faz nada pelos que mais precisam…”, “são todos iguais…” e tantas outras frases que nestas ocasiões são já uma constante.

VOTAR… é um acto de cidadania, um dever cívico e público, o vínculo da nossa opção por projectos ou partidos, cores políticas ou personalidades.

Acto de cidadania: é verdade que todos devemos procurar o bem comum. Sentir que, como cidadãos de um país, de uma cidade – no caso destas eleições – devemos pensar seriamente, e com coerência, nas necessidades dos que connosco vivem e têm os mesmos direitos de respeito, bem estar, paz e vida com segurança.
Dever cívico e público: é um dever votar. Que ninguém se abstenha – dizem os senhores políticos da Nação, apelam muitos Padres da Religião – que todos votem porque só votando o país/cidade pode avançar. E nós votamos, sim eu votarei, mas perguntamos também onde fica o dever de civismo, os actos de cidadania daqueles em quem votamos e que nos prometeram dias melhores, mais segurança e condições de vida.
Vínculo da nossa opção: este parece, a maior parte das vezes, ficar apenas no íntimo daquele que acreditou num partido, num chavão marcante, num projecto de uma equipa ou simplesmente na cabeça de lista A ou B… vinculamos o que melhor nos parece, cada um ao seu jeito e segundo as necessidades – algumas tão pertinentes – e que já nos vamos habituando a ver preteridas em nome de outros projectos que, perdoem o desabafo, nunca deveriam estar acima do bem estar humano, da saúde e condições sociais, de uma habitação e educação com dignidade…
Vamos votar sim… eu vou!
Não faço política mas não deixo de dizer que me sinto como Tomé: “ver para crer” que se realizará o melhor para a nossa cidade e, por inerência de ser capital, para o país.
Daqui a algum tempo veremos se mudou algo para os mais pobres, os doentes e idosos com pensões tão miseráveis, para as crianças de rua desta cidade, para os que não têm quem os ensine, numa cidade tão bonita como esta, que vale a pena ser bom cidadão… quem sabe assim ainda possam chegar a Presidentes ou Vereadores da Câmara, a secretários ou assessores, não daqueles que dizem coisas bonitas para TV mas dos que fazem o melhor que podem para dignificar a vida daqueles que exercem o acto de cidadania, o voto na certeza de um dia melhor.
Votemos e… veremos…

5 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por esta reflexão que me deixou a pensar. É muito importante exercer o nosso direito de voto, mas vamos sempre com a esperança que algo vai mudar. Desta vez é que é, vamos emendar os erros do passado, vamos aprender com eles e corrigir o que está mal, mas, passa o tempo e constactamos que afinal não foi bem assim, não se fez nada de novo e repetem-se os mesmos erros do passado. Os pobres continuam cada vez mais pobres, as condições sociais não melhoram, mas...vamos ter FÉ que o nosso voto vai ajudar a mudar qualquer coisa

Anónimo disse...

Esqueci de dizer que gostei muito dos novos slides "Olhar Deus...", são lindos e todos eles nos lembram o Criador.

Anónimo disse...

Bom dia Frei!
Obrigado pela sua reflexão neste dia de eleições. Lembrar a todos, desiludidos ou não, que o voto é um dever de todo o cidadão.E, se é verdade que não se preocupam com as condições de vida dos mais pobres, nós preocupamo-nos... e é preciso dizê-lo publicamente.

Gostei muito da mudança dos slids. "OLHAR DEUS", e detive-me bastante tempo a olhá-los, perdi-me em cada um, e em cada um senti a presença de Deus. No poder do Todo Poderoso, que tudo criou por AMOR aos Homens e para os Homens.

Vanessa disse...

Para além de dever é, sobretudo, um direito que a todos assiste e que devemos preservar.
Passei para te enviar um beijo (embora virtual...) cheio de saudades... Tudo de bom, primo!

Anónimo disse...

Boa noite Irmão!

Gostei imenso dos novos slides que colocou no Blog, a começar pelo título “ OLHAR DEUS…” que bonito…
Olhar AQUELE que nos deu o SER e a VIDA…
Olhá-LO em todas as Criaturas;
Olhá-LO em cada atitude,
Olhá-LO em cada Irmão
Olhá-Lo em cada gesto.
Não só olhá-LO, mas também senti-LO nas nossas vidas,
Senti-LO também através deste seu gesto, desta maravilha de slides que colocou de novo no Blog…
Olhei-os com muita serenidade, no silêncio da noite, sentindo em cada um deles, a presença PODEROSA e TERNA do DEUS Criador…

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você