Estamos em dia de eleições para a Câmara Municipal da nossa cidade.Hoje já ouvi várias vezes dizer: “não vou votar, ninguém faz nada pelos que mais precisam…”, “são todos iguais…” e tantas outras frases que nestas ocasiões são já uma constante.
VOTAR… é um acto de cidadania, um dever cívico e público, o vínculo da nossa opção por projectos ou partidos, cores políticas ou personalidades.
Acto de cidadania: é verdade que todos devemos procurar o bem comum. Sentir que, como cidadãos de um país, de uma cidade – no caso destas eleições – devemos pensar seriamente, e com coerência, nas necessidades dos que connosco vivem e têm os mesmos direitos de respeito, bem estar, paz e vida com segurança.
Dever cívico e público: é um dever votar. Que ninguém se abstenha – dizem os senhores políticos da Nação, apelam muitos Padres da Religião – que todos votem porque só votando o país/cidade pode avançar. E nós votamos, sim eu votarei, mas perguntamos também onde fica o dever de civismo, os actos de cidadania daqueles em quem votamos e que nos prometeram dias melhores, mais segurança e condições de vida.
Vínculo da nossa opção: este parece, a maior parte das vezes, ficar apenas no íntimo daquele que acreditou num partido, num chavão marcante, num projecto de uma equipa ou simplesmente na cabeça de lista A ou B… vinculamos o que melhor nos parece, cada um ao seu jeito e segundo as necessidades – algumas tão pertinentes – e que já nos vamos habituando a ver preteridas em nome de outros projectos que, perdoem o desabafo, nunca deveriam estar acima do bem estar humano, da saúde e condições sociais, de uma habitação e educação com dignidade…
Vamos votar sim… eu vou!
Não faço política mas não deixo de dizer que me sinto como Tomé: “ver para crer” que se realizará o melhor para a nossa cidade e, por inerência de ser capital, para o país.
Daqui a algum tempo veremos se mudou algo para os mais pobres, os doentes e idosos com pensões tão miseráveis, para as crianças de rua desta cidade, para os que não têm quem os ensine, numa cidade tão bonita como esta, que vale a pena ser bom cidadão… quem sabe assim ainda possam chegar a Presidentes ou Vereadores da Câmara, a secretários ou assessores, não daqueles que dizem coisas bonitas para TV mas dos que fazem o melhor que podem para dignificar a vida daqueles que exercem o acto de cidadania, o voto na certeza de um dia melhor.
Votemos e… veremos…



5 comentários:
Obrigada por esta reflexão que me deixou a pensar. É muito importante exercer o nosso direito de voto, mas vamos sempre com a esperança que algo vai mudar. Desta vez é que é, vamos emendar os erros do passado, vamos aprender com eles e corrigir o que está mal, mas, passa o tempo e constactamos que afinal não foi bem assim, não se fez nada de novo e repetem-se os mesmos erros do passado. Os pobres continuam cada vez mais pobres, as condições sociais não melhoram, mas...vamos ter FÉ que o nosso voto vai ajudar a mudar qualquer coisa
Esqueci de dizer que gostei muito dos novos slides "Olhar Deus...", são lindos e todos eles nos lembram o Criador.
Bom dia Frei!
Obrigado pela sua reflexão neste dia de eleições. Lembrar a todos, desiludidos ou não, que o voto é um dever de todo o cidadão.E, se é verdade que não se preocupam com as condições de vida dos mais pobres, nós preocupamo-nos... e é preciso dizê-lo publicamente.
Gostei muito da mudança dos slids. "OLHAR DEUS", e detive-me bastante tempo a olhá-los, perdi-me em cada um, e em cada um senti a presença de Deus. No poder do Todo Poderoso, que tudo criou por AMOR aos Homens e para os Homens.
Para além de dever é, sobretudo, um direito que a todos assiste e que devemos preservar.
Passei para te enviar um beijo (embora virtual...) cheio de saudades... Tudo de bom, primo!
Boa noite Irmão!
Gostei imenso dos novos slides que colocou no Blog, a começar pelo título “ OLHAR DEUS…” que bonito…
Olhar AQUELE que nos deu o SER e a VIDA…
Olhá-LO em todas as Criaturas;
Olhá-LO em cada atitude,
Olhá-LO em cada Irmão
Olhá-Lo em cada gesto.
Não só olhá-LO, mas também senti-LO nas nossas vidas,
Senti-LO também através deste seu gesto, desta maravilha de slides que colocou de novo no Blog…
Olhei-os com muita serenidade, no silêncio da noite, sentindo em cada um deles, a presença PODEROSA e TERNA do DEUS Criador…
Enviar um comentário