 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

02 agosto 2008

PERDÃO DE ASSIS

Certa noite do mês de Julho de 1216, como acontecia em tantas outras noites, na silenciosa solidão da pequena Igreja da Porciúncula, São Francisco ajoelhado, estava profundamente mergulhado nas suas orações, quando de súbito, uma luz vivíssima e fulgurante encheu todo o recinto e no meio dela, apareceu Jesus ao lado da Virgem Maria sorridente, sentados num trono e circundados por diversos Anjos.
Jesus perguntou-lhe:“Qual o melhor auxílio que desejarias receber, para conseguir a salvação eterna da Humanidade?”

Sem hesitar Francisco respondeu: “Senhor Jesus, peço-Vos que, a todos os arrependidos e confessados, que visitarem esta Igreja, lhes concedais um amplo e generoso perdão, uma completa remissão de todas as suas culpas.”

“O que pedes Francisco, é um benefício muito grande,”disse-lhe o Senhor, “muito embora sejas digno e merecedor de muitas coisas. Assim, acolho o teu pedido, com uma condição, deverás solicitar essa indulgência ao meu Vigário na Terra.”

No dia seguinte, bem cedinho, Francisco acompanhado de Frei Masseu, seguiu para Perúgia, a fim de se encontrar com o Papa Honório III. Chegando disse-lhe:“Santo Padre, há algum tempo, com o auxílio de Deus, restaurei uma Igreja em honra a Santa Maria dos Anjos. Venho pedir a Vossa Santidade que concedais, nesta Igreja uma indulgência a quantos a visitarem, sem a obrigação de oferecerem qualquer coisa em pagamento (naquela época, toda indulgência concedida a uma pessoa, estava ligada à obrigação dessa pessoa fazer uma oferta), a partir do dia da dedicação da mesma.”

O Papa ficou surpreendido e comoveu-se com o tal pedido. Depois perguntou: “Por quantos anos pedes esta indulgência?”

“Santo Padre, não peço anos, mas penso em muitos homens e mulheres que precisam sentir o perdão de Deus”, respondeu Francisco.

“Que pretendes, em concreto, dizer com isto?” retorquiu o Papa.

“Se aprouver a Vossa Santidade, gostava que todas as pessoas que venham a visitar a Porciúncula, contritos de seus pecados, em “estado de graça”, confessado e tendo recebido a absolvição sacramental, obtenham a remissão de todos os seus pecados, na pena e na culpa, no Céu e na Terra, desde o dia de seu baptismo até ao dia em que entre na Porciúncula.”

“Mas não é um costume a Cúria Romana conceder tal indulgência!"

“Senhor, disse o “Poverello”, este pedido não o faço por mim, mas por ordem de Cristo, da parte de quem estou aqui.”

Ouvindo isto o Papa cheio de amor repetiu três vezes:“Em nome de Deus, Francisco, concedo-te a indulgência que em nome de Cristo me pedes.”

Tendo alguns Cardeais, ali presentes, manifestado algum desacordo, o Papa reafirmou: “Já concedi a indulgência. Todo aquele que entrar na Igreja de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, sinceramente arrependido das suas faltas e confessado, seja absolvido de toda pena e de toda culpa. Esta indulgência valerá somente durante um dia, em cada ano, “in perpetuo”, desde as primeiras vésperas, incluída a noite, até às vésperas do dia seguinte.”

A “consagração” da Igrejinha aconteceu no dia 2 de Agosto do mesmo ano de 1216.

A Indulgência da Porciúncula somente era concedida a quem visitasse a Igreja de Santa Maria dos Anjos, entre a tarde do dia 1 Agosto e o pôr-do-sol do dia 2 Agosto. Em 9 de Julho de 1910, o Papa Pio X concedeu autorização aos Bispos de todo o mundo, só naquele ano de 1910, para que designassem qualquer Igreja Pública das suas Dioceses, a fim de que também nelas, as pessoas recebessem a Indulgência da Porciúncula. (Acta Apostolicae Sedis, II, 1910, 443 sq.; Acta Ord. Frat. Min., XXIX, 1910, 226). Este privilégio foi renovado por um tempo indefinido por decreto da Sagrada Congregação de Indulgências, em 26 março de 1911 (Acta Apostolicae Sedis, III, 1911, 233-4). Significa que, atualmente, qualquer Igreja Católica de qualquer país, tem o benefício da Indulgência que São Francisco conseguiu de Jesus para toda humanidade. Assim ganharão a Indulgência, todas as pessoas que estando em "estado de graça", visitarem uma Igreja nos dias mencionados, rezarem um Credo, um Pai-Nosso e um Glória, suplicando ao Criador o benefício da indulgência, e rezando também, um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória, pelas intenções do Santo Padre. Poderão utilizar a Indulgência em seu próprio benefício, ou em favor de pessoas falecidas ou daquelas que necessitam de serem ajudadas na conversão do coração.

Por outro lado, a Indulgência é "toties quoties", quer dizer, pode ser recebida tantas vezes quantas a pessoa desejar, isto é, em cada ano, fazendo visitas a diversas Igrejas das 12 horas do dia 1 de Agosto até o entardecer do dia 2 de Agosto.

Com o passar dos séculos a forma de lucrar esta indulgência sofreu muitas mudanças, alargando a todos os dias para a Igreja da Porciúncula. Esta disposição foi fixada pelo Papa Paulo VI na carta apostólica “Sacrosancta Portiunculae ecclesia” de 14 de Julho 1966. Portanto a Indulgência Plenária na Porciúncula se pode obter todos os dias com as condições já referidas.

Se desejar meditar na Homilia, do Ministro Geral O.F.M., para este dia, encontra-a no sítio da O.F.M.http://www.ofm.org/

(Adaptação de vários textos retirados da net)

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito lhe agradeço, Frei, o texto que nos oferece hoje aqui neste espaço de PAZ. Sabia, sim, da indulgência da Porciúncula, mas não tinha conhecimento nem do como nem do porquê.
Em espírito estou lá naquela pequena igrejinha - tão grande pela torrente de graças que nela se recebem e dela partem -, onde tive a graça imerecida de estar no Jubileu do Ano 2000, e peço à Rainha da Misericórdia que seja a mediadora do PERDÃO de Deus para mim e para todos os que dele necessitam...

Anónimo disse...

OBRIGADA. Mesmo em férias, continua a dedicar algum tempo a este blog e a todos os que por aqui passam, ajudando a rezar e a sentir a paz de ASSIS. É muito importante que tenha divulgado este texto sobre o PERDÃO da PORCIUNCULA, onde por duas vezes na minha vida, tanto me emocionei, ao tocar naquelas pedras, onde Francisco rezou e pernoitou. Ali senti o PERDÃO e a PAZ. OBRIGADA FRANCISCO por tanto que nos deixaste…

Anónimo disse...

O meu obrigada do fundo do coração,a si,Frei que mesmo em férias continua a dar sinal de vida e a S. Francisco que me(nos)deixou tão rica Herança...o PERDÃO de Deus.Que a muitos chegue tão grande Graça.

Anónimo disse...

Obridado Frei pelo esclarecimento que nos deu através deste texto. Também eu esive em Assis e na Igreja da Porciúncula, um cantinho onde nos deixamos envolver pelo Amor De Deus e totalmente a ELE nos abandonamos.
Não sabia que a Indulgência da Porciúncula tinha sido estendida a todas as igrjas no mesmo dia.

Atrevo-me a pedir a todos os Amigos que por aqui passam, que através deste poema de Mário Branco, por intercessão de FRANCISCO, rezemos por todos os Frades Menores para que sejam imagem de Francisco o MAIOR MENOR.

Arrastado pelo Espírito,
Francisco sonha ser grande
à medida do Evangelho
e para tanto decide
ser de todos o menor.

A meio de muitos pobres,
será ele o Pobrezinho;
se os leprosos são banidos,
irá servir os leprosos.

Em tudo quer imitar
O Senhor da eterna glória
que vem mostrar-Se na terra
servo de Deus e dos homens.

Um companheiro pergunta:
- Frei Francisco, tu serás
Cristo de novo no mundo?
Revela-nos o segredo
de tão alta santidade.

E o santo respondeu:
- Sou um pobre pecador
que, pela graça de Deus,
acredita no Evangelho.

AMEN!
PAZ E BEM

Anónimo disse...

Há mais ou menos 4 anos tive a graça de participar na Missa das 7h30m da manhã em Santa Maria dos Anjos,apesar de não saber falar a lingua foi tão facil para mim estar em comunhão neste local de paz e amor. Tudo à nossa volta nos recorda Francisco, a Capela do Trânsito de onde partiu para o PAI, a Porciuncula onde tantas vezes rezou, sente-se aqui o perdão, a paz e o amor. OBRIGADA FREI por nos trazer de novo este texto maravilhoso. Cai uma lágrima de emoção e saudade deste lugar, desta paz...
Que ELE o abençõe e guarde. Abraço de toda a família.

Anónimo disse...

Obrigada Frei pela sua dedicação mesmo em férias.
"ONDE HOUVER TRISTEZA QUE EU LEVE A ALEGRIA"
A Bíblia defende e promove a vida.
E revela que os ensinamentos mais importantes da Lei de Deus são:
misericórdia, amor, fidelidade, justiça e perdão.
Paz e Bem
TMN

Anónimo disse...

Amigo;Paz e Bem!
Não sei se já está de férias, penso que sim e provavelmente já matando saudades dos papás.As melhoras da mãe Maria.

Não sei porquê, peço-lhe desculpa a si, e à "família retalhos", mas o espírito me impelia há algum tempo, a falar aqui deste tema... a nossa falta de perdão de uns para com os outros.

Vou partilhar convosco um pouquinho do que é o "perdão".
O perdão é para todos nós o acto mais difícil de realizar...!
Muitos de nós até dizemos "eu perdou-o mas não esqueço"... perdoar é esquecer.Quem não perdoa não ama. O perdão é o primeiro passo para a cura do coração.

Não há nenhum de nós que consciente ou inconscientemente, não tenha sido já magoado ou não tenha magoado alguém. Assim como nós nos ferimos a nós mesmos e uns aos outros através de actos de desamor, ferimos a Jesus, que habita em cada um de nós, pois Jesus disse: "Em verdade, verdade vos digo: todas as vezes que fizeste isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o fizeste" , e "Em verdade, verdade vos digo:todas as vezes que deixaste de fazer isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o deizaste de fazer".(Mt25,40-45).

Portanto, quando verdadeiramente perdoamos a nós mesmos e aos outros, estamos a amar, a ter misericórdia e a ser compassivos com Jesus que habita em nós e nos outros. E, quando não perdoamos a nós e aos outros não estamos a amar nem a ter misericordia com Jesus...
Perdoar é um acto de amor; não perdoar, um acto de desamor.

Amigos: Bem no fundo é difícil...!
Mas Jesus perdoou, até à exprexão mais alta do Amor: a CRUZ.

Boas férias a todos.

Anónimo disse...

OBRIGADO Frei Albertino que mesmo em férias partilha connosco esta grande GRAÇA… o “PERDÃO”
Jesus faz-se Perdão, Páscoa, Libertação, para cada um de nós, realizando a Sua obra transformadora na nossa vida. Ele enche-nos com a Sua Graça por meio da Igreja, torna-nos participantes da Sua mesma Vida mediante o sacramento da Reconciliação. O Pai das misericórdias oferece-nos o Seu AMOR profundo, faz-nos experimentar a Sua Ternura ao conceder-nos o seu Perdão e enche-nos com a Sua mesma Graça Divina
Boas férias…

Geralda Feitosa disse...

GLORIOSO SÃO FRANCISCO, PAI SERÁFICO DOS CORAÇÕES GENEROSOS, VOS AGRADEÇO POR VOSSA INFINITA CARIDADE POR ESTA SANTA INDULGÊNCIA, PELO SEU ZELO APOSTÓLICO PELA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE. DAI-NOS BÊNÇÃO E PROTEÇÃO, COM A DIVINA GRAÇA DE MARIA - MÃE E RAINHA DOS ANJOS.
- Geralda Feitosa
Email: geralda.feitosa@yahoo.com.br
- Fortaleza-CE

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você