 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

29 junho 2007

S. PEDRO e S. PAULO, Apóstolos

Hoje a Igreja celebra a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.
Para a maior parte das pessoas, dadas às festas populares, que hoje terminam por todo o país, este é o dia chamado de S. Pedro.
É a ele que se dedicam hoje, os bailaricos, sardinhadas, arcos e balões, procissões no mar entre tantas outras manifestações populares.
Mas na verdade este não é apenas o dia de Pedro Apóstolo. A este grande pilar da Igreja está associado um outro grande pilar da mesma, o Apóstolo S. Paulo.
O facto de se esquecer, a maior parte das vezes deste último, o grande impulsionador da evangelização e missionação na Igreja nascente, Paulo, o doutor das gentes, que abriu novos horizontes à Igreja e deu a conhecer a verdadeira mensagem de Cristo – que os Apóstolos chamados directamente pelo Mestre (Paulo converte-se mais tarde e chama-se a si mesmo Apóstolo de Cristo) – e que nos faz chegar até hoje a sua eloquência de vida e fé, o facto de pouco o recordarmos neste que também é o seu dia leva-me, muito mais que fazer uma reflexão das leituras e sua mensagem a deixar aqui um texto hoje publicado no site da Igreja e que é a introdução do Missal à celebração deste dia.
Ao deixar aqui este texto pretendo contribuir para um maior conhecimento destas duas colunas da Igreja, tão diferentes mas unidas na mesma fé e múnus ministeriais.
Que hoje o mundo todos sejamos capazes de aclamar o Senhor da nossa história com a antífona de entrada da Vigília: “Pedro, Apóstolo e Paulo doutor das gentes, ensinaram-nos a Vossa Lei, ensinaram-nos a Vossa Lei, Senhor!”

“Desde o século III que a Igreja une na mesma solenidade os Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, as duas grandes colunas da Igreja. Pedro, pescador da Galileia, irmão de André, foi escolhido por Jesus Cristo como chefe dos Doze Apóstolos, constituído por Ele como pedra fundamental da Sua Igreja e Cabeça do Corpo Místico. Foi o primeiro representante de Jesus sobre a terra.S. Paulo, nascido em Tarso, na Cilícia, duma família judaica, não pertenceu ao número daqueles que, desde o princípio, conviveram com Jesus. Perseguidor dos cristãos, converte-se, pelo ano 36, a caminho de Damasco, tornando-se, desde então, Apóstolo apaixonado de Cristo. Ao longo de 30 anos, anunciará o Senhor Jesus, fundando numerosas Igrejas e consolidando na fé, com as suas Cartas, as jovens cristandades. Foi o promotor da expansão missionária, abrindo a Igreja às dimensões do mundo.Figuras muito diferentes pelo temperamento e pela cultura, viveram, contudo, sempre irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor a Cristo. S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo». S. Paulo, por seu lado, afirmava: «Eu sei em quem creio», ao mesmo tempo que exprimia assim o seu amor: «A minha vida é Cristo»!Depois de ambos terem suportado toda a espécie de perseguições, foram martirizados em Roma, durante a perseguição de Nero. Regando, com o seu sangue, no mesmo terreno, «plantaram» a Igreja de Deus.Após 2000 anos, continuam a ser «nossos pais na fé». Honrando a sua memória, celebremos o mistério da Igreja fundada sobre os Apóstolos e peçamos, por sua intercessão, perfeita fidelidade ao ensinamento apostólico.”
(in www.ecclesia.pt)

2 comentários:

Anónimo disse...

A Igreja, celebra juntamente a memória de Pedro e Paulo. Encontram-se definitivamente em Roma, a "Pedra" e o "Instrumento" eleito. Ambos realizaram nesta cidade o seu ministério apostólico, selando-o com a efusão do sangue.

O misterioso itenerário de fé e de amor, que conduziu Pedro e Paulo da sua terra natal até Jerusalém, e depois a outras partes do mundo, e, por fim, a Roma, constitui num certo sentido um modelo do caminho que cada cristão está chamado a percorrer, para testemunhar Cristo no mundo.

A Igreja é continuamente posta à prova. A mensagem que ela recebe sempre dos santos Apóstolos Pedro e Paulo é clara e eloquente: pela graça de Deus em todas as circunstâncias o homem tem a possibilidade de se tornar sinal do poder vitorioso de Deus. Por isto ele não deve recear.

Quem confia em Deus, libertado de qualquer medo, experimenta a confortadora presença do Espírito também, e especialmente, nos momentos de prova e sofrimento. O testemunho de Pedro e Paulo, selado com o sacrifício extremo da vida, recorda a esta Igreja a tarefa comprometedora de "presidir" à caridade .

Obrigada Frei por este lindo texto de partilha e evangelização.
Quero partilhar consigo, e convosco queridos amigos que também eu vou fazer a experiência, de pisar a Terra sagrada, pela primeira vez, que JESUS pisou ao longo da sua vida, Vou partir para a Terra Santa, e não consigo exprimir a emoção que sinto.
Levo-os a todos no meu caminhar. Cada passo que eu der, vós dareis comigo. E lá vos entregarei.
Um abraço gr a todos.

Anónimo disse...

Celebramos S. Pedro e S. Paulo, no mesmo dia (...) Ambos são pedras fundamentais no desenvolvimento do Cristianismo e da Igreja, cada um nas competências que Deus lhes concedeu e que eles aceitaram, e, por isso, merecem ser louvados e agraciados. Para eles, todo o agradecimento é pouco: Pedro, o pescador humilde, com a serenidade que lhe foi dada pela extensão do mar, em quem Jesus encontra o homem mais capaz para estruturar, implementar e chefiar a Sua Igreja. É o Pai, na terra. A ternura do conhecimento ancestral; Paulo, o irmão rebelde que nos move, nos provoca, mas nos orienta e diz o devemos fazer e pensar. É exigente e não desiste. Paulo é o testemunho da conjugação harmoniosa do saber intelectual com a Fé. Nele sabedoria, ciência, vida prática e Fé não são incompatíveis mas caminhos onde o homem é colocado e desafiado a aperfeiçoar-se e conduzir, toda a obra criada, até Deus, ao jeito do seu Criador. É lindo, sentir isto em Paulo!

Hoje, mais que antes, precisamos de testemunhos actualizados de “Paulo e de Pedro” que nos ajudem a clarificar o verdadeiro papel das novas correntes de pensamento e a situá-las no lugar certo da Obra de Deus, ou não.

Lídia

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você