Ao terminar o mês de Outubro, mês do "Rosário" partilho convosco algumas considerações/reflexões feitas a partir da "Carta Apostólica de João Paulo II de 16 de Outubro 2002, (Rosarium Virginis Mariae)O Rosário é por natureza uma oração orientada para a Paz, precisamente por que consiste na contemplação de Cristo; Príncipe da Paz e "nossa paz" (Ef 2,14).
Quem assimila o mistério de Cristo – e é esse o objectivo do rosário – apreende o segredo da paz e dela faz um projecto de vida. Além disso devido ao seu carácter meditativo, com a serena sucessão das "Ave Marias", exerce uma acção pacificadora a quem o reza, predispondo-o a receber e experimentar em profundidade e a espalhar ao seu redor a paz verdadeira, que é um Dom especial do Ressuscitado (cf. Jo 14,27; 20,21).
O Rosário é oração de paz também pelos frutos de caridade que produz. Se for recitado devidamente como verdadeira oração meditativa, ao facilitar o encontro com Cristo nos mistérios, não pode deixar de mostrar também o rosto de Cristo nos irmãos, sobretudo nos que mais sofrem…
Como seria possível nos mistérios gozosos, fixar o Mistério do Menino nascido em Belém, sem sentir o desejo de acolher, defender e promover a Vida, sem se preocupar com o sofrimento das crianças nas diversas partes do mundo? Como se poderiam seguir os passos de Cristo revelador, nos mistérios da luz, sem se empenhar em dar testemunho das "bem-aventuranças" na vida diária? E como contemplar a Cristo carregado com a Cruz ou Crucificado, sem sentir a necessidade de se fazer "cireneu" em cada irmão abatido pela dor ou esmagado pelo desespero? Enfim, como se poderiam fixar os olhos na glória de Cristo Ressuscitado e em Maria coroada Rainha, sem desejar tornar este mundo mais belo, mais justo, mais conforme ao desígnio de Deus?
O Rosário ao mesmo tempo que na leva a fixar os olhos em Cristo, torna-nos também construtores de paz no mundo. Pelas suas características de petição insistente e comunitária, em sintonia com o convite de Cristo para "orar sempre" sem desfalecer (Lc 18,1), permite-nos esperar que também hoje, se possa vencer uma "batalha" tão difícil como é a da paz. Longe de constituir uma fuga dos problemas do mundo, o Rosário leva-nos assim a contemplá-los com olhar responsável e generoso, e alcança-nos a força de os considerar com a certeza da ajuda de Deus e o firme propósito de testemunhar em todas as circunstâncias "a caridade, que é o vínculo da perfeição" (Cl 3, 14).
"Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de Amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral, nunca Te deixaremos. Serás o nosso conforto na hora da morte.
Seja para ti o último beijo que se apaga. E a última palavra dos nosso lábios há-de ser o Vosso nome suave, ó Rainha do Rosário de Pompeia, ó nossa Mãe querida, ó Refúgio dos pecadores, ó Soberana consoladora dos tristes. Sede bendita em toda a parte, hoje e sempre, na terra e no Céu". (Papa João Paulo II)
Na verdade, contemplar a vida de Jesus juntamente com Maria – é essa a essência do Rosário para mim.
Quando rezo o Rosário com o pensamento em Maria, contemplo o Seu exemplo…porque ELA (Maria) também nos confere uma missão: "Fazei o que ELE vos disser" (Jo 2,5).Maria vivia voltada para Cristo: "conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração" (cf.Lc,19-51). "Estas coisas" são os mistérios de Jesus, que, contemplados, irradiam toda a sua força salvífica…
SENHORA DO ROSÁRIO DÁ-ME UM CORAÇÃO SEMELHANTE AO TEU
Senhora do Rosário, Mãe de Deus e minha Mãe,
Dá-me um coração de criança,
Puro e transparente como uma fonte.
Um coração simples,
Que não saboreie a tristeza;
Dá-me um coração generoso em entregar-se,
Terno e sensível à compaixão;
Um coração Grande e Fiel,
Que não esqueça nenhum benefício
E não guarde rancor…
Senhora do Rosário, dá-me um coração manso e humilde,
Que ame sem exigir ser amada;
Ardente por desaparecer,
Diante do Teu Divino Filho, em outro coração;
Senhora do Rosário, dá-me um coração magnânimo e invencível,
Que nenhuma ingratidão o feche,
Que nenhuma indiferença o canse;
Dá-me um coração abrasado pela glória de Jesus Cristo,
Ferido pelo Seu Amor com uma ferida que não se fecha até ao Céu…
Senhora do Rosário, Mãe da Igreja,
Em Ti se realizou o projecto da salvação
Em Ti Deus fez maravilhas com a Sua luz a graça
Tu Maria Falas-nos de Deus.
Da Sua Bondade e do Seu Amor por nós
Tu és a estrela que nos conduz para ELE,
O sol que brilha no Céu da Humanidade
Senhora do Rosário, Tu és nossa Mãe
Estás sempre connosco
E os nossos caminhos são também Teus.
Ilumina-nos com o Teu olhar sereno e puro
E ensina-nos como Tu a meditar a Palavra, os acontecimentos em nosso coração.
No Teu coração de Mãe, coloco todos os que sofrem,
Os que vivem sós, que sentem maior desespero na vida,
Os que não encontram sentido para a sua existência.
Tu que és consolo, que és protecção e refugio,
Revela-Te presente, conforta-os no Teu Amor…
Senhora do Rosário, ensina-nos a vivermos e sermos agradecidas
Pelos Dons de Deus, pelas maravilhas na nossa vida.
Acompanha-nos em cada dia
Na Missão que também Tu nos confias
Em favor dos mais pobres, necessitados e doentes.
Acolhe-nos a todos no Teu Coração
E ajuda-nos a ser como Tu, a acolher e amar a vontade de Deus
Sobre cada uma de nós…
Senhora do Rosário, roga por nós pecadores…
Dina




Hoje é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.


