 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

21 outubro 2007

MISSÃO... "além das forças"


Hoje celebramos o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES.

Poderíamos escrever muito sobre a missão, ad gentes ou ad intra, destes 21 séculos de cristianismo e oito de Franciscanismo.
Prefiro voltar a Fr. Mário Branco e, através das suas palavras de anunciador da Palavra, fazer homenagem a quantos deixaram tudo pela causa do Evangelho, testemunhas da entrega e renuncia amorosa, da paz e do amor a Deus e aos outros.


Além das minhas forças

Vai além das minhas forças
Beijar a mão que me fere,
Sorrir a quem me doesta,
Distribuir copos de água
Enquanto morro de sede.

É tão difícil, Senhor,
Tentar dar-me como o trigo
A toda a fome ignorada,
Consentir que me triturem
As duras mós da fadiga,
Calar cá dentro o protesto
De mil renúncias custosas
E não ser capaz, não ser,
De cumular o abismo
Que me separa de Ti!

É tão difícil, Senhor,
Não responder com desprezo
Àqueles que me desprezam
E continuar a rir
Quando apetece chorar!

E eu quero que seja assim
Mas só por Ti, pelo amor
Que me encadeou a boca
No sangue do Teu silêncio
E me segurou os braços
Nos braços da Tua Cruz.

(Frei Mário Branco – in “O céu é perto”)

8 comentários:

Anónimo disse...

Neste fim de tarde, com algum cansaço em cima, pela causa do Reino, volto ao blog para descansar... E encontro este belo texto que hoje partilha connosco. Obrigada, Frei, estava mesmo a precisar... Foi resposta do alto a tudo o que estava a sentir e às interrogações que estava a pôr ao Senhor...
Sim, quantas vezes vai de facto “além das nossas forças”!
Quantas vezes é unicamente a força dELE que nos sustém e move a não desistirmos...
Quantas vezes “apetece chorar” e, no entanto, com a força do Senhor somos capazes de “continuar a rir”...
SEJA POR CARIDADE, Frei, e que possa sentir também a FORÇA de DEUS na sua missão...

Anónimo disse...

Queridos Irmãos e Irmãs, o mandato missionário confiado por Cristo aos Apóstolos diz respeito verdadeiramente e todos nós. O dia Missionário Mundial seja portanto ocasião propicia para tomar mais profunda consciência e para elaborar juntos itinerários espirituais e formativos apropriados que favoreçam a cooperação entre as Igrejas e a preparação de novos missionários para a difusão do Evangelho neste nosso tempo. Contudo não esqueçamos que o primeiro e prioritário contributo, que somos chamados a oferecer à acção Missionária da Igreja, é a oração.

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos diz o Senhor. Pedi portanto ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe”(Lc10,2).
(Mensagem do Papa Bento XVI)


Na verdade a Deus nada é impossível. O Espírito Santo está presente e agindo no mundo, fazendo dele mais igual, sobretudo na vida e acção dos missionários que se esforçam e trabalham para a igualdade… O espírito Santo é protagonista da missão, e é por Ele, que somos Igreja, baptizados e enviados, tal como Jesus (Lc 4).O espírito Santo é o elo de comunhão, na Trindade e entre nós…
Senhor nosso Deus e nosso Pai, faz que à semelhança de Maria de Nazaré, cada baptizado encontre na escuta da Palavra, no Serviço Generoso ao próximo, a realização da sua Vocação missionária…e seja testemunha de entrega, gratuidade e renuncia eternas…

Só por Ti Jesus,
Me quero consumir
Como vela que queima no altar
Consumir-me de Amor… na Missão…

Só em Ti Jesus,
Quero-me derramar
Derramar-me por Amor…na Missão…

Pois Tu és o meu amparo e meu refúgio
És a alegria da minha alma.
Só em Ti repousa a minha esperança,
Não vacilarei, nem mesmo na dor
Quero seguir-Te até ao fim…
Só por Ti Jesus…na Missão…

Só a Tua Força me sustenta
Na dor, alegria e sofrimento
Calo, aceito, ofereço-te tudo
Sinto logo que Tu me seguras e dás alento… na Missão…

Amigo! Deus lhe pague pelo Dom que é neste blog para todos os que o visitam
PARABÉNS

Anónimo disse...

Amigo, FREI:

Durante muito tempo ouvia-se e vivia-se a festa do "Dia das Missões" como uma festa dos que partem " em missão", especialmente para terras longuínquas. Este ano, senti-a mais próxima: como minha também porque "esta Missão" é, afinal,a de todos os batizados, não propriamente dos que partem para anunciar. Hoje, aqui, precisamos anunciar, vivendo em fidelidade à Cruz, sendo presença gratuita junto dos outros. De todos, quer deles gostemos ou não.É esta a minha "missão", certamente a de todos os cristãos.Mas quão dificil de cumprir!

No Céu, os anjos, e na terra todos nós rezemos as Palavras de Pe. Mário Branco, como súplica ao Espirito Santo para nos fortalecer na fidelidade!

Anónimo disse...

Amigos:

A Igreja convida-nos a um compromisso de anunciar a boa nova do Evangelho, missão que todo o cristão está convocado a cumprir, como baptizado, segundo a palavra do próprio Jesus,(O primeiro e Grande Missionário) dirigida a todos, antes de partir deste mundo: "Ide,e ensinai tudo o que vos tenho mandado. E Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo".

O Dia das Missões leva-nos a reflectir sobre a nossa missão como cristãos. Aliás, é o sacerdote que nos convida no final da celebração eucarística. "Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe". Terminada a missa começa a nossa "missão", a verdadeira celebração, que é anunciar Jesus Cristo a quem não o conhece. São Paulo é muito explícito quando afirma: "Para mim, ananciar o Evangelho não é motivo de glória. Pelo contrário, é uma necessidade que se impõe e ai de mim senão evangelizar" (1 Cor 9,18-17).
A nossa condição de baptizados vai mais longe ainda, pois o Senhor nos convida, quando afirma: "Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt5,48). Não podemos parar no caminho, o nosso empenho é o de procurar viver uma vida de santidade de acordo com a "vocação a que fomos chamados, vivendo com toda a humildade, mansidão e, com paciência, suportando-nos uns aos outros no amor,solícitos em guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz".

A "missão" lembra-nos também que somos convidados a construir o Reino de Deus, como rezamos no Pai Nosso, "Venha a nós, o vosso reino". Reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz.

Anónimo disse...

Que belo relógio encontrou! E condiz com o tema da missão porque, como Igreja, somos enviados em missão nao importa o lugar...

Anónimo disse...

Estou tão encantada: a presença do Brazão Papal, que me recorda João Paulo II, num relógio! É um mimo que associo aos cravos que compunham a jarra de flores, com que homenageou a Vida e o testemunho deste " Santo Padre", no dia em que partiu para o Céu!
Pode ser uma imagem exclusivamente pessoal mas é bonita e o relógio também.
Obrigada pelo seu espírito de inovação e por manter vivo este local de encontro.

Anónimo disse...

28 de Outubro de 2007

Escrevo para te pedir desculpa!

Estava com pena de mim própria e resolvi escrever para que desta vez fosses Tu a enviar-me um Anjo para olhar por mim...

Depois pensei...

Quantas vezes aumentamos o nosso sofrer por pena de nós próprios?

Porque a vida não nos corre da melhor forma?
Porque temos o animal doente?
Porque nos separamos de alguém?
Porque às tantas percebemos que só pelo trabalho nos realizamos?

Afinal, pergunto-me: não foi esta a Missão que Deus escolheu para mim?
Não foi fazer o que faço que eu tanto quis?
E afinal, o bichinho até está a melhorar... e a vida não corre tão mal assim!
E se o que tenho e o que perdi, afinal, é o que Deus quer para mim...

Então porque temos pena?

Sou mais um ser humano egoísta perto de tantos que sofrem a dor da fome, do frio, da miséria e da pobreza de espírito, da falta de Fé e de Amor que de vez em quando acorda e esquece que tem Amigos como Tu no coração... e que não está só!

Por isso resolvi escrever... para pedir desculpa porque no meio de tanta pena e egoísmo, esqueci-me que existias!

Obrigado!

Clara de Assis

Mª Teresa disse...

Que gentil Anónima/o que engendrou o belo texto que destina à Irmã Clara de Assis!!!
Pudera como estou feliz! Encontro uma/um Irmã/ão que também transporta Anjinhos na sua Vida! Quase três anitos depois li teu testemunho; partilho tuas lutas, teus valores! Adeus "Anónimo" . Hélàs! Só aqui me afasto de ti...Experimenta usar um nome, mesmo que seja fantasia...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você