S. João de Deus, nasceu em Montemor-o-Novo (Portugal) no ano de 1495. Depois de uma vida cheia de perigos na carreira militar, o seu desejo de perfeição levou-o a ambicionar coisas maiores, e entregou-se totalmente ao serviço dos doentes. No ano 1539, fundou um Hospital em Granada (Espanha) e associou à sua obra um grupo de Companheiros que mais tarde constituíram a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. Distinguiu-se na Caridade, principalmente para com os mais pobres e doentes. Morreu nesta cidade a oito de Março de 1550. Foi beatificado por Urbano VIII em 1690. Foi proclamado padroeiro dos hospitais e dos enfermos por Leão XIII em 1886, e também patrono dos enfermeiros e suas associações por Pio XI em 1930FAZEI O BEM IRMÃOS!
Vêm aqui tantos pobres que até eu me espanto como é possível sustentar a todos; mas Jesus Cristo a tudo provê e a todos alimenta, e, por isso, estou aqui muito empenhado e prisioneiro por Amor de Jesus Cristo. Vendo-me tão carregado de dívidas que mal me atrevo a sair de casa, e vendo tantos pobres, irmãos e próximos meus, sofrer para além das suas forças e serem oprimidos por tantos infortúnios, no corpo e na alma. Sinto profunda tristeza por não poder socorrê-los mas confio em Cristo, que conhece o meu coração. Por isso digo: maldito o homem que confia nos homens, e não em Cristo somente; porque dos homens há-de ser separado, queiras ou não queiras, mas Cristo é Fiel e permanece para sempre, Cristo a tudo provê. A Ele se dêem graças para sempre Ámen.
(Carta de S.J.de Deus; Madrid, 1935 pp.18,19;48,50)
Bem-aventurado João de Deus
Que soubeste ler nas linhas e entrelinhas
Da tua história
A presença de Deus.
Bem-aventurado pioneiro da Hospitalidade
Que acreditaste no Amor
E te aventuraste no louco desafio
De dar a vida pelos mais pobres e doentes
Obrigado
Porque soubeste caminhar pelos caminhos da dor
Qual samaritano do Amor
Dobrando-se sobre o irmão caído
Curando suas feridas
Dando seu tempo e cuidados
Fazendo de teu coração
Um albergue para todos…
Bem-aventurado és tu,
Que seguistes os passos do Mestre
Por um caminho de Cruz
Deixando um rasto de FIDELIDADE
Em Confiança e Abandono…
Bem-aventurado semente de Amor
Que lançada na terra Hospitaleira
Nos deste o direito a viver…
Obrigado pelo que foste
E pelo que és em cada Irmão, em cada Irmã
Que hoje se oferece
Numa canção de Vida
Num serviço alegre, abnegado e disponível
Em favor dos sem razão,
Oferecendo-lhes pedaços de Misericórdia
Em Gratuidade, Fidelidade e Amor…
Uma Irmã hospitaleira (hscj)



3 comentários:
É sempre bendita a hora em que visitamos "Retalhos".
Hoje quero dizer o meu bem haja a si, "Irmã Hospitaleira" que nos deixou tão rica partilha e que dá continuidade ao caminho iniciado por S. João. " Obrigado pelo que foste
E pelo que és em cada Irmão, em cada Irmã
Que hoje se oferece
Numa canção de Vida
Num serviço alegre, abnegado e disponível
Em favor dos sem razão,
Oferecendo-lhes pedaços de Misericórdia
Em Gratuidade, Fidelidade e Amor…"
Seja por caridade
Tive a Graça de contactar com a Comunidade dos Irmãos de São João de Deus e de ver um pouco do seu trabalho. Fiquei felicíssima com o que vi: Deus a dar a mão aos que sofrem dores e limitações profundas.
Desde então, frequentemente tenho pensado em disponibilizar-me para trabalhos de voluntariado.
Não sei o que a vida me irá deixar fazer mas entendo que é nosso dever de cristãos não só olhar com ternura o outro, seja ou não mais debilitado, como também agir e ajudar. Podendo, se o não fizermos, não creio que estejamos a caminhar para Deus. Diziam-me, um destes dias: Quando te apresentares ao Pai o que Ele vai perguntar é "O que fizeste com amor que Eu te dei e quantas pessoas ajudaste, por Mim?"
Descobrir que este Grande Homem e Santo era português, foi sentir alegria e orgulho no coração. Que Testemunho temos ao nosso lado! Tem que "tocar" mesmo os corações dos cristãos portuguese.
Caro(a) Sr(a).:
Ficámos muito agradados pelo sentimento que nutre por São João de Deus. Esse é também o nosso propósito e dedicação.
Gostariamos de lhe poder fazer chegar a nossa newsletter, com as actividades e projectos da Fundação São João de Deus, a qual lhe daria a conhecer mais aprofundadamente as aspirações da nossa Instituição.
A Fundação São João de Deus é uma Instituição Sem Fins Lucrativos que visa desenvolver actividades junto dos mais pobres e desprotegidos, contando, para isso, com o apoio de todos os seus benfeitores.
Caso esteja interessado em receber a nossa newsletter, por favor contacte-nos, dizendo-o, através do e-mail pedro.lamy@fundacao-sjd.pt
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Ribeiro
(voluntário FSJD)
Enviar um comentário