 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

27 abril 2008

Preparando a DESPEDIDA

A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES.

As Leituras bíblicas refletem sobre esses dois factos:
- A Ascensão: com o discurso da Despedida.
- O Pentecostes: com a promessa do Espírito Santo... e a Imposição das mãos dos apóstolos.

A Liturgia nos mostra que Deus está presente na sua Igreja, pelo Espírito Santo, mesmo depois da volta de Jesus ao Pai.

A 1ª leitura narra o início da missão evangelizadora da Igreja, fora de Jerusalém. (At 8,5-8.14-17)

Os Apóstolos Pedro e João são enviados à Samaria, para completar a Iniciação cristã realizada pelo Diácono Felipe conferindo o Dom do Espírito Santo aos recém-batizados, através do gesto da imposição das mãos.

* O episódio lembra duas verdades:
- O Batismo é completado pelo Gesto da Unção do Crisma e da imposição
das mãos do Bispo, no sacramento da Confirmação
.
É o momento em que recebemos a Plenitude do Espírito Santo.
- Para uma comunidade se constituir de facto como Igreja, não basta uma aceitação isolada e independente da Palavra, mas é convidada a viver a sua fé em comunhão com toda a Igreja.

Na 2ª Leitura, São Pedro exorta os cristãos à fidelidade aos compromissos assumidos com Cristo no Batismo. (1Pd 3,15-18)

O Evangelho faz parte do discurso da DESPEDIDA de Jesus.
É o testamento que o mestre deixa à Comunidade antes de partir.
(Jo 14,15-21)

Os discípulos se mostram abalados e tristes...
Jesus os anima, declarando que não os deixará órfãos no mundo.
Ele vai ao Pai, mas vai encontrar forma de continuar presente e de acompanhar a caminhada dos seus discípulos.
É uma alusão à sua volta invisível, mas real, mediante o Espírito Santo, que o substituirá junto aos discípulos e permanecerá sempre com eles e com toda a Igreja.
É a possibilidade de viver em intensa comunhão com o Pai e o Filho, pelo Espírito da Verdade, que nos é dado como dom da Páscoa.

Para isso, é preciso um amor autêntico, que se manifesta na observância dos Mandamentos:
"Quem me ama... guarda os meus mandamentos..."
Só quem vive no amor, e portanto no cumprimento da vontade divina está apto a receber o Espírito Santo.

- Jesus fala de "Os Meus Mandamentos...":
Não se trata dos 10 Mandamentos, pois já existiam no Antigo Testamento...
Pouco antes, Jesus afirmara que toda a Lei e os Profetas se resumem em "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como ele nos amou"

Consequências desse amor vivenciado dos Mandamentos:
- Merece receber o Espírito Santo:
"Ele vos dará o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber".
- É alguém amado pelo Pai...: "Ele será amado pelo Pai..."
- Torna-se capaz de perceber a manifestação de Cristo:
"Eu o amarei e me revelarei a ele..."
- Sobretudo, torna-se MORADA DE DEUS:
"Viremos a ele e faremos nele morada..."

A Comunidade cristã será então a presença de Deus no mundo: Ela e cada membro dela se converterão em Morada de Deus, o espaço onde Deus vem ao encontro dos homens.
Na Comunidade dos discípulos e através dela, realiza-se a acção salvadora de Deus no mundo.
O "caminho" proposto por Jesus para muitos parece um caminho de fracasso,
que não conduz nem à riqueza, nem ao poder, nem ao êxito social, nem ao bem estar material, a tudo o que parece dar verdadeiro sabor à vida dos homens do nosso tempo.

No entanto, Jesus nos garantiu que é nessa identificação com Cristo e nesse "caminho" do amor e da entrega, que se encontra a felicidade plena e a vida definitiva. Jesus garantiu aos discípulos o envio de um "defensor", de um "intercessor", que haveria de animar a comunidade cristã e conduzi-la ao longo da sua história.

A Comunidade cristã, identificada com Jesus e com o Pai, animada pelo Espírito, é o "Templo de Deus", o lugar onde Deus habita no meio dos homens.
Através dela, o Deus libertador continua a concretizar o seu plano de salvação.

Procuremos viver intensamente essa presença de Cristo,
no meio de nós, agora na Eucaristia
e depois no amor vivenciado para com os irmãos!


Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 27.04.2008

(in, http://www.buscandonovasaguas.com/)

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um carinho muito grande pelas primeiras comunidades cristãs e não me é difícil imaginar, com algum realismo, pelo que passaram e como se organizaram. Se, por um lado, a presença do Espírito Santo as esclareceu, fortaleceu e fez ultrapassar o temor do poder instituído, quer civil quer religiosos, por outro, foi necessário evitar que as forças nefastas e a mentira, que surgem sempre, se instalassem e as enfraquecessem e destruíssem.

Na verdade, aquelas comunidades são o testemunho da transformação que a presença de Deus – Espírito Santo – opera nas pessoas e suas vidas. Passar de um mundo tradicional, culturalmente fechado e dominado por regras de vida exclusivistas e rígidas para um coração aberto, baseado na tolerância, na partilha de bens e na entrega total por um Deus totalmente diferente do que lhes tinham ensinado só é explicável pela Presença do próprio Deus, que assumiu nas suas vidas seu lugar de Senhor e Dono, por escolha voluntária.

A Liturgia de hoje, na primeira leitura, descreve o chamamento de Lídia. Como gosto desta Santa Mulher de Filipos! Não é uma mulher indolente, à espera que a sociedade lhe resolva a vida ou a sustente mas sim uma mulher que, numa sociedade patriarcal, se desinibe e trabalha rectamente, mas mantendo-se honesta, pois “ adorava o Verdadeiro Deus”. Tinha as condições necessárias para, como Maria, ser chamada à acção. Claro, a primeira acção foi aceitar plenamente a presença de Deus em si – através do Baptismo – e transmiti-la a TODA a sua família, que passou a ser a primeira micro comunidade local.De facto, entre as várias mulheres que ouviram Paulo, Lídia transformou-se: escuta, acolhe, disponibiliza-se e catequiza. Mais, oferece o seu espaço, isto é, as condições para os mensageiros da BOA NOVA se apoiarem e reconstituirem e pregarem os seus ensinamentos. Lídia, que testemunho de disponibilidade total e de acção silenciosa! Quero ser como tu!

Anónimo disse...

Realmente, procurar pautar a vida pela Palavra de Deus, é um desafio permanente. E retirar das Leituras de cada dia um pensamento motivador para o meu viver e trabalhar tem sido para mim, especialmente neste tempo pascal, de uma riqueza muito grande.
Obrigada, Frei, por nos proporcionar sempre que possível um «alimento complementar»...
E obrigada "rosa" pela sua partilha sobre a figura de Lídia. Sim, pode (e deve) ser para nós mulheres um exemplo a seguir na realização do nosso papel específico na Igreja.
SEJA POR CARIDADE!

Anónimo disse...

Hoje a minha Missa foi o Retalhos...
Uma indisposição física me prendeu em casa, não tive ânimo sequer de procurar na Tv uma celebração para participar.
Mas termino o dia diante da minha comunidade de destino, Retalhos, e medito!
Lendo o Evangelho do dia no email que recebo das Paulinas, passei o dia com uma indagação:
Quem será este contingente que "aceita e obedece os meus mandamentos" a que Jesus se refere?
Sim porque não basta ser batizado, ser cristão, vestir um hábito ou uma batina, para estar nesse universo!
E como será que eu aceito e obedeço os mandamentos?
Um engenheiro que trabalhava na mesma empresa em que eu trabalhava, me dizia que o maior medo que ele nutria em sua alma, era o dia do Juizo Final.Era um homem correto e esta afirmação dele não me caia no entendimento à época, contudo , hoje eu quase que dou razão a ele...Percebo, com o " andar da carruagem", com mais nitidez que , embora tenha eu, nascido e sido criada praticamente numa sacristia, posso entender muito da " teoria da igreja", mas a hora do " vamos ver", me assusta, quanto mais eu vivo, pois tenho certeza de que não serei cobrada sobre o que eu sei mas o como eu vivi.É a prática na minha vida que conta...e o que eu vou responder quando sentada lá na " cadeirinha" for arguida sobre a minha preguiça, os meus preconceitos, a minha agressividade, a minha omissão, a minha vaidade, o meu consumismo exagerado, os meus desperdícios, o meu máu humor de manhã ...
Acho que vou precisar de algum advogado de defesa muito bom de serviço...
Sirlene

Anónimo disse...

Frei:
OBRIGADA mais uma vez.Aqui vão as minhas fracas palavras de servo inútil. Muita palha, mas, secalhar pouco conteúdo.

Li uma vez uma frase, dum teólogo, sobre o Espírito Santo que dizia:
"O Espírito Santo é o beijo de Amor entre o Pai e o Filho." Um laço de amor.Então se me deixo conduzir pelo Espírito, eu serei amor, o amor vivo, o amor actuante, o amor em obras, o amor em palavras, o amor em atitudes.
Sejamos dóceis ao E. Santo. Atentos à voz do Espírito, ao fogo do Espírito. O Espírito vai pedindo, vai exigindo, vai interpelando, o Espírito vai convidando a novos caminhos de fidelidade, de mais e melhor oração, de mais e melhor caridade.
Então esta docilidade deixa-me conduzir como um vento que sopra e que conduz o barco, como um vento que sopra e nos leva, como levanta as folhas do chão e as conduz. Deixemo-nos conduzir por este Pneuma... por este Espírito. Não sejamos nós a querer conduzir a nossa vida, a querer fazer a nossa vontade, mas estejamos atentos ao que Ele me Pede? ao que Ele me fala? ao que Ele me exige?
Estar contínuamente atenta a este Sopro Divino a esta Sabedoria do Alto, a este fogo na manmhã de Pentecostes, que fez dos Apóstolos homens de Missão.
Sejamos homens e mulheres do Espírito, enviados em Missão.


Espírito Santo,
que geraste Jesus no seio virginal de Maria,
gera em nós a Cristo e fá-Lo crescer no nosso interior.
Identifica-nos com Ele,
transforma-nos cada vez mais n'Éle.
Cristifica-nos e dá-nos a graça de viver em Jesus.

Espírito Santo,
que és o Mestre interior da nossa oração,
inspira-nos o que devemos rezar,
e escuta a oração que Tu mesmo nos ensinaste.
Que a tua presença em nós,
que o balbuciar da tua divina voz,
nos faça caminhar na vida interior,
nos faça seres impregnados de Deus,
nos conduza à divina intimidade.
Vem em nossa ajuda,
ilumina, dá sabdoria,
abre os nossos corações à Tua comunhão.
AMEN!

Anónimo disse...

Que o Senhor me ajude a aceitar a SUA PRESENÇA em mim, e me dê um coração generoso e disponível…
Peço-lhe também força e coragem para aceitar a SUA VONTADE em todos os acontecimentos quotidianos no silêncio e no despercebido…
OBRIGADA Amigo, porque através das suas partilhas no “RETALHOS” nos desafias e nos ajudas a dar cada vez mais primazia não só a DEUS na nossa VIDA, como também à SUA PALAVRA…onde ELE nos fala… e com a qual nos alimentamos...Que eu seja capaz de LHE abrir o coração, escutá-la, senti-la bem dentro de mim, Vivê-La e ruminá-la…
GRAÇAS porque com os teus dons, continuas a ajudar-nos e a enriquecer-nos a todos

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você