 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

22 maio 2008

CORPO DE DEUS: Bolsena e Santarém


(Fotos do Corporal e da pedra onde onde se deu o milagre de Bolsena)


Hoje celebramos o dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

É a FESTA DO CORPO DE DEUS.


Não vou fazer aqui nunhuma grande reflexão sobre as leituras mas partilhar convosco o Milagre de Bolsena, aquele que acabou por dar orígem a esta Solenidade do Corpus Christi.

Tive a alegria de há vinte anos ter estado em Adoração a estes dois símbolos da Fé na presença de Cristo na Eucaristia.

Partilho ainda, sobretudo para Portugal, o Milagre de Santarém, também ele reflexo des te grande mistério do Amor de Deus por nós.

Cessem-se as minhas palavras para que falem mais alto os testemunhos...


MILAGRE DE BOLSENA

Entre os milagres realizados pela Santíssima Eucaristia é o de Bolsena o mais conhecido, por ter concorrido de modo especial para a introdução da Festa do Corpo de Deus na Igreja inteira. Em 1264 um piedoso sacerdote da Alemanha empreendeu uma viagem a Roma. Quis procurar o Santo Padre a fim de pedir esclarecimentos e consolações nas graves dúvidas de fé que o atormentavam. Estas dúvidas versavam particularmente sobre a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Chegando de sua viagem a Bolsena, celebrou a Santa Missa na Igreja de Santa Cristina. Ainda aí, mais uma vez, gravíssimas tentações e dúvidas o assaltaram, porém, devia ser a última pois Deus quis curá-lo por um magnífico milagre.
Terminado o momento da consagração do pão e do Vinho, e após a elevação do Cálice com o Vinho consagrado, o preciosíssimo sangue começou a borbulhar, subiu, subiu, transbordando e gotas e muitas gotas derramaram-se sobre o corporal, tingindo-o de sangue.
Assustado com o fato inexplicável, o referido Sacerdote procura ocultar o milagre, tanto mais que o atribui ao seu pecado. Dobra, cuidadosamente o corporal e procura escondê-lo debaixo da pedra d’ara (pedra que se encontrava no centro do altar com a relíquia de um Santo Mártir e sobre a qual se celebrava a Eucaristia).
Mas, o sangue passa pelo linho e quatro gotas caem sobre os degraus do altar, deixando impressos os sinais evidentes do sangue.
Que fazer? Já não podia mais ocultar o milagre, mas continua a julgar ser um castigo por causa das suas dúvidas.
Soube então que o Papa estava perto de Orvieto. Resolveu procurá-lo, confessar as suas dúvidas e narrar o acontecido. O Papa mandou trazer à sua presença aquele corporal, para verificar o que havia de verdade. Depois de ter verificado o facto inegável, mandou conservar o dito corporal na catedral de Orvieto.
O mármore, sobre o qual tinham caído as gotas de Sangue, guardou-se religiosamente na Igreja de Santa Cristina em Bolsena, onde se deu este grande milagre.
O Papa Nicolau V lançou a pedra fundamental de uma nova Igreja, onde devia ser venerado aquele admirável Corporal, que até hoje, é objecto de grande devoção.
Este milagre removeu os últimos obstáculos à introdução da festa do CORPO DE DEUS.

Extraído do livro: Leituras Eucharísticas, de 1935 – Ed. Vozes, Frei Mariano Wentzen)

MILAGRE DE SANTARÉM


Corria o ano de 1247, segundo uns cronistas, ou o de 1266, segundo outros.

Em Santarém (Portugal), vivia uma pobre mulher, a quem o marido muito ofendia, andando desencaminhado com outra.Cansada de sofrer, foi pedir a uma bruxa judia que, com os seus feitiços, desse fim à sua triste sorte.Prometeu-lhe esta remédio eficaz, para o que necessitava uma Hóstia Consagrada. Depois de naturais hesitações, consentiu no sacrilégio a pobre mulher; foi à Igreja de Santo Estêvão, confessou-se e pediu Comunhão. Recebida a Sagrada Partícula, com suma cautela a tirou da boca, embrulhando-a no véu. Saiu prestes, da Igreja, e encaminhou-se para a casa da feiticeira. Mas, então, sem que ela o notasse, do véu começou a escorrer Sangue, que, visto por várias pessoas, as levou a perguntar à infeliz que ferimentos tinha, que tanto sangue jorravam. Confusa em extremo, corre logo para casa, e encerra a Hóstia Miraculosa numa das suas arcas.Passou o dia, entretanto, e, à tarde, voltou o marido. Alta noite, acordam os dois, e vêem a casa toda resplandecente. Da arca saíam misteriosos raios de luz. Inteirado o homem do acto pecaminoso da mulher, de joelhos, passaram o resto da noite, em adoração. Mal rompeu o dia, foi o pároco informado do prodígio sobrenatural. Espalhado o sucesso, meia Santarém acorreu pressurosa a contemplar o Milagre.A Sagrada Partícula foi então levada, processionalmente, para a Igreja de Santo Estêvão, onde ficou conservada dentro duma espécie de custódia feita de cera.Mas, passado tempo, ao abrir-se o sacrário para expor à adoração dos fiéis, como era costume, o Santo Milagre, encontrou-se a cera feita em pedaços, e, com espanto, se viu estar a Sagrada Partícula encerrada numa âmbula de cristal, miraculosamente aparecido.Esta pequena âmbula foi colocada numa custódia de prata dourada onde ainda hoje se encontra.Santo Estêvão é agora a Igreja do Santíssimo Milagre.

(in, http://www.ribatejo.com/ecos/santarem/stigmilagre.html)

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada por estes textos!
Confesso que não tinha conhecimento dos dois milagres aqui relatados, só sabia do milagre eucarístico de Lanciano. E fico impressionada pelos caminhos que Deus encontra para nos assegurar que aquelas palavras da Escritura são mesmo verdade: Eu estarei convosco até ao fim dos tempos...

Obrigada também pelo complemento através do painel rolante e da música...

Que Jesus Eucaristia seja a nossa FORÇA e o nosso ALIMENTO no caminho para o ENCONTRO definitivo com ELE...

Anónimo disse...

Olá "Família Retalhos"!
OBRIGADA FREI;
por estas duas partilhas de autênticos Milagres, onde Jesus continua a manifestar-SE, no mundo, como Cristo Vivo. Não conhecia este de Santarém, mas estive há pouco tempo numa Eucaristia com um sacerdote que era estigmatizado nas mãos. Como estava próximo do altar, eu vi,na altura da consagração, como o sangue escorria das suas mãos até ao punho, estando ele sempre tirando um lenço para limpar...talvez se não tivesse visto não acreditasse... como Tomé!
Por isso continuam a acontecer estes sinais, semelhantes, nos dias de hoje, para que: "vendo acreditemos".

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS!
Quero Louvar o Senhor com as palavras que estão no painel rolante...
Festa do Corpo de Deus - presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Ela foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... Isto é omeu sangue...Fazei isto em memória de mim". Comungar o corpo e o sangue de Cristo é fazer memória do que ELE fez naquela derradeira Ceia com os seus discípulos. Ao redor da mesa eucarística, a comunidade faz a experiência da comunhão com o ressuscitado.Jesus está presente realmente entre nós. Isto exige de mim e de vós assimilar a realidade humana de Jesus e identificarmo-nos com ELE no cumprimento da vontade do Pai.
Crendo em Jesus, não só nos alimentamos da sua palavra, mas também da comunhão, a unidade com o próprio Jesus e com os irmãos reunidos em comunidade.
Esta comunhão de amor, tem de se traduzir em gestos concretos, no quotidiano da minha vida.
Celebrando a Eucaristia nós fazemos uma cto de amor com Deus e com o próximo.
Que o Senhor nos faça ter cada vez, mais fome e sede do seu Corpo e do seu Sangue.

Anónimo disse...

GRAÇAS SENHOR, pelo Dom do Teu Corpo e Sangue, pelo Dom da Eucaristia.Graças porque permaneces sempre connosco e Te fazes memória em cada um de nós…até ao fim dos tempos… GRAÇAS também pelo Dom deste nosso Irmão, que com suas reflexões/partilhas neste “RETALHOS”, nos vai enriquecendo e ajudando na nossa caminhada do dia a dia…
GRAÇAS PAI, também pela comunidade onde este nosso Irmão vive e desenvolve a sua Missão de Sacerdote, Pastor, Educador, Servo de Deus, contribuindo assim com os seus DONS para um enriquecimento dessa Comunidade de Irmãos…
Que Jesus continue a ser a sua FORÇA, o seu ALIMENTO, a sua CORAGEM, o seu TUDO… em todos os momentos da sua vida…
OBRIGADA também Irmão pela mensagem no painel rolante e pela música…


A solenidade do Corpo e Sangue do Senhor foi instituída pela Igreja com uma finalidade múltipla:
Alimentar a proclamar a nossa Fé na Presença Real de Cristo na Eucaristia, pela Adoração Solene e aclamação festiva;
Agradecer a Presença Real de Cristo em nossos Sacrários, como Amigo íntimo, Confidente sempre disponível e Médico solicito que trata nossas chagas e doenças..
Desagravá-LO dos sacrilégios, profanações, blasfêmeas e indiferenças com que Ele é ofendido no Sacramento do Seu Amor.
A Igreja veste-se hoje com o melhor ambiente festivo, para celebrar este Mistério do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A instituição deste Tesouro, bem como do Sacerdócio Ministerial que torna possível, por vontade do Senhor, a sua continuidade, foi na noite de Quinta-feira Santa, durante a Ceia Pascal.
Neste Sacramento Jesus é «Fonte e Ápice de toda a nossa vida cristã».ELE é o” Pão da Vida descido do Céu; quem dele comer viverá eternamente”. É o Próprio Cristo que o afirma no Seu Evangelho….PALAVRA VIVA e EFICAZ…
Louvemos o Senhor que quis ficar connosco de coração agradecido…

Anónimo disse...

Amigo, eis que nos oferece mais duas partilhas tão ricas; eu só acrescentaria que os Milagres estão todos os dias a acontecer, mas nós andamos cegos, não os vemos e por isso acontecem estes, que são extraordinários para nos abrir os olhos.
Que Deus o abençoe e fortaleça por tanto que nos dá de si mesmo.
Obrigada

Anónimo disse...

observando estes milagres comprovados pela ciencia,pela igreja,e pela populaçao;muitos ainda negam a transubstanciaçao e dizem nao ser o corpo de cristo.entao como se explica isso,como apareceu a hostia miraculosamente dentro de uma custodia de pedras preciosas.eu pesquisei mas e descobrí que nao foi ninguem que a colocou lá pois nao existe se quer residuo de pano ou expressoes digitais no compartimento,existe até um laudo cientifico.e como explica o sangue que corria da hostia pela moça,concerteza nao é uma coincidencia,pois como poderis até de um corte jorrar tanto sangue,e nao achou-se na moça ferimento algum.como pode entao ter molhado o corporal de sangue,pode ter sido uma farça mas nao foi pois os exames no corporal,comprovaram um tipo de sangue diferente do humano,que nem uma rara doença poderia produzi-lo de tal maneira,este sangue pensou-se ser,talvez se fosse farça,um sangue de uma certa doença hemorragica externa,arranjado ensaiadamente com o portador desta mas nao era pois esta doença apresenta uma grande concentraçao de leucocitos,e o sangue nao tinha se quer um leucocito,e sim em media de 1707 micro-linfocitos,coisa jamais encontrada em alteraçoes mirabolantes,doenças raras,ou um sangue natural humano.logo o que poderia ser?talvez um e.t,ou um monstro,ou...quem sabe...uma populaçao minuscula de homens leucocitos que se alimentam da santidade do individuo,mas sabemos que nao é nada dessas paranoias,só pode ser o sangue de cristo o unico digno de louvor e adoraçao pois ele é rei dos reis,e dominador do triunfo!!!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você