Podiamos falar hoje da pedagogia franciscana para a formação da pessoa humana, uma pedagogia que se centra sobretudo em olhar a pessoa como Dom e, por isso mesmo, sinal do nosso mais profundo respeito e preocupação.Faz hoje cinquenta anos que em Lisboa, a Ordem Franciscana, inicia a sua missão de educar e ajudar a formar crianças da nossa cidade, que não estavam nem em Seminário (como Varatojo, Leiria, Luz), nem em Colégio interno (como Montariol) mas numa escola externa que pretendia acima de tudo formar homens e mulheres para um futuro mais consciente do bem comum e dos valores de cidadania.
É assim que surge o Externato da Luz, no rés do chão do Seminário com o mesmo nome. Desde então até aos nossos dias muito cresceu esta nossa Escola. Centenas, milhares de alunos e alunas por aqui passaram e deixaram marcas, levando certamente a nossa marca de procurar ser fermento de paz e bem na sociedade.
Podemos afirmar, passados estes 50 anos, que a missão não foi cumprida. Não, não foi cumprida porque se tivesse sido hoje não celebraríamos tão grande efeméride. A missão de formar e educar homens e mulheres para o futuro jamais se pode cumprir na medida em que exige sempre mais em cada dia. Só assim o Externato da Luz pôde ir crescendo a todos os níveis. Hoje orgulhamo-nos da nossa história e missão, de todos os que por aqui passaram desde a primeira hora, Confrades, alunos e pais, educadores e professores, funcionários e catequistas, tanta gente que foi a alma desta missão educativa ao jeito da paz e do bem que continua a ser o lema desta escola. Escola externa com carisma franciscano, o carisma de ser sinal da presença dos valores humanos e evangélicos junto daqueles que formaram e formam a nossa Comunidade Educativa.
Ensinar as ciências da palavra, dos números, da arte, do desporto, do bem fazer nunca se afastou da preocupação de ensinar a ciência que leva ao encontro da fé. O Externato da Luz Baptizou dezenas largas de alunos, ministrou a Sagrada Eucaristia a alguns milhares, apresentou a Bispo muitos para a Confirmação na Fé. Quantos passos dados no intuíto de fazer chegar a missão de ser anunciadores do Evangelho no respeito plena pela pessoa humana e as suas crenças ou convicções. Ainda hoje o nosso Externato não faz acepção de credos, não obriga a ser Cristão, para fazer parte da Comunidade educativa. Podemos dizer que, nesta perspectiva tão franciscana, esta escola vive há 50 anos um perfeito diélogo de ecumenismo, bem ao jeito de Francisco de Assis.
Nos últimos 10 anos já passaram pelas minhas aulas alunos ligados ao Judaísmo, ao Induísmo, ao Islamismo e até mesmo a uma ou outra Seita. O que de bom pudemos transmitir enquanto cristãos e franciscanos foi certamente o respeito por todos e a preocupação pelo bem estar e boa integração na Comunidade Educativa.
Nesta hora um pensamento de gratidão por todos quantos tornaram e tornam hoje possível esta presença fraciscana no ensino em Portugal.
A toda a Comunidade Educativa que hoje celebra este feito grande para todos nós o meu mais que sincero obrigado por tudo o que têm sido para nós e para os nossos alunos. Que daqui a outros 50 anos o Externato da Luz continue a ser uma boa escola de formação humana onde os valores da cidadania e do bem comum possam continuar a ser preocupação; afinal... são os valores do Evangelho também.
Obrigado final aos muitos AMIGOS que aqui nasceram, muitos que o tempo e a história levou, e poucos, mas muito grandes no íntimo do coração que a história e o tempo tornam presentes em cada dia e sempre com um renovado orgulho por terem passado pelas salas de aula e pela Capela do nosso Externato da Luz.
“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde...”
Fr. Albertino Rodrigues ofm
(Coordenador da Pastoral do 2.º e 3.º ciclos)



10 comentários:
A propósito deste dia , em que celebramos os 50 anos do Externato da Luz.
Nestes muitos anos que partilho a minha vida com o Externato da Luz, ganhei uma âncora.
Quando a vida nos leva para trás, no silêncio da capelinha do Externato, onde tantas vezes encontrei as forças que se tinham perdido, lembrava-me das palavras de Papa João Paulo II :
“‘Levanta-te: Aceita o convite que te coloca em pé novamente”.
‘Escuta: Escuta a voz do Senhor que te fala através dos factos da vida diária, através das alegrias e das penas que a acompanham, das pessoas que estão ao teu lado"
“Eu te digo: não tenhas medo!”
Neste dia, agradeço ao Senhor ter -me posto esta âncora no meu caminho.
Bem hajas, Senhor.
Maria Teresa Goulão
Também eu agradeço a todos os que trabalham neste estabelecimento de ensino, pela dedicação e empenho que têm pelos alunos quer a nível de ensino quer a nível religioso.
Um OBRIGADA muito grande, a quem por este externato passou,educou e já partiu,na certeza de que onde estiverem estão felizes pelo dia de hoje.
Sou uma mãe e avó feliz por ter tido uma filha e agora netos neste estabelecimento de ensino.
PARABÉNS a todos e a si Frei que continua sempre empenhado.
Somos uma grande familia.
Biza
Sou mãe de dois alunos que passaram pelo Externato e que hoje frequentam os estudos superiores. Não tive o privilégio de me ter sido comunicado, em tempo, esta data festiva. Contudo, tenho consciência de que, enquanto mãe nunca descurei as minhas responsabilidades para com o Externato. Não obstante, acho lindissimo, hoje, recordar com os meus filhos muitos episódios que viveram nessa escola. Vê-se que sentem encanto e alegria. Vê-se que, rapazes e malandros como são, o Externato fê-los desenvolver em conhecimentos e vivências.
Um "Obrigada" muito grande a todos os que fizeram o seu melhor para que os nossos jovens se tornem Homens!
Neste dia, lembro, com saudade os 15 anos, que vivi, mais de perto, ligada a esta escola. Aqui cresceram os meus filhos, aprenderam a ler, a escrever, a fazer contas, a brincar, a fazer amigos, a rezar, a gostar de S. Francisco, enfim tanta coisa importante para a sua vida futura de homens e mulheres, aqui ganharam alicerces para toda a vida. Não posso deixar de agradecer aos professores e funcionários que os ensinaram e acolheram da melhor forma, a começar pelas educadoras infantis até ao 9º ano, no entanto, quero deixar um agradecimento muito especial a si Frei, que foi e é tão importante na vida de tantas crianças e jovens, sei que os “marcou” e ajudou a crescer espiritualmente, que os ajudou a ver Jesus como Amigo e a acreditar e confiar no Seu Amor. Vêem no Frei um amigo, uma referência, um exemplo a seguir.
OBRIGADA…
Parabéns ao Externato da Luz por 50 anos ao serviço da educação!
Parabéns a vós, Ordem Franciscana, que tivestes a coragem - há 50 anos - de fundar uma instituição de formação integral da pessoa humana, seguindo sempre o ideal franciscano de Paz e Bem.
Num tempo de rápidas mudanças a todos os níveis, em que os valores autenticamente humanos e cristãos parecem já nada valer, é de louvar que instituições como o Externato da Luz continuem a manter um projecto pedagógico que vise fundamentar nos alunos esses mesmos valores, dando-lhes todas as condições para serem construtores de um futuro melhor neste País e neste mundo.
Conheço pessoalmente alguns alunos que, em tempos, passaram pelo Externato e que hoje são pessoas de alto valor nas suas famílias, em movimentos eclesiais e na sociedade, procurando imprimir-lhes a marca cristã e franciscana.
PARABÉNS! E FORÇA para seguir em frente!
PARABÉNS EXTERNATO DA LUZ.
já lá vão 50 anos e parece que foi ontem...!
Também sou mãe de um "filho" do Externado da Luz. Começou com 5 anos na J. Infantil. Ainda me lembro, não gostava de agriões, e então escondia-os nos bolsos do bibe, apareciam os bibes para lavar todos cheios de agriões secos. Aí permaneceu até ao 9º.ano.
É verdade Frei, quantos passaram pela Igreja do Seminário. Ele aí fez a 1ª Comunhão e recebeu o Sacramento do Crisma, sob a sua orientação e do Fr. Miguel.
Ainda me lembro, foramfazer o fim de semana de retiro para o Varatojo e eles pintaram a manta...
Aqduiriu valores humanos e pedagógicos que hoje, como professor que já é, os transmite, e, é tão responsável... como certamente o foram com ele na sua época.
A vós professores e educadores OBRIGADA. Continuai a Educar para a formação integral da pessoa humana. Porque, mesmo que alguns valores se percam, outros ficam, porque a "SEMENTE" foi lançada.
Obrigada Frei por esta partilha.
Seja por Caridade!
Família Retalhos, Paz e Bem!
Ao ler esta bonita partilha, celebrando uma data importante de uma Instituição de Educação, eu me pus a fazer contas à vida e me dei conta...afinal também eu neste dia 7 de Outubro de 2008, faço 50 anos que entrei pela primeira vez na Escola; este dia era quase solene, nos anos 50, para o início do ano escolar.
Mas passados os 4 anos do ensino primário, (era assim chamado), foi o voltar para casa, pois as condições económicas dos meus Pais, não permitiam vôos mais altos. Infelizmente não fui a única, outros como eu tiveram a mesma dita.
Por isso, Parabéns ao Externato da Luz e especialmente aos Pais que fizeram a opção por esta Casa, para a Educação dos seus filhos; oxalá, estes um dia, saibam ser gratos.
Seja por Caridade
Caro irmão Albertino.Costuma dizer-se que "longe da vista, longe do coração". Não aceito esta forma cruel de catalogar as amizades ou separar os amigos. Até porque o coração vê mais longe,mais claro e fundo do que a vista...Isto para te dizer, meu bom irmão, que ontem não me esqueci de cantar contigo ao Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor, pela VIDA, canção de Amor e Beleza, que nos é dado saborear neste tempo frágil da terra. E dizer aos amigos bloguistas que a tua vida é tammbém nossa, pois a entregaste em partilha ao universo da comunicação, criando retalhos em cada canto, a fazerem a manta do amor e da vida que se partilha. Bendito seja o Senhor da Vida.Igualmente bendito aquele que aceita essa prenda, qual caixinha embrulhada e linda, com uma flor fresca, em cada manhã nos esperando em cida ma mesinha de cabeceira, esperando o abrir do nosso olhito para nos dizedr: toma, filho, a prenda da Vida para o teu HOJE!Parabéns, Irmão Albertino. O abraço fraterno. Afina a tua viola para que te possa acompanhar cantando contigo o teu e nosso Hino à Vida, Dom gratuido do Senhor!
Frei Armindo
Frei Armindo, que bonita partilha nos dá, ao falar dum Irmão com palavras tão belas e verdadeiras.
Assim dá para acreditar que um "novo dia" começa já hoje.
Seja por Caridade
Que espaço tão acolhedor...Senti uma paz imensa.Espirito Santo habita aqui.eu pesquisei no google..Senhor quero acreditar em ti com em criança e apareceu este blogger.Que a PAZ do SENHOR esteja convosco.
Enviar um comentário