Esta noite fazemos caminho da mesa do Pão e do Vinho, a Ceia de Cristo, do ministério Sacerdotal, do serviço da caridade.
Jesus vive a noite do abandono, da dor e da entrega.
“Entretanto, Jesus com os seus discípulos chegou a um lugar chamado Getsémani (…) levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu (…). Disse-lhes, então: «A minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e vigiai comigo.» (…). «Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. No entanto, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.» (…). «Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, faça-se a tua vontade!» Depois voltou e encontrou-os novamente a dormir, pois os seus olhos estavam pesados. (…) «Já se aproxima a hora, e o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos! Já se aproxima aquele que me vai entregar.” (Mt 26, 36-46)
Getsémani… local de encontro com o sofrimento de Deus… de aceitação da vontade de Deus: de tudo o que não podemos mudar na nossa vida.
Local de abandono em Deus.
Sem palavras, apenas com todo o meu ser; ofereço a Jesus o “meu Getsémani” aqueles momentos da minha vida que me ultrapassam, que não consigo aceitá-los… tudo o que gostava de mudar. Ofereço as minhas angústias, os meus medos, os meus fracassos, as minhas solidões.
Abro-me à sua presença amorosa, que me consola e me faz viver na Sua paz e que me coloca no mais profundo de mim mesmo.
Getsémani é mais que um horto, é um relógio que dá “a hora”, a hora da dor.
Getsémani é a refetência a partir da qual tu sintonizas a tua vontade com o cumprimento da onda emitida por Deus.
Getsémani é a tua atitude que apesar de estares debilitado e caído continuas a chamar a Deus: PAI.
Getsémani é o “cheque em branco” que tu assinas e que colocas nas mãos de quem amas em cada vez que dizes: Pai coloco-me nas Tuas mãos, faça-se em mim a Tua vontade.
Getsémani é esse refúgio para o qual tu te retiras nos piores momentos, e ficas a sós contigo mesmo. Levado por um instinto semelhante ao da criança ao refugiar-se nos braços da mãe.
Getsémani é o combate entre a paixão de Deus, que é o amor, com as paixões humanas (Caifás, Pilatas, Heródes, Judas, Pedro), à custa da vida de um inocente – Jesus.
(texto do qual não conheço autor)
JESUS… QUE DIZER-TE NESTA HORA? FICA COMIGO NA MINHA NOITE MAIS FRÁGIL… QUE EM MIM SE POSSA CUMPRIR SEMPRE A VONTADE DO PAI… OBRIGADO, JESUS, PELA TUA ENTREGA… PELO TEU SIM AO PAI.
06 abril 2007
GETSÉMANI... local do abandono
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



3 comentários:
Jesus,
nesta noite vou conTigo ao Getsémani... Não quero deixar-me vencer pelo sono como os Teus apóstolos... Quero orar ao Pai conTigo e como Tu...
Como Tu, luto por aceitar o plano do Pai para a minha vida...
Como Tu, sinto quanto é difícil essa aceitação...
Como Tu, sinto a tristeza a querer invadir-me a alma...
Como Tu, sinto a angústia pelo que há-de vir...
Mas, como Tu, quero dizer também ao Pai: FAÇA-SE...!
Jesus,
ofereço-Te este «meu Getsémani»...
Ajuda-me, para que nunca deixe de acreditar no Teu AMOR!
JESUS que frágil me sinto, que difícil é abandonar-me à Vontade do PAI, o meu caminho está cheio de "cruzes" pequeninas que não consigo carregar,caem-me em cima sem me deixar levantar.Ajuda-me.
Jesus! Tam´´em eu vivi a noite em abandono, dor e entrega Contigo...
Orei ao PAI, Contico e como Tu... e em silêncio profundo e muda... ofereci a Deus o meu GETSÉMANI..., como tenho feito algumas vezes ao londo da minha vida...
Getsémani! Local de abandono... abandono dentro de mim...E todos os dias rezo ao Pai, que me ajude a acreditar sempre no SEU AMOR, para que o meu "FAÇA-SE"... seja constante na minha vida...
Graças PAI, pela TUA Dádiva Suprema,
que não consigo dizer em poema,
mas que foi preço da minha liberdade!...
Obrigado PAI, porque me perdoas... e amas...
Enviar um comentário