Hoje a Igreja celebra São Bento Menni.Creio, nesta Semana de Oração pelas Vocações, ser um bom momento para pensar no testemunho deste Homem que, aberto ao Espírito Santo, e tendo como modelo o Bom Samaritano, se entrega totalmente a uma vida mais íntima e radical a Deus, servindo os mais necessitados.
“Bento Menni foi restaurador da Ordem Hospitaleira em Espanha, Portugal e México.
É fundador da Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tendo por Co-Fundadoras María Josefa Recio e María Angustias Giménez são co-fundadoras da Congregação.
Estas Mulheres acolhem o desafio de fundar uma Congregação que se dedique inteiramente ao serviço dos mais pobres e doentes, tornando presente e visível, pelo carisma e missão hospitaleira, a caridade e a misericórdia de Deus que cura e salva.
Bento Menni, homem de caridade inesgotável e de excepcionais qualidades de gestão e governo, criou 22 grandes centros assistenciais, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, sendo considerado o precursor da 1ª rede assistencial de psiquiatria em Espanha.
Em consonância com uma visão integral da pessoa, Bento Menni implementou um modelo integral de assistência que articula os verdadeiros avanços técnico-científicos com a caridade e a humanidade.
Dedicou-se de forma incondicional ao serviço dos doentes mais pobres e necessitados.
Em 21 de Novembro de 1999 foi canonizado pelo Papa João Paulo II.”
(adaptação minha de texto retirado de http://www.ihscj.pt/)
ORAÇÃO (de uma Irmã Hospitaleira escrita ontem ao final do dia)
Cristo precisa do teu amor
ELE pede a tua coragem
ELE te escolheu para Sua herança
ELE conta com a tua resposta
Senhor, pelo Baptismo
Vós nos chamastes à Santidade
E à cooperação generosa
Na salvação do mundo.
Na messe que é tão grande,
Ajuda-nos a corresponder
À nossa missão
De membros do povo de Deus.
Qualquer que seja o chamamento,
Que cada um de nós seja
Verdadeiramente outro CRISTO
No meio dos homens.
Movimenta Senhor, o entusiasmo da nossa juventude para a generosidade e torna-a sensível à esperança dos Irmãos que pedem Solidariedade, Paz, verdade e AMOR.
Orienta o coração dos jovens para a radicalidade evangélica, capaz de revelar ao homem de hoje, as imensas riquezas da Tua Caridade.
Chama-os com a Tua bondade para atraí-los…
Prende-os com a Tua doçura, para acolhe-los em Ti…
Manda-os com a Tua verdade, para conservá-los em TI…
Obrigado Jesus, porque me chamas a seguir-te, a viver Contigo e como Tu todos os dias…
Tu és Luz… ilumina o meu caminhar…
Tu és caminho, conduz-me sempre para Ti…
Tu és verdade, dá-me o Teu espírito de sabedoria…
Tu és vida… confirma-me na FIDELIDADE…
Torna-me instrumento eficaz da Tua Misericórdia
Ajuda-me a contribuir para o crescimento do Teu Reino!...
OBRIGADO PAI…



4 comentários:
Caríssima Irmã Hospitaleira: Que magnífica oração nos oferece! Foi com ela que iniciei o meu dia de trabalho. Perdoe-me, o PAI, porque não sinto a mesma afinidade com a oração sobre as vocações (divulgada no texto anterior do blog) e, talvez por isso, não tenha conseguido efectuar qualquer comentário.
A falta de vocações dói no seio de qualquer cristão mas penso que ainda devia preocupar-nos mais. Afinal são elas que nos trazem o Criador, de forma mais palpável, para junto de nós. Sem elas, ficaremos totalmente empobrecidos. Irmã, sou mãe e preocupa-me muito esta questão, mas como conseguir que os nossos jovens construam uma vida fora da competitividade, do grupo influente, e encontrem em Deus um AMIGO? Também eu digo, de coração sincero “ Tu (Senhor) és Luz…ilumina o meu caminho…Torna-me instrumento eficaz da Tua Misericórdia/ Ajuda-me a contribuir para o crescimento do Teu Reino!”
Fui algumas vezes à missa à “Capelinha” da clínica de Telheiras. Saio sempre com o coração aflito e com uma admiração profunda pelo vosso trabalho. Como me desperta vontade de participar, com sentido de entrega total! Mas fico sempre contida porque não tenho preparação nem afectiva, nem científica nem técnica para tal. Por tudo isso e por sentir o quanto ele exige de vós, Louvo Deus Criador que vos trouxe até nós, para testemunhar até onde é possivel praticar o espírito de entrega total, nos dias de hoje. Obrigada.
Nesta semana de oração, também vós estais presentes nos momentos em que procuro relacionar-me com Deus.
VINDE!
Esta palavra que é chamamento, é convite amoroso para ir ao encontro de JESUS, entrar na Sua escola, entrar no Cenáculo da intimidade divina e aí receber a vida nova deixando-se invadir pelo Espírito Santo, e ir descobrir o Seu rosto nos irmãos. Sentir que são outros "Cristos".
Cada um deve considerar o próximo, sem excepção, como um "outro eu".
Sobretudo nos nossos dias, urge a obrigação de nos tornarmos o próximo de todo e qualquer homem, e de o servir efectivamente quando vem ao nosso encontro - quer seja o rico abandonado de todos, ou o operário estrangeiro injustamente desprezado.
Recordando a palavra do Senhor:
"Todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeste".(Mt.25,40)
Tentemos à medida de cada um de nós, ser imagem deste exemplo vivo de Bento Menni.
OBRIGADA Irmã pela sua linda oração. Que ela possa tocar mtos. corações a sentirem, que nós somos, hoje, no mundo, os pés, as mãos, os lábios e os gestos do próprio de JESUS.
Mariana
Como «c.gomes» admiro muito o trabalho das Irmãs Hospitaleiras. Não é um trabalho fácil, mas é uma missão muito importante junto dos mais pobres: ser um reflexo da misericórdia de Deus. Só o amor liberta; só o amor cura. E misericórdia é amor em máximo grau...
Louvados sejam aqueles que percorrem o caminho do Pai. Louvados sejam aquelem que consolam quem mais precisa, quer sejam oa famintos de comida ou de Amor.
Não esqueçam nunca "felizes daqueles que choram porque eles seram consolados". E felizes daqueles que consolam porque eles servem o Pai.
Convido-vos a todos para se esforçarem por sueguir o Pai, seja qual for a vossa micção na Terra não esqueçam o Bem que o Pai nos ensinou.
Até Sempre com muito Amor do Pai
Susana Luís
Enviar um comentário