 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

12 maio 2007

FÁTIMA 90 anos depois…

Como pode um acontecimento, aparições na Cova da Iria, impor-se de forma tal à Igreja?
É verdade que Deus se manifesta como, quando e a quem quer.
Se o acontecimento “Fátima” nunca foi dogmatizado pela Hierarquia Eclesiástica, não significa que não seja digno de Fé. Recordemos Paulo VI que chama a Fátima o “Altar do mundo”, recordemos João Paulo II que deixou, como peregrino algum, marca tão forte neste lugar e no coração dos portugueses.
“Uma Mulher, mais brilhante que o sol”, assim no-la descrevem os Pastorinhos.
Uma Mulher que fala de Deus, que pede oração pela conversão dos pecadores, que vem até ao cantinho mais pobre do mundo, para trazer uma mensagem e amor e de paz, em tempo de guerras coloniais.
E desde então, e 90 anos depois, tantos peregrinos ali rumam, a pé tantas vezes – com sacrifícios – ou como podem, para estar, rezar, contemplar. Não falo de turistas, falo dos que são verdadeiramente peregrinos da Fé.
Lembro como se fosse hoje, e já lá vão 28 anos, o dia em que pisei aquele lugar sagrado pela primeira vez. Para um miúdo de 11 anos, habituado na sua casa a rezar a Maria, na sua Igreja a olhar para a Mãe e Senhora de ao pé da Cruz, com o Filho morto no regaço, foi um momento que jamais se esquecerá. Eram milhares de crianças mas, pelo menos uma - ali no meio - se deixou perder pela emoção de estar num lugar que tanto desejava estar e que, verdade seja dita, só por milagre foi possível – reitores de um seminário só levavam os meninos ricos que podiam pagar viagem, o que não era o meu caso – e ali estava eu. Lembro como se fosse hoje… foi simplesmente indescritível.
Quantas vezes ali volto, anonimamente, ali, no cantinho da Capelinha, simplesmente A olho e tudo entrego… Muitas vezes, já a Sua Imagem é recolhida no interior da pequenina capela e o recôndito do pequeno templo, sozinho pela noite dentro a ELA me confesso… Quem melhor do que uma Mãe para entender o coração dos filhos. Ali é, para mim, o coração de Portugal e do mundo. Ali o meu coração une-se ao paraíso do perdão, a Porciuncula em Assis, lugares berço para todo aquele que tem coração Franciscano.
E Fátima continua a impor-se à Igreja. 90 anos depois aqui estamos para dizer obrigado a Deus por nos ter enviado Maria com a Sua mensagem de paz, esperança, amor e perdão. Por ter escolhido crianças simples e pobres mas com o coração puro e disponível para acolher a mensagem de Deus.
Neste momento acabo de receber telefonema de um amigo que está no Santuário.
Muitos mais ali estão e sei que me entregam à Mãe… a todos tenho no coração e imploro bênção e paz, que Maria a todos conceda o que mais desejam, sobretudo o dom da Fé e do Amor infinito de Deus.
Com o coração em Fátima, com uma lágrima que teima em correr de saudade da MÃE… quero pedir ao Anjo de Portugal a paz para mim e todos quantos fazem parte da minha vida, aos Pastorinhos a protecção junto do Pai, a João Paulo II o perdão de Pastor…

A Ti, Senhora do Rosário de Fátima, quero cantar aquela música que um dia alguém me dedicou, talvez numa hora como esta em que nem todo o caminho é fácil:


“Mãe, gosto tanto, de fixar em ti o meu olhar.
Mãe, como é bom, ter Alguém que me sabe escutar.
Avé Maria, educadora e minha Mãe,
Santa Maria, eu sou teu filho também…”

5 comentários:

Anónimo disse...

Elevando Maria ao céu em corpo e alma, Deus quis chamar-nos a atenção para a importância do nosso corpo que, um dia, há-de ficar inserido na própria vida divina.
À luz desta realidade, compreendem-se melhor as palavras de S. Paulo: "Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?.

Mas, ninguém pense que o título de Rainha coloca Nossa Senhora inacessível, distanciada, muito longe de nós. Maria Santíssima estará intranquila no céu enquanto souber que na terra algum dos seus filhos precise de ajuda. Isto mesmo parecem significar as suas manifestações que tanto se têm manifestado nos últimos anos. Em todas elas aparece a solicitude maternal desta Mãe chamando os seus filhos.

Aquela solícita delicadeza que levou Maria outrora à casa de Isabel, continua hoje a trazê-la a muitos lugares no mundo.
E particularmente a cada um de nós, porque através d'Ela chegaremos ao coração do Pai.

Também hoje, ao lêr este texto não consegui conter as lágrimas, tanto peregrinar pela terra, tantas vezes, com caminhos tão predegosos, tantos momentos a sós com Ele para entregar todo o silêncio do meu coração. Hoje mais uma vez te entrego ó MÃE todos, e tudo o que está silenciado em mim.
AVÉ MARIA.

Anónimo disse...

Acabei de ler emocionada este texto, as lágrimas caíram-me de emoção e agradecimento por este filho, que Maria tocou no coração, ainda em criança. MÃE, que este filho que vive levando aos outros a PAZ e o BEM,sinta nos momentos mais difíceis o Teu Amor Protector e Amigo.

Anónimo disse...

No silêncio desta noite sagrada e ao som do «Ave» de Fátima, venho aqui ao blog...

Em espírito estou lá, junto à Capelinha, junto da Mãe...

Olho para Ela - e fico em silêncio...

Entrego-Lhe todos e tudo o que trago no coração - e é tanto...

Peço-Lhe o Seu colo de Mãe para todos os que dele sentem mais necessidade... Ela sabe...

E digo-Lhe somente: MÃE...

Anónimo disse...

Simplesmente maravilhoso.
Não consigo tarduzir em palavras o que me vai na alma...
Um abraço Frei Albertino

Anónimo disse...

Também eu com o coração e o pensamento em Fátima, no silêncio da noite senti saudades de estar naquele Cantinho perto da MÃE.
Escutei…Silenciei…caíram lágrimas de cansaço e debilidade, que coloquei no colo da MÃE…
MÃE; não sou nada nem ninguém…sou simplesmente uma pobre de Jesus…Teu Filho de quem és Mãe e de quem eu sou também filha….
ELE é a minha fortaleza e Tu Maria, todo o meu apoio…
Mãe, gosto tanto de sentir a Tua Ternura
Quando me fixas com o Teu olhar
Penetras no mais profundo do meu “ser”
E sei que me estás a escutar

És a Mãe e a Virgem da escuta
Tu és silêncio
No qual ressoa para mim
A Eterna Palavra da Vida:
Ajuda-me Mãe, a ser ouvinte do Verbo
Dócil e silencioso terreno do Advento.
Mãe! Tu és a Imagem toda Bela e irradiante
Do Puro Amor do Pai…
Obtém-me o DOM da Caridade
Que faça de mim no tempo,
Construtora do Eterno.
Faz que a Tua presença seja viva em mim.
Suscita e aviva em mim o deseja cada vez maior,
De sempre cumprir a vontade do Pai, a Tua grandiosa e humilde atitude:
“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Alimenta em mim o desejo mais sincero de viver a Hospitalidade
De sacrifício e renuncia, até dar a vida, na oração, no trabalho, aceitando o sofrimento, partilhando-o com os Irmãos e Irmãs, amando a Deus sem medida e CALANDO…
CALANDO, quando a sensibilidade se revela
CALANDO, quando as coisa não correm bem
CALANDO,
QUANDO, quando os deveres se me impõem
CALANDO, cada dia por dentro e por fora, para dar lugar à palavra de Deus em meu coração… Mãe do Belo Amor, roga por todos nós…

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você