 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

15 agosto 2007

Assunção

Mais uma vez a Igreja nos leva a olhar para os grandes mistérios da nossa Fé e, de novo, um mistério relacionado com Maria.
Celebramos a Assunção, elevação de Maria ao céu em corpo e alma.
Desde os primórdios da Igreja que esta certeza parece permanecer na mente e no coração dos cristãos. Pio XII, em 1950, proclama este sentir e viver da fé como uma verdade inquestionável: Maria foi elevada ao céu em corpo e alma.

Ela havia sido concebida, no seio de Ana, sem mácula – Imaculada – predestinada para ser a Mãe de Deus, Teotokos, e a Mãe da Igreja que vive em união a Cristo vivo e ressuscitado.
Celebrar a Assusnção de Maria é celebrar a Vida e não a morte. A morte implica, na nossa realidade humana, separação do corpo e da alma. Mais do que uma realidade humana trata-se de uma realidade divina, união no Reino de Deus.
Maria não morre, na Fé da Igreja, n’Ela não se dá separação do corpo e da alma. N’Ela não há morte mas vida. Como diz Michel Quoist “O corpo que deu Vida a Deus não poderia apodrecer debaixo da terra”.
Maria a plenitude da salvação, em Jesus Cristo Seu Filho, Ele é o autor da Vida, o Criador por quem e para quem tudo foi criado como no-lo recorda João e Paulo nos seus escritos.
Maria é Criatura e ao mesmo tempo Mãe do Criador. Desta forma Ela está intimamente unida à missão redentora do Seu Filho – a Redemptoris Mater – assim lhe chamou e escreveu João Paulo II na Encíclica com o mesmo nome.
Ela identifica-se com o Filho na humildade, pobreza, sofrimento e ao mesmo tempo na Glória.
Elevada ao céu e aí glorificada pela Trindade, Maria, torna-se Rainha do Universo, Senhora e Mãe de todas as coisas criadas. No coração de Deus Ela é sinal de Esperança e alegria para o povo peregrino
Tal como a Lei guarda e transporta as Tábuas da Antiga Aliança, Maria acolhe, guarda e oferece a Nova Aliança, Jesus Cristo.
Maria Glorificada é a imagem da Igreja que caminha com Jesus, Mãe e Filha da Igreja, caminho e glorificação para toda a humanidade.
N’Ela todos encontramos a certeza da manhã de Páscoa, a Ressurreição. As suas aparições – Lourdes, Fátima, Medjugoria – são mensagem de oração e de paz, de reconciliação e perdão.
Por isso uma mulher ergue a voz do meio da multidão, não para louvar Jesus mas para louvar Maria: “Feliz Aquela que Te trouxe no Seu ventre e Te amamentou no Seu regaço…” (Lc 11)
Maria é feliz por ser Eleita…
Maria é feliz por acreditar na Palavra…
Maria é feliz porque faz do Seu “Fiat” um SIM permanente e presente onde Ela pode ser sinal materno do Deus Amor: Nazaré, Belém, Jerusalém, Caná, Cruz, Pentecostes… e agora junto de Deus no céu.

Termino com as palavras de Michel Quoist:
“E agora, que o aproveitem mais ainda, diz Deus.
Têm no Céu uma Mãe que os ama de todo o coração, o seu coração de carne.
E esta Mãe é a minha, que me olha com os mesmos olhos, que me ama com o mesmo coração.
Se os homens fossem espertos, bem o aproveitariam. Deviam imaginar que a Ela nada posso recusar… Que querem que Eu faça? É minha Mãe. Assim o quis. Agora não me queixo.
Um diante do outro, corpo e alma, Mãe e Filho. Eternamente Mãe e Filho…”
(Michel Quoist)

5 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada, Frei, por esta belíssima meditação sobre a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

É uma festa que nos quer lembrar que o nosso caminho, embora não da forma como Nossa Senhora, deve ter como fim último também o Céu. É uma festa que quer dirigir o nosso olhar interior, sempre de novo, PARA O ALTO, para Deus, para o que é verdadeiramente importante na nossa vida...

Gostei particularmente do último parágrafo da sua reflexão, antes da citação de Michel Quoist...
Sejamos, também nós, FELIZES porque fomos eleitos por Deus!
Seremos, também nós, FELIZES quando acreditarmos na Palavra do Pai e Lhe respondermos com o nosso SIM nas mais variadas situações da nossa vida...

E... «aproveitemos» ter uma MAE no CÉU, junto de DEUS, que NOS AMA...

Anónimo disse...

Maria, o mais perfeito exemplo da confiança cega no Amor de Deus, da aceitação da Sua vontade mesmo intuindo que ela Lhe traria sofrimento e dor… Que maravilhoso canto de louvor o do Evangelho de hoje, o Magnificat, a expressão do encantamento pela ternura que o Amor incondicional de Deus deixa no coração! No de Maria e no nosso, pela Graça que recebemos de a ter por nossa Mãe, e assim, também, por Ela sermos irmãos de Jesus. Como é reconfortante saber que A temos no Céu em Corpo e Alma a interceder por nós junto de Deus!
Tu, Maria, que conheceste na terra o sofrimento humano, que acompanhaste cada passo de Deus, Teu Filho, com Ele estiveste em festa, como no Calvário, ensina-nos essa Tua confiança no Seu Amor para que também nós possamos cada vez mais amá-lO e servi-lO nos outros!

Anónimo disse...

Olá Frei Amigo:
Como estão a correr essas férias? Já lá vai metade ...! Tudo de bom até ao fim.

É verade estamos hoje a celebrar a Assunção de Nossa Senhora.
Em muitas terras cristãs, o 15 de Agosto, festa da Assunão de Nossa Senhora, é um dos dias mais festivos do ano. À primeira vista, parece que não tem muito sentido celebrar Nossa Senhora na máxima alegria precisamente no dia em que Ela nos deixa.
No entanto há nesta celebração jubilosa um sentimento espontâneo do povo cristão que quer glorificar Maria naquele mesmo aspecto que Ela proclamou com estas palavras: "Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes".

O mistério da Assunção é uma consagração da humildade de Maria, da sua discreção. Pode espantar-nos o silêncio dos evangelistas a respeito de Nossa Senhora. Talvez ele signifique uma profunda compreensão do seu papel na obra da Redenção. Se S. João Baptista foi capaz de dizer "é preciso que Ele cresça e eu diminua", Nossa Senhora teve sem dúvida, este sentimento imensamente elevado.

O importante não é mostrar as horas de glória, mas a fidelidade constante de Nossa Senhora ao "SIM" que tinha dito a Deus. Assim a Assunção é sobretudo a exaltação de uma vida inteira vivida no apagamento, a realizar, em simplicidade e grandeza, um "SIM" comprometido.

Peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a realizar com grandeza de alma as pequeninas coisas do dia a dia, a fazer com um amor extraordinário as coisas mais ordinárias.

Anónimo disse...

Desejo muito que as Férias sejam momento de descompressão e repouso. Que regresse fortalecido, tranquilo e o AMIGO de sempre.

Festejar a subida ao Céu de Maria, a Mãe de Deus, é aceitar um facto tão incomum que só se realiza porque Deus é Deus e tudo pode e porque Maria é, de modo particular, d’ELE. Creio que Michel Quoist, no seu belíssimo poema, consegue transmitir de forma extraordinariamente bonita e séria, o que é o Amor de Mãe, pelas palavras do Amor do Pai, que fala sempre em Trindade. Ele nos ensina que Maria é Mãe de Deus, que a criou para ser a Sua Mãe e através d’ Ela Ele dar-Se a nós. Então, Maria é, também e sempre, o nosso caminho, a nossa medianeira; a que sussurra aos ouvidos do Pai as nossas carências e rebeldias; Aquela em quem podemos descançar o coração.

Tudo isto é extraordinariamente inatingível e inefável mas é a Fé que nos permite sentir e acreditar que é mesmo assim.

Num espírito de Graça, tive a bênção de poder Louvar Maria em comunhão com um pequeno grupo de pessoas. Foram 2 horas dentro numa Igreja, onde se procurou viver, em festa, esta realidade do encontro celeste e físico de Deus e Sua Mãe. Só posso agradecer-Lhes.

Obrigada, Frei por Louvar este dia!

Anónimo disse...

Olá Amigo!
Desde Julho que não visito o Blog.
Já tinha saudades de ler as suas partilhas/Reflexões, sempre ricas e profundas.
Obrigada pelas reflexões:
Perdão de Assis…
Clara de Assis…
Assunção, elevação da MÃE ao Céu…
Faço votos que as suas férias tenham sido um renovar forças, carregar baterias a todos os níveis… Para remar contra todos os ventos e marés… com Jesus e SUA MÃE SANTISSIMA…
Que A Virgem Maria nos ajude a realizar com GRADEZA de ALMA e com MUITO AMOR, as pequeninas coisa que vão surgindo no dia a dia… sentindo sempre a SUA PRESENÇA e a de SEU FILHO…

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você