 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

10 agosto 2007

CLARA DE ASSIS

A 11 de Agosto a Igreja inteira, e a Família Franciscana – mormente as nossas Irmãs Clarissas – celebra uma das maiores Mulheres que a Igreja jamais pôde tornar como modelo de vida e santidade: Santa Clara de Assis.
É hora de ter a mais profunda gratidão a Deus pelo dom da Vocação de Clara e suas filhas, no recôndito dos Mosteiros onde a oração é o ponto de partida para a acção de serviço, sempre escondido, mas serviço a todos.
Como dizia há uns anos uma Clarissa, as irmãs são, no silêncio da oração, as raízes de toda a família Franciscana, elas que bebem permanentemente da presença de Cristo na adoração para que todos os demais irmãos e irmãs das Ordens e Movimentos Franciscanos possam tornar possível o anúncio da paz e do bem como no-lo pediu Francisco de Assis.
Deixo um texto que nos ajuda a conhecer um pouco desta Santa, o rosto feminino da Vocação Franciscana, através do seu nome “Clara”. Como ela saibamos nós dizer com o coração inundado pela grandeza do amor de Deus: “Louvado sejas, meu Senhor, por me haverdes criado”.
“A mãe Hortolana teve uma gravidez complicada com a possibilidade de não ser bem sucedida na hora de dar à luz. Quando a vida de um filho ou uma filha corre perigo toda mãe se agarra fortemente à fé. Hortolana entrega a Deus a sua fecundidade maternal e sente a segurança e a certeza que vêm das forças divinas. Percebe que quem dela vai nascer é fruto da paz e serenidade; acredita que será um parto de luz a clariar o mundo. Muitos nomes foram sugeridos, mas a sua escolha é Clara! Clara é o seu nome!
Para o mundo bíblico dar nome é trazer para a vida e para o sentido desta vida. Ter nome é ter um papel a cumprir, uma missão a concretizar. O que não tem nome não existe. Clara é o seu nome!
A história da espiritualidade é a história da luz, quem nasceu para iluminar caminhos só poderia ter um nome como este. Esta menina nasceu para incendiar a vida com a chama do Amor. É profética a conhecida afirmação de Tomas de Celano: "Foi nobre de nascimento e muito mais pela graça. Foi virgem no corpo e puríssima no coração; jovem em idade mas amadurecida no espírito. Firme na decisão e ardentíssima no amor de Deus. Rica em sabedoria sobressaiu na humildade. Foi Clara de nome, mais clara na sua vida e claríssima nas suas virtudes. Sobre ela foi edificada uma estrutura das mais preciosas pérolas, cujo louvor não vem dos homens mas de Deus. É impossível compreendê-la com a nossa estreita inteligência e apresentá-la em poucas palavras". (1 Cel 8, 18-19)
Clara nasce em Assis no dia 16 de Julho de 1193. É baptizada na catedral de São Rufino com o nome escolhido pela mãe iniciando aí uma clara história. Seu pai é o Conde Favarone, nobre e cavaleiro, personalidade forte mas muito terno e afectuoso com o seu filho e filhas. É descendente dos Offreduccio Favarone di Bernardino, uma família da melhor estirpe. Sua mãe, Hortolana, Condessa de Sasso Rosso, é uma mulher com o "esprit du finesse" característico das grandes damas medievais. É devota, sábia e segura. Após a morte do marido junta-se às filhas em São Damião.
Clara tem um irmão chamando Boso e três irmãs: Pessenda, Inês e Beatriz. As duas últimas seguiram Clara na experiência contemplativa das Senhoras Damas Pobres.
Família rica e influente em Assis os Offreduccio Favarone poderiam oferecer à filha um matrimónio de bens e de dotes e um sonhado futuro de riquezas. Contudo Clara nasceu para conduzir vidas para Deus e o seu matrimónio foi escolher o Esposo, o Rei dos Reis, num esponsal místico.
É o seu nome que inspira o conteúdo maravilhoso da sua Bula de Canonização. Num trocadilho impressionante o documento revela que na grandeza de um nome está a sua missão: o “Clara, preclara por seus claros méritos, clareia claramente no céu pela claridade da grande glória (...) a sua virtude resplandece para os mortais com sinais magníficos”.
Na beleza deste nome um modo de ser. Na grandeza deste nome a dignidade de ser mulher e santa. Na força deste nome um programa de vida. Clara Mãe, Clara Irmã, rogai por nós!
(adaptação de texto de Frei Vitório Mazzuco Filho - O.F.M., in http://www.franciscanos.org.br)

ORAÇÃO A SANTA CLARA

Clara, santa cheia de claridade,
Irmã de São Francisco de Assis,
Intercede pelos teus devotos
Que querem ser puros e transparentes.
Teu nome e teu ser
Exalam o perfume das coisas inteiras
E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos
Daqueles que se embrenham
Na noite do próprio egoísmo
E nas trevas do isolamento.
Clara, irmã de São Francisco,
Coloca em nossos corações
A paixão pela simplicidade,
A sede pela pobreza,
A ânsia pela contemplação.
Te suplico, Irmã Lua,
Que junto ao Sol de Assis
No mesmo céu refulge,
Alcança-nos a graça que,
Confiantes vos pedimos.
Santa Clara, ilumina os passos
Daqueles que buscam a claridade!
Amém!

4 comentários:

Anónimo disse...

Santa Clara,aqui no meu canto, o dia hoje nasceu envolto em neblina e eu me lembrei dos irmãos que passam na sua vida momentos, onde a luz se parece ausentar para provar a sua firmeza e fidelidade. Contigo rezo por eles..."ilumina os passos daqueles que buscam a claridade".Origada amigo Frei pela continua partilha das suas férias connosco através deste canto do Céu.

Anónimo disse...

Obrigada Frei pelo texto de reflexão sobre Sta. Clara. Eu sabia que apesar das férias este dia ia ser lembrado...!

Sta. Clara a quem trato na intimidade por (Minha querida Clara), ela bem sabe como a adniro e venero.
Clara Um Reino no Coração, Jesus! Quanto esse nome significava para Clara! Continha tudo o que ela queria na vida. Tanta gente em Assis vivia ocupada e ansiosa, adquirindo e constuindo pequenos reinos efémeros que consumiam grande parte das suas energias.E mesmo assim eram infelizes. Clara animava o seu reino, um reino do coração onde morava o seu Senhor e onde reinaria para sempre.

Era difícil a Clara compreender como alguém podia abandonar este reino interior por superficialidades e buscas transitórias. Mas compreendia também que Jesus era um dom. Nem toda a gente tinha gozado do previlégio da sua formação e amizade com um profeta do Senhor como Francisco. E, por isso, ela repetia muitas vezes o nome de Jesus. Pedia-lhe que enviasse os irmãos de Francisco aos confins do mundo, com a mensagem que só Jesus enche, só Jesus satisfaz, só Jesus responde àquelas perguntas que nós temos medo de fazer.

Clara via-se a si mesma e a todas as Senhoras Pobres como as virgens dum tenplo novo que atriria todo o mumdo a Assis como a um novo oráculo. Lá, Deus comunicou uma mensagem única, reafirmando a encarnação de seu Filho e colocando um novo sol no céu na pessoa de Francisco.

Tenho a certeza que Sta. Clara, irá trazer de novo à vida, a sua grande alma e coração cheios de amor para ajudar muitos hoje a amar a Jesus e a Francisco como ela soube fazer tão radicalmente.

Sta. Clara que no teu amor e entrega total na Eucaristia, intercedas por todos, e que a tua benção desça sobre nós.
Amem!

Anónimo disse...

Simpática Orden Franciscana

Anónimo disse...

Clara tem sido para mim, de há uns 2 anos para cá, uma grande mestra espiritual, a quem chamo carinhosamente «a minha amiga Clara». Para além da sua biografia e de outros escritos sobre ela, tive a graça de conhecer alguns dos seus escritos pessoais. Impressionaram-me especialmente as suas cartas a Inês de Praga que, como ela, tinha fundado um convento naquela cidade, no mesmo espírito de Clara. Tomei as referidas cartas como que escritas para mim pessoalmente. E gostaria de partilhar aqui com os leitores do blog uma pequena passagem da 2ª carta de Clara a Inês de Praga, que é um verdadeiro PROGRAMA DE VIDA:

“Eu te exorto a não esqueceres o teu santo propósito,
e que não percas de vista as motivações de início;
mantém-te firme no que já alcançaste;
sê constante no que fazes;
não desanimes no caminho;
corre veloz, com passo leve e sem tropeçar,
que nem a teus pés o pó se apegue;
avança segura, alegre e jovial,
no caminho da felicidade;
não acredites nem confies
em quem te tentar desviar deste propósito;
ultrapassa todo o obstáculo do caminho,
e sê fiel ao Altíssimo no estado de perfeição
a que te chamou o Espírito Santo.”

Sim, que Clara ajude a iluminar a todos os que andam em busca da LUZ…

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você