 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

01 setembro 2007

Varatojo: lugar de Consagração

1.º Em nome do Senhor começa a Vida dos Irmãos Menores
1 A Regra e Vida dos Irmãos Menores é esta: observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada próprio e em castidade.
2 O irmão Francisco promete obediência e reverência ao Senhor Papa Honório e aos seus sucessores canonicamente eleitos e à Igreja Romana; e os demais irmãos obedeçam ao irmão Francisco e aos seus sucessores.”

A alegria foi sempre uma das grandes características da Ordem dos Menores.
Os biógrafos dos primeiros tempos, oito séculos já lá vão, recordam que “quando os irmãos se encontravam era grande a sua alegria”.
Hoje foi dia de enorme alegria. Foi dia de Consagração. Num tempo onde tanto se fala de vocação e da crise inerente aos tempos modernos e cultura do ter, mais que do ser, hoje vimos três irmãos jovens consagrar a sua vida a Deus na Ordem Franciscana e outros três, também eles jovens, renovar esse mesmo compromisso de viver os Conselhos Evangélicos.
Não se trataria de nada em especial se não fosse o entregar tudo a Cristo e, no nosso caso, tendo como irmão mais velho no caminho a Francisco de Assis.
E todos ajudaram, na cozinha, nas ornamentações, na liturgia, na preparação de mesas e espaços, no acolhimento… quase me apetece dizer – à guisa de partilha – que tenho certeza que Francisco esboçou um sorriso lindo por ver os seus filhos empenhados em acolher três irmãos mais jovens que disseram SIM AO SENHOR, nas mãos do Ministro Provincial de quem receberam bênção, Regra e Constituições, liturgia das Horas, Hábito e cordão, abraço fraterno de acolhimento.
Foi dia de Consagração… todos ficámos mais enriquecidos, Províncias de Portugal e Bética (Espanha), dado que um destes irmãos fez o seu noviciado entre nós.
Agora, depois do ano de prova, como lhe chama Francisco, esperam-nos novos desafios. Já são Menores e Consagrados.
Que o Senhor da vida e da vocação conceda paz e perseverança aos irmãos Elvino, Filomeno, Juan bem como ao Pedro, Bruno e Arlindo.
Com eles e com Francisco quero dizer:
“mostra-me, Senhor, o recto sentido e conhecimento, a fim de que eu possa levar a bom termo o sagrado encargo que na verdade acabas de dar-me. Ámen!” (OCD)

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo,que bom para todos nós,sentir que o Santo Retiro terminou com chave de ouro.
Sente-se Alegria e entusiasmo, naquilo que descreve.
Deus derramou sobre a sua fragilidade, a Sua Fortaleza. Conte com a nossa oração e colaboração no que for necessário.
Acredito que o Irmão Francisco esboçou um Sorriso, por ter dado mais Irmãos à Igreja. Unamo-nos em santa Alegria convosco.
PAZ E BEM

Anónimo disse...

Amigo! Que bom senti-lo tão alegre e entusiasta pelo que deixa transparecer nas suas Partilhas/ Reflexões no Blog… A Alegria é própria dos simples, dos pobres, dos que se sentem Filhos Amados, escolhidos e Consagrados por DEUS….
PARABÉNS! …


PAI EIS-ME AQUI!

EIS-ME AQUI
TODO O MEU SER VIBRA DE ALEGRIA
POR ESTAR CONTIGO,
POR ME ESCOLHERES,
POR ME CONSAGRARES,
PORQUE SÓ TU ÉS A MINHA VIDA
O MEU AMOR, A MINHA FELICIDADE
SÓ TU ÉS A MINHA FIDELIDADE…

OBRIGADO PAI
PELA FORÇA DO AMOR QUE LANÇAS EM MIM
E ME LEVA AO IRMÃO…
ENSINA-ME Ó PAI
A AMAR CADA PESSOA COMO SE FOR ÚNICA
SEGREDA-ME O GEITO DO TEU AMOR…
EU QUERO PAI QUERIDO
VIVER SÓ PARA SERVIR E AMAR
COM TUA FIDELIDADE…

AJUDA-ME A SER FIEL
SÊ TU SEMPRE A MINHA ESPERANÇA,
O MEU REFUGIO, O MEU BALUARTE SEGURO
O MEU TUDO,
PARA QUE POSSA CORRER EM CADA DIA
ATRÁS DE TI
E POSSA DISTRIBUIR SORRISOS
POSSA ESPALHAR AMOR
POSSA GRITAR BEM ALTO…
TU ÉS MEU PAI…
EU SOU TUA
TU, ÉS MINHA VIDA
MINHA FELICIDADE…
TOMAM-ME MEU PAI…


ABANDONO-ME EM TI
ENCHE-ME DO TEU AMOR
PARA QUE POSSA SER RESPOSTA Á DOR
ESPELHO DE TUA BONDADE
TAÇA DE MISERICÓRDIA
QUE TRANSBORDE
COMO RIO DE ÁGUA VIVA
QUE SACIE A SEDE DE AMOR

Anónimo disse...

1 Setembro 2007

Entrei no meu local de retiro…
Eram tantos os nomes... Maria, António, Lourenço, Hermínia...
Todos com palavras de saudade de pais, filhos, netos...
Ao fundo, no mais silencioso local, as portas fechadas de uma filha tão amada que todos os dias cuida de mim. Ao lado, os pais, discretamente descansando cuidando dela também.
Entrei e prostrada aos pés dela, de Nª Senhora de Fátima, do Sagrado Coração de Jesus e de Santa Teresinha, chorei.
São lágrimas que não controlo... é uma Paz que sinto naquele local e que me invade o Espírito, as palavras, que me descansa por tudo o que pedi e que sei que não foi em vão (na maior parte das vezes nem por mim)!
Então agradeço, agradeço, agradeço...
De joelhos, a chorar, agradeço... como se, quando o faço no meu quarto, não fosse o bastante!
Lembro, devagar, para não esquecer ninguém, todos aqueles que me são importantes: os que já partiram e que tanta falta me fazem; e os que estão presentes, mais menos próximos mas que, por algum momento na vida nos cruzamos e nunca mais nos deixámos...
E prometo voltar... assim ela e Deus queiram!
Então saio. Volto a olhar para a Maria, para o António para o Lourenço... lamento a saudade daqueles pais, filhos e netos e não peço aquilo para mim.
Peço apenas para que ela me continue a acompanhar, a dar os seus sinais: o cheiro de rosas, as penas, os animais que ela mais gostava...
E deixo a minha última palavra para ela... o não olhar para trás em sinal de despedida!
Vou voltar!

Albertino, pedi por ti... provavelmente não fará sentido para muitos, (e ainda bem!), mas pedi especialmente para ti, Força, Coragem, Fé para sarares as feridas daqueles que te marcaram em nome de Deus!

Sempre anónimo

Albertino disse...

OBRIGADO...
Alguém dizia que "a partilha gera a fraternidade e nela tudo se torna mais fácil na subida da vida..."
Urge voltar sim, não para despedidas mas para fazer da recordação de todas as coisas que eram belas um realidade permenente.
Grato por rezar especialmente por mim... feridas muitas na vida, quem de nós as não tem, e algumas bem fundas provocadas pelos nossos e... é verdade, que marcaram negativamente e no-las fizeram em nome de Deus, como pode ser... mas CONFIANÇA...
Estou unido e grato em sinto pela partilha e pela oração...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você