As antífonas que aqui foram colocadas estão agora, inseridas num texto explicativo da sua origem e função na liturgia.
Mantemos esta imagem aqui por causa das vossas partilhas e comentários colocados sobre as mesmas antífonas.
Convido-vos a aprofundar o mistério que estas antífonas encerram e rezam na nova postagem do dia 18 de Dezembro.
Que a Senhora do "Ó" a todos cumule com as Suas graças e bênçãos.
VEM SENHOR JESUS!
12 dezembro 2007
Antífonas do Ó
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



5 comentários:
Que lindo está o blog, com ar natalício. OBRIGADA...
Gostei muito deste texto sobre as Antífonas e fui explorar mais, aqui deixo um pouco do que aprendi, talvez seja util para mais alguém.
"As antífonas do Ó são sete antífonas especiais, usadas no Tempo do Advento, que de 17 a 23 de dezembro e cantadas, com melodias gregorianas, antes e depois do Magnificat, na hora canônica das Vésperas. Foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um verdadeiro e admirável compêndio de cristologia da antiga Igreja, sendo um resumo expressivo do desejo de salvação de toda a humanidade, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espítito do Advento e do Natal.Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, através da interjeição «Ó», a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!». Aliás, todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, a cada dia invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento, mas entendido na plenitude do Novo:
17 de dezembro: "O Sapientia" (Ó Sabedoria, que saistes da boca do Altíssimo)
18 de dezembro: "O Adonai" (Ó meu Senhor, Guia da Casa de Israel)
19 de dezembro: "O Radix" (Ó Raiz de Jessé)
20 de dezembro: "O Clavis" (Ó Chave de Davi)
21 de dezembro: "O Oriens" (Ó Oriente, esplendor da Luz Eterna)
22 de dezembro: "O Rex gentium" (Ó Rei das Nações)
23 de dezembro: "O Emmanuel" (Ó Deus conosco)"
Sim, com “fiducia“e como ela digo: que lindo está o blog!
As VELAS: já são duas as que estão acesas, sinal de que a LUZ sem ocaso, Cristo, está perto. Mas são também um apelo a que nós sejamos luz – ou ao menos uma pequena centelha – a iluminar o mundo à nossa volta com a LUZ do AMOR de Deus.
Os SINOS que anunciam a chegada de Jesus Cristo ao mundo: ELE VEM!
Ele veio e deu-nos o DOM da Sua graça pelo baptismo, fazendo de nós ANUNCIADORES da Sua MENSAGEM, arautos do Seu AMOR.
O LAÇO VERMELHO: símbolo do laço do AMOR que nos une a todos – e falo aqui especialmente de nós todos os que formamos esta “FAMÍLIA RETALHOS” (creio que nos podemos chamar assim...). Muitos de nós não nos conhecemos pessoalmente mas, ao mesmo tempo, podemos dizer que nos conhecemos por aqueles pequenos bocadinhos – retalhos – que cada um vai dando de si e enriquecendo a todos os outros.
E a MÚSICA “Vai nascer”... E o TEXTO das “Antífonas Ó”...
Poderá haver melhor maneira de nos prepararmos para o Natal do que aqui, neste “pedacinho do céu”?
Obrigada, Frei, por tanto cuidado ao pormenor!
Parabéns Frei...Muito bom gosto o visual...lindas as músicas!Maravilha!
Muito feliz a escolha da Antífona do Ó...
Sirlene
OBRIGADA Frei pelo amor, dedicação e carinho com que embeleza este nosso "cantinho do céu". É verdade, está mesmo com espírito de Natal. Espírito de quem esperra a vinda de Alguém muito importante...!JESUS Menino - que todos os anos pede, que O acolhamos para renascer em cada um.Demos-lhe também nós um "presente": Deixemos que ELE entre no nosso coração, e cure tudo o que em nós necessita mecessita ser curado.
As Antífonas do Ó são evocadas na liurgia das horas, as vésperas, como já foi dito.
Cada antífona começa com "Ó", que sendo redondo sugere um ventre grávido, ou seja a última fase de gestação de um bébe. Certamente que uma semana antes do Natal Nossa Senhora estaria com um ventre bem visível.
A liturgia do Advento pretende tornar evidente a esperança de Nossa Senhoa, porque este tempo é de esperança. E cantando a antífona do Ó, "estamos sempre a cantar a Cristo". A última antífona do dia 23 é "Ó Emanuel", evocando precisamente "O nascimento de Jesus".
"Nesta altura toda a humanidade se volta para Maria, porque ela carrega em si o Messias prometido".
Olhemos para o blog, nós que tanto gostamos dele, que cada símbolo de natal, cada música,(sempre lindas) cada palavra, seja no nosso coração, expressão de Amor, para que a nossa boca fale daquilo que o coração está cheio.
Não farei comentário ao texto das “ Antífonas do Ó”, como deveria, porque, perdoem-me, não compreendo muito bem estas Orações, apesar de já ter aprendido muito com o que em “Retalhos” se refere. Sinceramente, só consigo senti-las como expressão dum Canto, dum Hino de louvor ou súplica, mas muito rebuscado nas imagens linguísticas que expressa. Isso dificulta-me o entendimento e a interiorização. Isso leva-me a pensar se um discurso mais simples não facilita o caminho para a relação com Deus. Recordo a simplicidade dos escritos de S. Francisco e de tantos outros: Que Hinos Belíssimos e que simplicidade!
Mas hoje fiquei triste ao visitar o blog. O Pai Natal fugiu! É que havia um Pai Natal a anunciar o tempo que corria, corria, corria, que parecia quer chegar a tempo de bater nas “portas do nosso coração” a dizer: “ – Não esqueças, ELE está a chegar! Vai, já tens pouco tempo. Prepara-te”.
Sinto a falta dele, quando entro no blog, mas respeito quem decidiu retirá-lo. Só que… eu achava-o alegre, simpático e mensageiro.
Enviar um comentário