 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

30 dezembro 2007

Sagrada Família

Hoje celebramos a Festa da Sagrada Família. É claro que todos os dias são dias de celebrar Maria, José e o Menino contudo, este é um dia para que os contemplemos com um olhar diferente, o olhar da ternura de Deus.
Deixo aqui a partilha que recebi e que não poderia ser melhor reflexão acerca do testemunho que nos vem desta entrega ao projecto do Pai.
Obrigado LM por enviar e partilhar connosco.
Da minha parte partilho a ternura – para mim assim o sinto – da simplicidade do presépio que fiz aqui junto à minha secretária. É também aqui que recordo os amigos.

"DIA DA SAGRADA FAMÍLIA!

Uma Família que acredita nos sonhos de Deus…
Os sonhos de Deus são diferentes dos nossos; e Mateus, introdu-los nas histórias de infância de Jesus: em sonhos, José recebe o anúncio do Anjo ( Mt.1,20), em sonhos os Magos são avisados para não voltarem a Herodes (Mt.2,12), em sonhos, José é advertido por mais três vezes (MT. 2, 13.19.22). Estes sonhos são constituídos apenas por palavras, Palavras do Senhor, que pedem para ser Acolhidas…
São uma maneira de apresentar a" Revelação da Vontade de Deus" aos dois esposos e de indicar a disponibilidade completa deles, e segui-la prontamente, sem qualquer resistência… E Eu (nós)? Como acolho (acolhemos) a PALAVRA?... Esta revelação?
Os problemas que a Sagrada Família teve de enfrentar também não foram simples…
Ao contrário do que acontece hoje nas famílias, onde os momentos de crise, as dificuldades, constituem por vezes motivo de separação, afastamento e desagregação familiar…
Na Família de Nazaré os obstáculos tornaram-se um estímulo ao diálogo, à união, no serviço ao mais fraco e mais necessitado de ajuda, a manter a mente e o Coração em DEUS… Eles moveram-se sempre juntos, estiveram sempre em sintonia, encontraram-se sempre de acordo nas Decisões a tomar… Aqui JESUS dá-nos o exemplo de Criança Frágil e Indefesa… protegido, acolhido com toda a TERNURA, por José e Maria… Eu como acolho Jesus disfarçado nas pessoas que sofrem, nos que perdem a esperança, naqueles que buscam o sentido da vida às apalpadelas, nas crianças maltratadas, nos velhinhos em solidão, e também nas pessoas que não sentem necessidade da Luz de Jesus…

O SEGREDO DA UNIÃO: Por AMOR, Renunciaram aos seus sonhos, e fizeram seu, o "Sonho de Deus"…
O Amor acumula sempre tesouros diante de Deus. O Amor Verdadeiro é sempre Gratuito e Incondicional… Foi o que aconteceu na Família de Nazaré.
Esta lição ajuda-nos a descobrir os sonhos de DEUS a nosso respeito…

Obrigado por me acolheres com alegria neste cantinho tão rico e tão belo, como o nosso blog.
OBRIGADA…

L.M."

6 comentários:

Anónimo disse...

Oração do Papa João Paulo II pela Família

"Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra.
Pai, que és amor e vida, faz que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, fonte da caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.
Faz que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.
Faz que as jovens gerações encontrem na família apoio para sua humanidade e para seu crescimento na verdade e no amor.
Faz que o amor reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, se revele mais forte que qualquer debilidade a qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias.
Faz, finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da Terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família.
Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amén"
REZEMOS POR TODAS AS FAMÍLIAS.

Anónimo disse...

Preparando hoje de manhã a Eucaristia com a leitura dos textos, detive-me nos sonhos de José, pensando em como a simplicidade daquele pai humano de Deus não o impediu de ver a Vontade do Pai a indicar-lhe o caminho a seguir para que ela se cumprisse. Admirei a coragem, a confiança cega de José, o cuidado em seguir a Vontade de Deus na protecção da Sua Família… e lembrei tantas famílias que conheço divididas pelos próprios sonhos, para quem os sonhos de uns impedem a realização dos de outros, em que o Dom da vida em comum não existe porque cada um vive os seus próprios sonhos sempre os sobrepondo aos dos outros. Pedi ao Pai por todos eles, alguns que me são tão próximos, que dê a cada um a capacidade de se anular nos seus sonhos egoístas para que a União entre eles possa acontecer. Pedi-a para mim também, que tantas vezes sonho no meu egoísmo esquecendo os sonhos dos que tenho à minha volta… Quantas vezes o meu sonho imediatista está tão longe do que Deus sonhou para mim, e eu não sei reconhecê-lo! Talvez por nunca ter tido uma família acolhedora e unida como a de Nazaré, pai e mãe sempre presentes como José e Maria, o Evangelho de hoje me tenha tocado tanto…
E aqui venho encontrar reflexão tão profunda sobre o Amor que por tudo se apaga a si próprio, se torna sempre Dom sem impor condições, se entrega a si próprio pelo Sonho do Pai, que sonha para cada um de nós o que de melhor há no Amor!
Obrigada, “LM”, por esta tão bela e tocante partilha!

Anónimo disse...

Obrigada "LM" pela sua partilha que nos serve de reflexão.

Neste dia da Sagrada Família, contemplo a pessoa de José, a sua liberdade interior, a sua capacidade de assumir o incompreensível, a sua entrega confiada nas mãos de Deus.

E eu?. Como lido com o inesperado da vida?
Como me deixo abalar por aquilo que não controlo ou não compreendo?
Como me entrego e renovo a minha confiança?

Hoje na homilia,depois de ouvir "bater tanto" nos pais, ainda mais me interpelei/inquietei sobre o que:
- Como primeira educadora o que é que eu fiz de errado?
- Onde está o Baptismo?
A Confirmação ou Crisma que você mesmo Frei, ajudou a preparar e orientou?
- Onde estão os valores que se tranmitiram em casa e aí?

Sei que o "Tempo" de Deus não é o meu! O "Sonho" de Deus não o meu! A "vondade" de Deus não é a minha vontade.
Perdoem-me os Amigos, hoje face à minha fragilidade humana, a minha partilha são apenas interrogações...!
Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe todas as famílis.
A si Frei OBRIGADO por nos ter a todos na simplicidade do seu presépio mais íntimo.
SEJA POR CARIDADE!

Anónimo disse...

Obrigada, LM, pela sua reflexão e partilha!

Tocaram-me, logo à partida, as duas frases de início: “Uma Família que acredita nos sonhos de Deus...” e “Os sonhos de Deus são diferentes dos nossos” (e se são, digo eu cá dentro, com algum suspiro...).

Li há algum tempo (os entendidos que me corrijam se estiver errada) que para a nossa saúde física e mental são indispensáveis os sonhos durante o sono porque é neles que o nosso subconsciente e inconsciente elabora e assimila as impressões e anseios do dia anterior (ou dos dias anteriores).

Aplico isto também à vida espiritual e religiosa. Também aí precisamos de sonhos, de projectos, de ideais. Quem não tem sonhos, não tem vida. Quem não tem diante de si um projecto de vida, não tem esperança, não tem futuro. Mas – e aqui vem o grande “mas” da questão – o essencial não são os “nossos” sonhos por vezes tão egoístas e mesquinhos. O mais importante é que estejamos atentos aos sonhos de Deus, às mensagens e aos apelos que Ele nos vem dando – quer em sonhos mesmo, quer na Palavra, quer através de pessoas ou acontecimentos – e que saibamos responder numa adesão sempre mais plena aos Seus planos que por vezes requerem a renúncia aos “nossos” planos. É um caminhar com passos muito pequeninos – e com alguns recuos também... – mas é só assim que chegaremos ao Pai.

Neste dia da Sagrada Família – como em todos os dias ao longo do ano – é sempre actual a prece do Pai-Nosso: “seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu”.

A si, Frei, um “obrigada” especial por partilhar connosco a imagem do “seu” presépio e, embora outros já o tenham dito, pela sua dedicação à “sua rosa” que é este nosso “cantinho do céu”.

SEJA POR CARIDADE!

Esperança

Anónimo disse...

Li as diferentes reflexões já apresentadas neste "cantinho". Sinto-me sufocada porque não tenho a mesma leitura dos factos narrados.
É inegável o Testemunho da Sagrada Família mas Ela assenta em Pessoas que são Santas, desde sempre, pelo que a sua existência é um acto sagrado para realizar o que Deus quer. Portanto, nela Todos são perfeitos, mesmo José que parecia duvidar. Mas é ele quem me toca muito pela esplendorosa proximidade com a humanidade de cada um de nós: no mais íntimo de si, no silêncio, José duvida, pensa, decide e age - aceita.
Os Evangelistas valorizam muito o "sonho" em todo o processo de consolidação e de Revelação na Sagrada Família. Pessoalmente, entendo-o como uma profunda relação com Deus, presente no coração de cada um, que os alerta para agirem acertadamente, consoante o seu papel no processo da Revelação de Deus como um Homem.
Os Dons da Sagrada Família são, penso eu, na minha ignorância e falta de formação, humanamente inatingíveis. Ela é Única e tinha que ser assim porque é Sacrário real de Deus. Porém, podemos olhá-La, acolhermo-nos à sua protecção, na singularidade da nossa fraqueza humana, e procurar seguir o Seu exemplo de entrega, silêncio e gratuidade.
Não duvido que esta é uma Graça de Deus que uma minoria de famílias, hoje, ainda tem. Todavia, em geral, quantas esperanças são desfeitas e derrubadas pela sucessão dos anos vividos em matrimónio!... Eu também sonhei muito. Hoje sei quanto custa permanecer em família para tentar não a destruir ainda mais. Que Eles me perdoem mas eu sinto que “Nazaré” não está ao alcance de todos!

Mª Teresa disse...

Boa tarde LM e ...Família Retalhos,
Belo o texto sobre Sagrada Família!
Muitas vezes , acredito, somos arrastados por "nuvens escuras" que nos fazem vacilar nos valores tão bem defendidos pela Sagrada Família... Não, eu teimo em resistir, não porque permaneça num mundo de duendes e fadas... muito aconteceu em meu redor... (e contínua se passando), mas PODEMOS DAR GRAÇAS A DEUS por casais "jovens (de espírito)" que se entendem TÃO BEM A G O R A !!!!! E há TANTOS! Pelo menos tenho a FELICIDADE de conhecer BEM VÁRIOS!!!!!!!!!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você