 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

25 dezembro 2007

O Verbo fez-se Carne... Jesus nasceu!

"O Verbo fez-se Carne e habitou entre nós, e vimos a Sua Glória de unigénito do Pai, cheio de graça e verdade!"

Meus amigos que por todos os cantos deste mundo entrais nesta janela que é o "Retalhos". Esta é a grande certeza que anima a vida de cada Cristão... Deus veio habitar no meio de nós...

Quantas palavras hoje poderiam descrever sentimentos, cânticos lindos e tradições por todo o mundo, Celebrações que de uma forma ou de outra marcaram, gestos e sorrisos, tantas coisas poderiam ser ditas...

Com esta primeira foto do presépio feito na igreja do nosso Seminário, e vislumbrando ao longe o Sacrário com um dos simples mas belíssimos arranjos florais, quero simplesmente dizer OBRIGADO A CRISTO por ter nascido por e para nós...

Obrigado a todos os que fostes sinal de nascimento nesta noite e neste dia...

Para todos vós os meus mais que sinceros votos para um Natal cheio de paz e alegria, dentro da fragilidade humana que somos, que Cristo possa dar algum alento e esperança.

Junto a este presépio e aos mais de dez espalhados por todo o Seminário recordo cada um de vós, mesmo os que não conheço, implorando do Menino Deus a bênção, a saúde e a paz.

Com um abraço fraterno de paz e bem!

Frei Albertino S. Rodrigues (O.F.M.)

9 comentários:

Anónimo disse...

Esta noite, Noite Santa, estive de joelhos diante do Presépio.
Em silêncio contemplei o Menino…
Queria dizer-Lhe tanto, oferecer-Lhe tanto, mas pensei cá para mim:
Quem sou eu para ter algo para oferecer a este Menino e Deus ao mesmo tempo?
Não sou como os Magos que Lhe trouxeram dádivas preciosas.
Nem sou como os pastores que Lhe ofereceram o melhor que tinham: uma lã para O aquecer,
um cordeirinho, algum leitinho…

E estava eu a «falar com os meus botões», quando ouço cá dentro, no íntimo do meu
coração, o Menino a falar-me:
Não queiras dar-Me coisas grandes ou vistosas.
Dá-me simplesmente o que tens…
Dá-me a tua pobreza e Eu te darei a Minha riqueza.
Dá-me a tua tristeza e Eu te darei a Minha alegria.
Dá-me a tua dor e Eu te darei o Meu alívio.
Dá-me o teu sofrimento e Eu te darei a Minha consolação.
Dá-me a tua fraqueza e Eu te darei a Minha força.
Dá-me a tua solidão e Eu estarei sempre contigo.
Dá-me o teu nada e Eu serei o teu TUDO!

Sim, mais uma vez me convenci de que, mais do que esperar prendas de mim, ELE quer SER
PRENDA para mim. ELE Se me quer dar hoje, esta Noite Santa, todos os dias…

Fez-se Natal no pobre presépio do meu coração…

Que seja SEMPRE NATAL, não apenas hoje!

Anónimo disse...

Posso agora, Emanuel Pequenino, encandeada pela Luz que vem desse Teu berço de madeira velha e palha, dar-TE Graças pela dureza e aridez da jornada que me fizeste percorrer para chegares a mim… não Te entendi quando me falaste - a minha linguagem não era a Tua!, não vi quando me mostraste o Teu caminho - o lume que usei na minha candeia não era o Teu! Assim querias preparasse a Tua vinda – sentindo conTigo a aspereza da viagem que fizeste no ventre de Tua e Nossa Mãe… e todo esse tempo foste Tu a aconchegar-me no Teu Coração!
Que lindo estavas hoje quando Te contemplei no Teu pobre berço! Que quente e suave o doce sorriso com que me esperavas! Que olhar tranquilo e acolhedor tinhas guardado para mim! Por Ti me enamorei há tanto tempo, por Ti me apaixonei hoje de novo! Mantém viva essa chama que me abrasa, Te peço! Só nela me quero consumir…

Anónimo disse...

Amiga "esperança", bem haja por esta partilha tão rica; depois do caminho sofrido para chegar a Belém, que bom deve ter sido para si "ser presenteada" assim pelo Menino Deus. O mesmo tem ELE para todos nós se lhe levamos o coração predisposto. Façamos como os Reis Magos, depois deste encontro com o MENINO, "voltemos por outro caminho".BEM HAJA AMIGO FREI POR SER...PRESENÇA DE JESUS NO MEIO DE NÓS.DEUS SEJA LOUVADO.
SEJA POR CARIDADE

Anónimo disse...

Relendo os comentários dos que visitam este espaço, me dou conta do quanto sou inapta para postar mensagens...Tudo que me ocorre soa como lugar comum diante da riqueza e beleza contidas nas mensagens, principalmente desta época de festas.Tentarei expressar a meu modo uma saudação generalizada a todos que acessam o blog, postando ou apenas lendo as meditações e os comentários:Seja o Natal para todos nós, iluminado pela estrela de Belém, derramando sua luz, em forma de Paz e Amor sem medidas, do mesmo modo inflamado como só este Nascituro sabe amar.
Sirlene

Anónimo disse...

Olá FREI AMIGO!
Acabo de chegar há pouco, e apesar ainda, da minha debilidade física,pela virose que apanhei, que me obrigou a três dias de jejum, uma mahã no hospital e todo o Natal na cama, vim a correr ao blog, recuperar forças exteriores e interioores.
E quanta paz. Quão belas partilhas. Quanta riqueza...!
Que bem decorado está o Blog Frei...!

Como é bom lêr,meditar, saborear tudo quanto aqui está para recuperar a aridez do meu Natal.
Só tive direito a assistir à missa do galo pela TV. Faltou-me a "COMUNHÃO" da qual tive muita necessidade.
Mas deu para pensar muito, reflectir, entrar dentro de mim própria e sentir-me guiada pela estrela até Belém, junto ao cural como os pastores. Olhar Aquele MENINO que quis mascer assim para nos mostrar grandes "Coisas". E perceber que:
o meu Natal ainda não é o Dele.
O meu coração ainda não é curral nem mangedoura.
as minhas dores e sofrimento,
a minhas vontade, ainda estão em primeiro lugar.
Como fico triste, por não ser ainda capaz de lhe dar o "Presente" que ELE merece. Porque sei que apesar do meu nada, da minha pobreza, da minha tenda esfarrapada, ELE me ama tal como sou e me aceita assim.
Que ELE me reconduza todos os dias até "BELÉM", até à "JERUSALÉM CELESTE".

OBRIGADA Frei mais uma vez, pela sua dedicação ao pormenor na beleza deste cantinho do céu. E pela sua oração também.

Albertino disse...

Continuamos a rezar uns pelos outros para que, a aridez da vida e o menos bom que ela tem possa ser iluminado pela certeza de que ELE é a nossa paz.
Rezo.

Anónimo disse...

Alegria,
hoje recebi uma LUZ, prova viva da tua dedicação ao mundo e aos amigos...
Ogima

Albertino disse...

"Ogima"

A dedicação existe porque os Amigos, que fazem parte do meu "mundo", são um bem precioso e já que mais não possa dar, que pelo menos o meu tempo possa ser DOM...
Essa LUZ que pedi e que partilhas-te, na hora da chegada, comigo é a certeza que sempre tive de que, a Mãe, jamais deixaria de atender a quem tanto a quereria servir e amar com os pedaços da sua vida.
Tenho certeza que Ela será o caminho e a orientação.
Contigo em cada momento que diante d'Ela fores sinal de serviço.

Anónimo disse...

Irmão e Amigo! Obrigada por esta partilha, por toda a dedicação, e enriquecimento desta maravilha de blog que é para todos nós uma preciosidade…
OBRIGADA!...



Deus revela a Sua justiça

Como é diferente a da minha, SENHOR, a Tua justiça

O meu hino, hoje, abre-se na terra com um grito de ALEGRIA:
«O VERBO É A LUZ VERDADEIR.» Jesus! Tu és a Luz VERDADEIRA E AUTÊNTICA, em contraposição ao cintilar ilusório, aos fogos de artifício, às miragens, aos clarões enganadores projectados pela sabedoria dos homens…
A este meu GRITO ENTUSIÁSTICO contrapõe-se, porém, uma lamentação:
«o mundo… não O conheceu.» É a recusa, a oposição o fechar-se à LUZ…
Os homens preferem a obscuridade…a confiar neste JESUS TERNURA…
Mas, a quem NELE confia é concedido «um DIREITO» INAUDITO: o de se tornar filho de Deus. É o nascer do alto que Jesus fala a Nicodemos (Jo.3,3), renascer este que não tem nada a ver com o nascimento natural que está ligado à sexualidade, ao querer do homem. A GERAÇÃO de Deus é de outra ordem, é OBRA DO ESPÍRITO…
NATAL! Grande Mistério de Deus que por AMOR se despoja da Sua Glória, anula-Se a Si mesmo e vem habitar a nossa tenda…
D’ELE contemplamos a «Glória», ou seja, os sinais da Sua Presença, e os Seus Gestos Omnipotentes…ELE é a Plenitude do Amor Fiel. ELE é a demonstração irrefutável de que nada poderá nunca superar o Seu Poder e a SUA Benevolência…

Neste momento sinto que é possível ver realmente, concretamente a Deus, observando Jesus… Para conhecer o PAI, não é necessário elaborar raciocínios filosóficos ou perder-se em dissertações subtis…Basta contemplar Cristo, observar aquilo que FAZ, o que DIZ, o que ENSINA, como Se comporta, como AMA, a quem prefere, com quem convive, com que vai jantar, quem escolhe, quem repreende, quem defende…Basta sobretudo contemplá-LO no momento mais alto da SUA «Glória», quando é elevado na Cruz… Nesta suma manifestação de AMOR, O PAI disse Tudo…

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você