O tempo da espera do Messias leva-nos a querer ir sempre mais além. Tal como o Povo resgatado da escravidão, pela mão de Moisés, assim nós nos sentimos num caminho que nem sempre conhecemos contudo, sabemos que é aquele que Ele nos pede para seguir. No final, bem lá no final, sentimos que, na Sua grande bondade, alguma coisa Ele tem preparada para nós. Preparar o caminho de e com Cristo, é fazer uma introspecção à nossa vida, olhar para a nossa realidade humana e aprender a caminhar, não pelos passos levados pela areia, mas pelos horizontes que se projectam no nosso olhar e no nosso coração. É aí que Cristo se torna a meta para a qual caminhamos em tempo de esperança.
Isaias preconiza esse tempo em que se cumprirá a promessa do Pai: "Eles serão o meu Povo e Eu serei o Seu Deus". É este profeta que nos aponta para a realidade de um Deus Emanuel, um Deus connosco, que nascerá de uma Virgem sem mácula concebida.
João Baptista aponta o mesmo caminho para o qual é preciso o arrependimento, a conversão e o Baptismo. Preparar a realização da Promessa não se pode fazer apenas com palavras soltas mas com a verdade da graça de Deus que em nós habita desde sempre. É Ele que vem ao nosso encontro, que toma a iniciativa de se aproximar de nós, de nos salvar.
Maria, mais do que apontar, revela a meta, a LUZ das nações que vem para trazer a Salvação de Deus. Ela não entende, mas aceita o desafio sagrado que o mensageiro de Deus lhE lança: "Conceberás e darás à luz um filho ao qual porás o nome de Jesus..."
Ela torna-se a nova Eva proclamada pela Escritura e cantada nas nossas antífonas: "Por Eva foi fechada aos homens a porta do céu e a todos foi de novo aberta por Maria".
A Mulher de Nazaré torna, desta forma, a mensageira do Deus feito homem. Maria traz em si a Palavra e a vontade do Pai: o ser humano/divino do Filho e a graça transformadora do Espírito.
"Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Pois logo que o eco da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu seio...", assim nos revela Isabel a grande certeza de uma simples e pobre Mulher que não é mais uma qualquer do seu tempo ou mesmo de toda a história.
Ela é "feliz porque acreditou" e exclama: "a minha alma glorifica o Senhor... porque pôs os olhos na humildade da Sua Serva...".
Ela acreditou ser possível o cumprimento da vontade do PAI. Coloquemos este tempo da esperança nas suas mãos e coração. Que toda a humanidade sinta em Maria a força para o caminho que leva a Jesus.
Aqui queremos também fazer sentir este tempo que nos separa do nascimento do Messias. Aos poucos mudaremos pequenas coisas que possam acompanhar o ritmo do nosso caminho.
Vem Senhor, vem salvar o Teu Povo!
MARANATHA!



15 comentários:
Obrigada pelas alterações que foi introduzindo no blog para nos fazer sentir que a chegada dELE se aproxima.
O texto “dá pano para mangas” e leva-nos a reflectir sobre as personagens principais deste tempo e a deixar-nos conduzir ao ponto alto do Advento que é o novo nascimento de Jesus em nós mesmos e nas realidades à nossa volta.
Imagem, texto, música – dá mesmo gosto de ESTAR aqui neste “cantinho do céu”...
Num pequeno calendário de Advento com umas frases de reflexão para cada dia encontrei esta «Declaração de amor ao Advento»
“Como posso mostrar-te quanto te aprecio e estou agradecido pelos dias especiais que me ofereces também este ano – Advento, tempo sagrado?
Como posso configurar-te com dignidade e honrar-te em meio a tanta superficialidade que nos quer distrair – Advento, tempo de interioridade?
Como posso viver-te em oração e ser mais atencioso para com as pessoas, quando se alastra tanta indiferença mortal – Advento, tempo de seriedade?
Como posso celebrar-te dignamente em meio a tanto activismo e inquietude ruidosa que nos quer contagiar – Advento, tempo de graças?”
(Paul Weismantel – a tradução é da minha autoria)
SEJA POR CARIDADE!
Esperar…
Espera dolorosa esta,
A espera de esperar o tempo da espera…
Assim desespero enquanto espero
Que o tempo chegue!...
A casa a preparar está vazia,
Apenas ecoa o som da amargura
No chão de pedra nua,
Gelada, a reflectir a luta travada
Na sua imensidão negra.
Nada aí enfeita a espera
De quem se espera no desespero…
Não tenho mesa onde sentá-lO,
Ou lume para aquecê-lO,
Nada tenho para lhE dar,
Somente a escuridão que me habita,
O peso da dor intensa,
Da entrega apodrecida…
E esperar,
Apenas esperar desesperadamente
Que o tempo venha,
Fingir que a Paz existe,
Que o nunca será hoje
E o tempo chegará…
Foi o que explodiu cá dentro há pouco depois de reler e tentar saborear o texto que escreveu no blog, Frei… contava terminar o meu dia com a Paz com que o comecei, cansada mas em Paz... Como é possível que o mesmo texto provoque reacções tão opostas em momentos diferentes?! Não sei se o caminho que vejo será o caminho que Deus desenhou para mim, mesmo tentando adivinhar um horizonte de onde Ele se vem aproximando. Quereria ter a humildade, simplicidade, capacidade de aceitação da Mãe para saber esperar o tempo de Deus, saber preparar a Sua vinda…
MR
MR
Obrigado pela partilha e sensibilidade. É de pequenos retalhos e sensibilidades que se faz a riqueza deste blog.
Recordo-lhe que para Isaías, João, Maria, Isabel, Francisco e Clara, João Paulo II e Teresa de Calcutá... entre tantos... o caminho não foi fácil mas nunca desistiram de acreditar que ELE está e quer salvar.
Confiemos na certeza de que somos muitos a olhar o chão nú e empobrecido e que isso nos deve remeter a olhar para o sol, o SOL NASCENTE... Jesus. Rezo...
Frei!
Que lindo está o nosso Blog !
Com novos símbolos que nos lembram o caminho que temos que fazer neste Tempo de Espera...!
Tempo de conversão, arrependimento.
Tempo de abrir o coração Àquele que Vem!
João Baptista é em cada ano, uma figura deste tempo de Advento.
A figura de João Baptista obriga-nos a questionar as nossas prioridades e valores fundamentais.
Mistério admirável!
Deus amou-nos primeiro, deu o primeiro passo. Deu-nos o Seu muito amado Filho. Os nossos presentes de Natal recordam-nos esse dom ou presente de Deus
Mistério admirável!
O Filho de Deus nasceu na pobreza dum presépio. Maria envolveu-O em panos e recostou-O na manjedoura. Esta pobreza recorda-nos que a nossa grande riqueza é Jesus Cristo.
Mistério admirável!
Os pastores foram os primeiros a visitar o Menino. Sentiram uma enorme alegria e foram anunciar que tinham visto o Salvador. São os simples, como os pastores, a anunciar a alegria de acreditar.
Mistério admirável!
Naria observava tudo o que ia acontecendo e meditava no seu coração.
Como Maria, façamos silêncio no meio do bulício da festa de Natal, para contemplar este mistério: Deus fez-se um de nós.
AMIGO FREI, PAZ E BEM!
Na passada sexta feira, as minhas crianças fizeram uma visita de estudo; no final do dia, uma das mais pequeninas, não encontrando palavras para dizer aos pais a alegria que sentia,simplesmente dava pulos de contente ao mesmo tempo que batia as palmas...
Queria eu agora ter essa essa simplicidade de criança e fazer o mesmo ao encontrar este espaço com UM AR TÃO FESTIVO, TAL É A ALEGRIA QUE NOS TRAZ AO CORAÇÃO.
Neste tempo de espera do MENINO QUE VEM, fez-me lembrar uma passagem do "Principezinho", "...se tu chegas às cinco horas, às três eu já estou feliz...".
E na verdade, ao ler o seu comentário eu só posso dizer: NÃO TENHA A MENOR DÚVIDA, de que todos corremos para aqui em busca de Deus. A sua entrega, doação da sua vida, presente nas reflexões e na RENOVAÇÃO DE "RETALHOS" que nos oferece bem como a partilha de todos os que aqui vimos, fizeram deste espaço "...tempo de graça, de encontro e oração", VERDADEIRO APOSTOLADO, usando as novas tecnologias, pondo-as ao serviço da Evangelização. É claro que não o imagino a si, a ter tempo para ver um jogo de futebol, sistemáticamente, na TV(como qualquer um de nós, simples mortais).
Graças à descoberta recente deste espaço, este ano estou a viver o ADVENTO de uma forma mais profunda e intensa. Desculpe repetir, nem imagina o bem que a TODOS NOS FAZ.
Só me resta pedir a Jesus que o FORTALEÇA, ABENÇOE E LHE DÊ A SUA PAZ. NÃO DESISTA, FORÇA E CONTE CONNOSCO.
SEJA POR CARIDADE
Maresia...
Poucos sabem o quanto eu sou sensível ao diálogo do principezinho com a raposa. Esse conhecer uns passos diferentes dos outros, esperar bem antes da hora só pela alegria do reencontro, esse cuidar da rosa que passa a ser única no mundo...
É assim que trato este espaço... por isso lhe incluí uma rosa branca junto à minha foto no cabeçalho... essa rosa é este tempo que dedico, verdade, não ao futebol mas aqui. Confesso o meu pecado, tantas vezes descuro outras coisas importantes para mim mesmo e para a minha vida mas... esta é uma daspétalas da minha rosa... também eu rezo mais aqui, espero não escandalizar ninguém, do que de joelhos na capela. Pergunto a mim mesmo que faria Clara e Francisco nos nossos dias...
Não substituo o Sacrário pelo monitor, JAMAIS, mas é uma verdade, nunca vivi uma quaresma tão grande e um advento tão vivido como desde que todos os dias procuro beber e dar de beber neste espaço. São os caminhos de DEus, creio... e ELE também me cativou através da blogosfera e, "porque somos responsáveis pelos que cativamos", ELE será responsável também por mim, por nós..
Seja por caridade...
A respeito do blog.
A impressão que me causa ao abrir diariamente o "Retalhos" é estar diante de um trabalho que reflete o zelo, a vocação, a entrega incondicional de alguém, pelo que faz. Tenho portanto muito respeito por tudo que ali vejo, e fico a imaginar a torrente de entusiasmo ali derramada. É claro que o
essencial é a meditação principal, mas em cada detalhe há a indispensável colaboração. Tudo irradia vida, e o que uma vida traz em si. E vida jovem, cheia de vigor e dinamismo. Mas traz algo que é novo para todos nós que
aprendemos a nos alimentar espiritualmente nesta sala de encontros: traz a
novidade desta Igreja em movimento. Num trocadilho espirituoso, dizia o Frei
Luiz Sartori em suas pregações: "Não é bom "movimentos da Igreja" ,mas é salutar ver a " Igreja em movimento". Porque, movimento da Igreja, dá
idéia de "panelinhas" de segregações, enqunto que a Igreja em movimento, congrega, acolhe para seu seio a Igreja Universal...
Daí, mais uma vez evoco os Franciscanos em Maputo, que iniciavam as celebrações da Eucaristia, sempre, lembrando:"Em união com a Igreja Universal, estamos aqui.... Esta chamada, para quem está longe do seu chão é
um afago!
Retalhos, nos dá esse afago .Aqui somos Igreja. Estamos Universalmente Unidos na mesma Fé, aonde quer que fisicamente estejamos.
Tudo isto, graças a alguém que com sua alma de artista e um coração doado ao Amado, sabe repartir conosco a riqueza de sua espiritualidade!
Esta é a emoção que me passa quando acesso ao Retalhos.
Obrigada, Frei Albertino e que Deus o recompense!
Sirlene
Sirlene.
Que bom ver que os retalhos unem o mundo, a Igreja e os amigos. Que bom ver o quanto no Brasil tanta gente entra nesta "sala de encontro".
A si e a todos agradeço tantas palavras de estímulo. Posso dizer-vos que em muitas coisas tenho errado na vida mas que este blog, no último ano, me tem feito sentir mais em Ecclesia, em comunhão com Deus e com os irmãos. Cada coisa que aprendo sinto emergente a vontade de a partilhar com todos e tantas coisas eu já aprendi através de todos.
A minha gratidão na certeza de que todas as horas - e ultimamente têm sido muitas - que dedico a este espaço são caminho de esperança que um dia o Pai considere no cânones celestes. Para mim o tempo dedicado aqui é tempo de graça, de encontro e oração. Quisera eu, soubesse eu e muito mais longe iria...
Grato a todos...
SEI que Ele está, que quer salvar, apenas não sei onde encontrá-lO neste momento… e não sei esperar, nunca soube! Senti que os textos da Eucaristia hoje, as introduções, a homilia, o cântico de Comunhão, tudo me empurrava a avançar, mas… para onde? Assim se espera um Menino tão desejado, sem ter onde ou como alojá-lO?...
“MR“,
sei de experiência própria quanto é doloroso esperar “sem esperança”.
Mas sei – também de experiência própria – como é bom descobrir que o “lugar” onde acolher o tão desejado Menino é dentro de nós mesmos, no mais íntimo do nosso ser, da nossa existência, da nossa história.
Por isso, olhe para dentro de si “com olhos de ver” e – tenho a certeza – descobrirá que ELE JÁ ESTÁ no seu espaço mais íntimo, à espera de Se encontrar consigo.
Deus está muito mais desejoso de Se encontrar connosco, em Jesus Cristo, do que nós humanos podemos imaginar. O desejo dELE de estar connosco – EMANUEL – é muito maior do que o nosso anseio de O encontrarmos nas nossas vidas, a tal ponto de ELE Se ter tornado EUCARISTIA para permanecer connosco – PARA SEMPRE!
Desejo-lhe, MR, que se faça verdadeiramente NATAL no seu coração...
Obrigada, Esperança!
É o que, apesar de tudo, luto para não perder – a Esperança… de vir a encontrá-lO, como diz, no meu mais íntimo que apenas reservo para ELE. É onde acabo sempre, só, por encontrá-lO! As suas palavras relembraram-mo, bem haja por isso!, pela delicadeza das suas palavras e por partilhar o seu sentir, a sua experiência de vida… Sei que sou eu que O aprisiono nas minhas barreiras, que O não deixo brotar, talvez por cuidar essa minha rosa com todo o carinho e atenção, desespero quando a não vejo florir no seu tempo…
"No meio de nós está alguém que vós não conheceis.
É esse que há-de vir depois de mim".
Assim falava João Baptista àqueles
que buscavam o Messias.
Desperta a luz que há em cada um de nós a fim de que o mundo descubra que a Salvação já veio,está no meio de nós e chama-se JESUS CRISTO.
Aquele que veio,
que vem.
Mas que está ainda por vir!
Paz e Bem
Alda
Advento - Tempo de espera e Preparação
Espera de Paz e Fraternidade,
Espera de Justiça e Serenidade,
Espera de Amor Fraternal e de Acolhimento,
Espera de pequenos sinais, que nos enchem o coração de Alegria.
Diz o ditado “Quem espera sempre alcança”, é verdade…
Este tempo de espera prepara-nos para o Encontro,
Encontro com a Esperança no Menino que “nasce” todos os anos, e nos sensibiliza a “abrir” os nossos corações ao Perdão, ao Amor e à Comunhão.
É tempo de acreditar no Amor!
Ter Fé!
É tempo de ter Esperança!
Crer que o futuro será bem melhor...
Feliz és tu Mãe, porque acreditaste; ensina-me a acreditar, mesmo sem entender, que terá cumprimento tudo o que o Bom Deus planeou para a vida de cada um de nós, que tudo um dia fará sentido. Assim esperarei, vigilante...
Seja por Caridade.
Amigo! Graças pela partilha/Reflexão, com que sempre nos enriquece e ajuda a prepararmos o BERÇO!...
Neste tempo de Advento muitas perguntas interpelam interiormente o meu coração, e o vão transformando num forte convite à conversão…à vigilância… a ser Luz…
Só que nem sempre, irradio Luz à minha volta… às vezes a vida também é feita de sombras… mas também, e, sobretudo de Luzes…
Prendas, e mais prendas se trocam, musicas que pretendem ser um convite à alegria. Mas de que alegria se trata?...
Jesus! Mas há ainda outras muitas coisas que me preocupam…
Os homens trocam a alegria pelo prazer, o que desaparece de imediato: que engano!...
Não entendem que a Alegria é o frémito da Alma que chega a Belém, vê Deus e fica fascinada, deixando-se envolver na Festa do puro AMOR!...
Será esta a nossa Alegria? Será este o nosso Natal?..
Como gostaria que assim fosse meu Jesus…Converte-me ao Teu Amor…
Enviar um comentário