O texto que aqui estava foi republicado a 4 de Dezembro de 2010 no Retalhos 2 em
http://betus-pax2.blogspot.com
3
comentários:
Anónimo
disse...
Frei Albertino, Como são ricas as leituras sobre o Advento e esta sua sugestão nos clareia mais o espírito na meditação em preparo para esta " primeira vinda" de Cristo. Sobre a dupla vinda de Cristo,a de Misericórdia (Cristo se humilha, se faz homem e vem à Terra ) e a de Justiça (no fim do Mundo) em que Jesus aparecerá cheio de majestade e glória como juíz e Supremo Remunerador dos homens, a Liturgia do Advento , nos prepara alertando:
"...a sentença que o Filho do Homem há de proferir quando vier pela segunda vez a este mundo, dependerá do acolhimento que os homens LHE tiverem feito na primeira vinda."
Estas verdades aprendemos desde tenra idade...importa a recordação para que nos inquietemos e olhemos à luz da honestidade, de acordo com o nosso dever de estado, se somos verdadeiramente merecedores de inclusão aos eleitos.Eu sou joio ou trigo?A resposta virá do Juiz Supremo! Sirlene
OBRIGADO pela sua explicação sobre: Origem e símbolos. São muito sugestivos e na verdade ajudam-nos a mergulhar e a vivenciar melhor este tempo forte…Bem-haja… O Advento é para prepararmos «os caminhos do Senhor», para «endireitar» as veredas da nossa vida. Isaías anuncia a alegria da libertação do exílio; João Batista aponta para o «mais forte» que vai nascer; Maria dá-nos o Menino Deus cujo nascimento e aniversário festejamos. Nós aguardamos, escutando a «voz que clama no deserto» e contemplando o silêncio de Maria, o mistério luminoso de Deus que vem a nós, nascendo no mundo. O precursor de Jesus exorta-nos à conversão. A conversão que se nos pede pode passar pela leitura da PALAVRA de DEUS, sós e/ ou em grupo, pela meditação, por tempos de silêncio para reflexão, oração pessoal, por exercitação da fantasia para descobrir caminhos de acesso ao próximo, em especial aos verdadeiramente mais necessitados. Talvez mesmo um Advento em que nos decidamos a retomar práticas antigas que, para alguns já fora de moda, podem voltar a ser modernas: novena do natal, recitação do terço, visitar um doente, e tantas outras coisas boas…que podemos fazer…Tem tudo a ver com Aquele que veio e que vem, e que já está entre nós. O Natal traz-nos alegria, cuja causa é a inserção de Deus na nossa Historia da Humanidade frágil, pecadora, necessitada da presença Divina, providencial, em todos os momentos… Jesus veio, vem, para ficar connosco, sofrer connosco, alegrar-se connosco, morrer connosco, ressuscitar connosco…
Amigas "Sirlene" e "Xana", que belos e profundos os vossos comentários.Força, continuem; levem "Retalhos" a outros(as) como presente de Natal, pois é assim que o farei. Vamos dar a conhecer "esta fonte", para que outros peregrinos aqui se possam saciar...Gostei daquela ideia de retomar gestos e atitudes que ajudam a cultivar o espírito natalício... A si Amigo, bem haja por toda a explicação dada sobre este Tempo de Advento. Gostaria ainda de partilhar uma frase que ouvi na homilia de hoje, na minha paróquia e que me fez lembrar este cantinho do céu: "Quando olhardes para quem vos aponta para o Alto, não fiqueis a olhar a mão que apontou, mas sim o Alto". Também "Retalhos" nos aponta para Deus; por isso quando aqui vimos e aqui estamos é sempre ao Coração de Deus que somos conduzidos. Entre todos os pormenores com que este espaço está enriquecido, encontrei uma Petição pela Vida; nada mais apropriado, para este tempo de espera, pelo Senhor da Vida. Vou assinar. É um forte apelo à nossa consciência...
Você sabia que: Na Páscoa, o símbolo da luz associa-se ao
conhecimento, a tomar consciência de algo novo frente à escuridão da ignorância.
Por isso a luz é vida e salvação.
3 comentários:
Frei Albertino,
Como são ricas as leituras sobre o Advento e esta sua sugestão nos clareia mais o espírito na meditação em preparo para esta " primeira vinda" de Cristo.
Sobre a dupla vinda de Cristo,a de Misericórdia (Cristo se humilha, se faz homem e vem à Terra ) e a de Justiça (no fim do Mundo) em que Jesus aparecerá cheio de majestade e glória como juíz e Supremo Remunerador dos homens, a Liturgia do Advento , nos prepara alertando:
"...a sentença que o Filho do Homem há de proferir quando vier pela segunda vez a este mundo, dependerá do acolhimento que os homens LHE tiverem feito na primeira vinda."
Estas verdades aprendemos desde tenra idade...importa a recordação para que nos inquietemos e olhemos à luz da honestidade, de acordo com o nosso dever de estado, se somos verdadeiramente merecedores de inclusão aos eleitos.Eu sou joio ou trigo?A resposta virá do Juiz Supremo!
Sirlene
OBRIGADO pela sua explicação sobre: Origem e símbolos.
São muito sugestivos e na verdade ajudam-nos a mergulhar e a vivenciar melhor este tempo forte…Bem-haja…
O Advento é para prepararmos «os caminhos do Senhor», para «endireitar» as veredas da nossa vida. Isaías anuncia a alegria da libertação do exílio; João Batista aponta para o «mais forte» que vai nascer; Maria dá-nos o Menino Deus cujo nascimento e aniversário festejamos. Nós aguardamos, escutando a «voz que clama no deserto» e contemplando o silêncio de Maria, o mistério luminoso de Deus que vem a nós, nascendo no mundo. O precursor de Jesus exorta-nos à conversão.
A conversão que se nos pede pode passar pela leitura da PALAVRA de DEUS, sós e/ ou em grupo, pela meditação, por tempos de silêncio para reflexão, oração pessoal, por exercitação da fantasia para descobrir caminhos de acesso ao próximo, em especial aos verdadeiramente mais necessitados. Talvez mesmo um Advento em que nos decidamos a retomar práticas antigas que, para alguns já fora de moda, podem voltar a ser modernas: novena do natal, recitação do terço, visitar um doente, e tantas outras coisas boas…que podemos fazer…Tem tudo a ver com Aquele que veio e que vem, e que já está entre nós.
O Natal traz-nos alegria, cuja causa é a inserção de Deus na nossa Historia da Humanidade frágil, pecadora, necessitada da presença Divina, providencial, em todos os momentos… Jesus veio, vem, para ficar connosco, sofrer connosco, alegrar-se connosco, morrer connosco, ressuscitar connosco…
Amigas "Sirlene" e "Xana", que belos e profundos os vossos comentários.Força, continuem; levem "Retalhos" a outros(as) como presente de Natal, pois é assim que o farei. Vamos dar a conhecer "esta fonte", para que outros peregrinos aqui se possam saciar...Gostei daquela ideia de retomar gestos e atitudes que ajudam a cultivar o espírito natalício...
A si Amigo, bem haja por toda a explicação dada sobre este Tempo de Advento.
Gostaria ainda de partilhar uma frase que ouvi na homilia de hoje, na minha paróquia e que me fez lembrar este cantinho do céu:
"Quando olhardes para quem vos aponta para o Alto, não fiqueis a olhar a mão que apontou, mas sim o Alto".
Também "Retalhos" nos aponta para Deus; por isso quando aqui vimos e aqui estamos é sempre ao Coração de Deus que somos conduzidos.
Entre todos os pormenores com que este espaço está enriquecido, encontrei uma Petição pela Vida; nada mais apropriado, para este tempo de espera, pelo Senhor da Vida. Vou assinar. É um forte apelo à nossa consciência...
Enviar um comentário