Acabo de receber esta pequena reflexão acerca do diálogo de Cristo com Satanás, reflexão para a nossa vida no Domingo passado e porque é um “retalho” enriquecedor para todos nós aqui fica com o pseudónimo do seu autor:“Queria partilhar convosco uma das leituras deste 1º Domingo da Quaresma, (3ª Leitura - o Evangelho - Mt 4,1-11), onde Jesus tal como todos nós é tentado. Quem já não viveu no seu dia a dia as mesmas situações?
Por isso queria relembrar neste pequeno espaço a força e determinação que nos deve guiar todos os dias, mais ainda neste tempo da Quaresma em que devemos reflectir de uma forma particular.
Tal como o Espírito conduziu Jesus ao deserto, devemos também cada um de nós procurar o seu deserto, não no seu sentido real, mas antes a um deserto semanal que nos permita reflectir e onde seja possível confrontar interiormente as nossas atitudes perante as tentações dos dias de hoje.
Ele que jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome.
Será que também nós não partilharemos dessa fome, nos nossos gestos, nas nossas atitudes, na forma como pomos em prática a nossa Fé no dia a dia? Diz São Mateus, que o tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães.»
Respondeu-lhe Jesus: «Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.»
Então, o diabo conduziu-o à cidade santa e, colocando-o sobre o pináculo do templo, disse-lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito: Dará a teu respeito ordens aos seus anjos, eles suster-te-ão nas suas mãos para que os teus pés não se firam nalguma pedra.»
Disse-lhe Jesus: «Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!»
Em seguida, o diabo conduziu-o a um monte muito alto e, mostrando-lhe todos os reinos do mundo com a sua glória, disse-lhe:
«Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.»
Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.»
Então, o diabo deixou-o e chegaram os anjos e serviram-no.
Permita também o Senhor, que cada um vá ao encontro do que está escrito, de forma a permitir uma reflexão interior, neste tempo da Quaresma.”
(ogimA)
Permita também o Senhor, que cada um vá ao encontro do que está escrito, de forma a permitir uma reflexão interior, neste tempo da Quaresma.”
(ogimA)
Obrigado “ogimA” pela simplicidade e pela tónica deixada, acima de tudo, ao “está escrito” de Jesus. Cristo escreve na nossa vida tantos caminhos com tantos obstáculos e encruzilhadas… quantas vezes não somos, todos nós, capazes de olhar ara o amanhã e lembrar que ELE escreveu no nosso coração a palavra “CONFIA…”
Que saibamos olhar para as fraquezas que compõem o que somos e fugir às tentações que tentam Deus. Obrigado…



7 comentários:
Ao Amigo de "Retalhos" que escreveu esta bela partilha/reflexão, de que muito gostei...
Amigo, tenho por meu jeito, trazer de cada Eucaristia, uma frase/pensamento e como "o meu disco rígido" é já um pouco antigo, já vai ficando muito cheio, costumo por isso, escrever num pequeno bloco; no Domingo passado escrevi precisamente esta frase:"...nem só de pão vive o homem..." pelo contraste que ela me apresenta, neste mundo tão vivido essencialmente com base nas coisas materiais e tão pouco à Luz da Fé.
Bem haja pela partilha, continue...
Obrigada, “ogimA”, pela partilha!
À semelhança de “maresia”, tenho como propósito de Quaresma tirar das leituras da Missa de cada dia uma palavra-chave a orientar a minha vida (foi uma sugestão do Frei numa homilia na igreja da Luz, na Quaresma no ano passado…). Quero, assim, viver a Quaresma mais conscientemente ao ritmo da Palavra de Deus.
No entanto, o «está escrito» não se aplica apenas à Palavra de Deus na Sagrada Escritura, como referiu – e muito bem – o Frei. Vale também para as outras «palavras» escritas por Deus no livro da vida de cada um de nós. Nem sempre Lhe entendemos a «escrita» e muito menos ainda o conteúdo e o significado…
Creio que podemos dizer que todas as páginas do livro da nossa vida trazem como cabeçalho a palavra AMOR. E mais: são especialmente aquelas páginas com conteúdos incompreensíveis ao nosso entendimento humano, que trazem em letras bem gordas: AMO-TE COMO A MENINA DOS MEUS OLHOS!
Por isso, peço a Deus por todos nós:
Senhor, dá-nos FÉ e CONFIANÇA para nunca duvidarmos da Tua Palavra nas nossas vidas…
Depois de um dia dificil de trabalho que só acaba agora, venho aqui rezar.Que reconfortante deparar-me com este texto/reflexão e os comentários de "Maresia" e "Esperança", obrigada a todos. Ajudaram-me nesta hora de fraqueza e cansaço... REZO.
Obrigada "Ogima", por esta partilha.
Verdade que todos somos tentados. Diáriamente as tentações batem à nossa porta das mais variadas maneiras.
Temos a arma para vencer a tentação: a Palavra de Deus. Foi com ela que Jesus venceu a Satanás. Ela é mais poderosa que uma espada de dois gumes (Heb.4:12). Quando vencemos enchemos o coração do Pai de alegria e envergonhamos o demónio, pois é cumprida em nós a Palavra do Senhor de que em tudo somos nós mais do que vencedores(Rom 8:37).
A privação da posse,do poder, e do prazer deste mundo não se compara com a Glória que havemos de possuir quando tudo se consumir em todos (Rom 8:18-25).
É verdade, como disse o Frei, Jesus escreve na nossa vida todos os dias,tantas cartas, conhecidas/desconhecidas. Uma para cada dia e cada situação. ELE tem um plano para cada um de nós, não o conhecemos, mas se estivermos atentos e vigilantes começamos a entendê-lo. Temos uma certeza: é sempre um plano de Amor, e o melhor que o Pai quer para cada um dos seus filhos.
CONFIEMOS! não é fácil...! face ás nossas fraquezas.
Obrigada “ogimA”. Gostei desta simples e bela partilha/reflexão…
Se na verdade sentirmos a Quaresma em profundidade, tempo, e um caminho de misericórdia, acolhemos, vivemos e testemunhamos com a nossa vida quotidiana, a Misericórdia do Mestre, que decide subir a Jerusalém, percorrendo um caminho de sofrimento, abandono e humilhação. Apesar disso, não desiste de ser fiel ao plano do PAI e em total abandono e confiança nas suas mãos, entrega a sua vida por cada um de nós…
Que este Amor e esta paixão do Senhor Jesus por nós, fortaleça a nossa capacidade de DOAÇÃO e CONFIANÇA, para prosseguir a nossa aventura pessoal, de viver a Quaresma como um caminho de Verdadeira LIBERTAÇÃO…
Frei Amigo...e porque nem só de trabalho vive o Homem, ontem "perdi-me" ao chegar a casa, depois de uma semana muito ocupada.
Larguei os sacos, e para retemperar forças, vim aqui e procurando também recuperar o tempo perdido (uma vez que andei a remar contra as novas tecnologias e só conheci Retalhos, em Julho passado); fui consultar textos de Fevereiro de 2007. E que belos textos e partilhas encontrei, "A Vida de Minha Mãe", Pégadas na areia", "Posso dizer Pai-Nosso???", "O Encontro", entre outros.
Na verdade, PERDI-ME, mas penso que à semelhança de Maria, irmã de Marta, que escolheu a melhor parte...
"RETALHOS" é também para nós a melhor parte pois aqui encontramo-nos a sós com o Bom Deus, que peregrinou connosco ao longo de uma semana de trabalho.
Bem Haja Amigo, por tudo o que aqui nos dá de si...
Que a Mãe do Céu o conduza sempre...
Seja por Caridade
Maresia...
Estou prestes a partilhar mais um texto neste nosso "Retalhos". Vi chegar a sua partilha e imediatamente vim ver. è sempre uma alegria para mim, e creio que para todos, sentir que há coisas em que vale a pena perder um pouco do nosso tempo. Por vezes sinto alguma tristeza por imaginar que os textos mais antigos ficaram lá no canto do esquecimento. Gostava que continuassem a marcar paso connosco dia ap+os dia, para isso nasceram.
Obrigado por estar desse lado e por ajudar a impulsionar cada vez mais este blog. Se não tivesse visitas e amigos há muito que, num simples segundo, o deitaria abaixo. è afinal o que acontece a muitos blogues. Este, graças a todos os pedacinhos que são os amigos, está de pé...
Benedicat!
Enviar um comentário