 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

31 julho 2008

Para ti, que amas...

Procurava eu textos de reflexão sobre a dimensão profunda do Amor que Deus tem por nós...

Deparo-me com teste texto e, detive-me por uns momentos a reflectir sobre ele... afinal seremos todos, os filhos amados por Deus, tão diferentes uns dos outros? Talvez não!

Afinal todos somos concidadãos deste universo nascido das mãos do Criador e, por isso mesmo, sujeitos a tudo quanto nos rodeia, principalmente o Amor.

Partilho este texto convosco tão simplesmente para que ele possa ser lugar de reflexão sobre o Amor que Deus tem para connosco e o que devemos ter para com os que nos rodeiam....

Quisera eu amar assim...


"Quando em teu coração desabrocha, cheia de vida, a flor perfumada do amor, lembra-te que alguém a plantou, certo dia, dentro de ti".


"Quando o teu coração se ilumina do suave colorido do pôr-do-sol, lembra-te que alguém amanheceu contigo.

Quando o fogo da paixão abrasa o teu coração, consumindo todas as suas fibras, na imolação do prazer, lembra-te que alguém acendeu essa chama.

Quando o teu coração estiver bordado de sonhos dourados, tecidos com fios de luar, lembra-te que alguém coloriu o teu mundo interior.

Quando a noite te encontrar com o coração partido, angustiado pelas amarguras colhidas durante o dia, lembra-te que alguém possui o lenitivo de que precisas.

Quando o teu rosto não puder conter a torrente de lágrimas que se afundam pelas dobras do travesseiro, lembra-te que existe alguém esperando por ti de lenço na mão.

Quando a insónia te agitar desesperadamente na cama, lembra-te que alguém pode semear sonhos de paz na tua mente.

Quando a solidão te oprimir e o teu grito não encontrar eco, lembra-te que lá do outro lado alguém gosta da tua companhia e entende o teu clamor.

Quando os teus segredos não couberem mais dentro de ti, ameaçando romper os diques de tua alma, lembra-te que existe alguém disposto a recolhê-los e guardá-los com o carinho e a dignidade que tu esperas.

Quando em teu coração mora o azul do céu, a calidez do sol, o gorjeio dos pássaros, o perfume das flores, a nostalgia do entardecer, o encanto das manhãs, a serenidade dos lagos e o sorriso da ventura, lembra-te que alguém tocou o teu coração com a varinha milagrosa do amor.

Ó tu, que amas e vives no controverso mundo do arco-íris e da escuridão, da calma e da agitação, da paz e da instabilidade, nota bem que existe mais alguém habitando o teu planeta! Nas horas felizes, partilha com ele teus sorrisos;

Nas horas de solidão, vai, levanta-te e procura-o, onde quer que ele esteja.

Ele não é senão parte de ti, assim como tu és parte dele.

Não olhes o relógio! Que importam as horas? A vida é tão curta, não há tempo a perder.

Ó tu, que amas, se tiveres a coragem e a singeleza de assim fazer, abre os teus lábios e canta o milagre do amor, porque só o amor aproxima as pessoas e faz com que falem a mesma linguagem!".


(in "O Poder Infinito da Mente")

26 julho 2008

Oração do pobre

O meu coração é pobre,
Sinto que sou barro;
sou como a argila abandonada
que espera as mãos do artista.
Põe as tuas mãos, Senhor,
Teu coração, na minha miséria,
e enche a minha vida
com a tua misericórdia.

Protege a minha vida.
Confio em ti.
Gostava de dizer-te o que és
para mim:
tu és o meu Deus, tu és o meu pai,
tu queres-me.
Eu chamo-te todos os dias.

Dá a alegria a quem
quer ser teu amigo.
Protege a minha vida. Confio em ti.
Eu sei que tu és bom
e me perdoas.
Sei que és misericordioso com quem abre o coração
ao teu amor e lealdade.

Escuta-me. Atende-me. Chamo-te.
Venho estar contigo
e quero ficar junto de ti.

Protege a minha vida. Confio em ti.
Tu és grande. Tu fazes maravilhas.
Tu, o único Deus.Ensina-me, Senhor, o teu caminho
e que te siga com os meus passos.

Protege a minha vida. Confio em ti.
Senhor, alegro-me, porque és um Deus compassivo.
Alegro-me porque és paciente.
Alegro-me porque és misericordioso e fiel.

Senhor, olha para mim.
Tem compaixão de mim.
Dá-me força.

Protege a minha vida. Confio em ti.
Tu, Senhor, sempre estás pronto a ajudar-me e a animar
o meu coração quando desanima.
Tu, Senhor, toma o meu coração de barro e trabalha-o segundo a grandeza da tua misericórdia.

Protege a minha vida. Confio em ti.

(Autor desconhecido)

17 julho 2008

Amizade... também à mesa...

Nos últimos tempos tenho perguntado a mim mesmo o que escrever para o blog.
As visitas são muitas, sim, é um facto mas… a ausência de partilhas como em outros tempos deixa denotar que talvez o “Retalhos” esteja a envelhecer depressa.


Mas… hoje sinto um enorme desejo de retornar à génese deste blog: a AMIZADE…

Cada dia Deus nos presenteia com pequenos grandes sinais onde se reflecte o grande Dom da amizade, da alegria e da partilha…

Volto a Kahlil Gibran no livro tantas vezes aqui citado: “O Profeta” para saborear o que me vai na alma e digo mesmo, no coração.
“O teu amigo é os teus desejos cumpridos.É o teu campo, que semeais com amor e colheis com gratidão.É a tua mesa servida e o teu átrio.Apresenta-te a ele com a tua fome e nele procura a paz.” (K. Gibran)

Com esta frase e a foto que acompanha o texto, quero manifestar gratidão pelo cuidado de alguém, com menos de metade da minha idade, que teve a maturidade e delicadeza de preparar um prato para o AMIGO.


Sim, e o prato foi esse mesmo que está na foto.


Os respeitos humanos não nos permitem muitas vezes exteriorizar sentimentos mas, sem detrimento de nenhum dos meus Amigos e o que têm sido para mim, não posso deixar de dizer que este gesto marcou muito o início desta minha semana.
Não, não identificarei quem foi o exímio autor da minha refeição, bem preparada e como se vê bem apresentada. Saber quem não é o mais importante porque as coisas que se fazem com o coração não têm que estar reflectidas no toque dos sinos. São parte integrante da vivência humana pela qual todos nós passamos.
Creio que sem conhecer este autor de “O Profeta”, o “meu” cozinheiro e GRANDE AMIGO fez cumprir na sabedoria e maturidade da adolescência o sentir de K. Gibran: “E que o melhor que haja em ti seja para o teu amigo.


E se ele tiver de conhecer o refluxo da tua maré, que conheça também o seu fluxo.


Pois para que serve o amigo, se o procurares apenas para matar o tempo?


Procura-o sempre para as horas vivas.


Ele vem para acudir às tuas necessidades, mas não para preencher o teu vazio.”
Perdoem-me se estou um pouco “lamechas” mas não me sinto em paz se não partilhar o sentimento e o quanto um simples prato na mesa significou para a minha pobreza humana que nem cozinhar sei…
Que o melhor de nós mesmos seja para o nosso amigo porque se não tivermos amigos que sejam AMIGOS nada somos…
Atrevo-me a dizer que chego a sentir "raiva" deste nosso mundo mesquinho que não pode ver ninguém feliz por ter na sua vida amigos verdadeiros em quem se possa confiar e com quem se possam partilhar o que de melhor temos em nós: a capacidade de nos dar-mos e acolher o dom dos outros. “Quando o teu amigo te diz o que pensa, não receies o “não” do teu espírito nem refreies o “sim”. E quando estiver silencioso, não deixes que o teu coração deixe de escutar o seu coração: Porque, na amizade, todas as ideias, todos os desejos e todas as esperanças nasceram e foram partilhadas sem palavras e com uma alegria inexprimível.” (K. G.)
O silêncio na amizade aparece-nos tantas vezes em forma de saudade, esta palavra tão grande na literatura portuguesa e que poucos povos como nós sabem expressar.
Alturas houve na minha vida em que sentir saudade de alguém era mau, era visto como sofrimento negativo e por isso era imperioso fugir da saudade. Não tem que ser assim!


Hoje mais do que nunca sei que é a saudade que alimenta o que somos e temos de sentimento vital, é ela o motor anímico que nos impulsiona a querer ser e estar, em vez de paralisar porque não se pode estar com aqueles ou aquelas que fazem parte da nossa vida, do nosso Eu. A ausência de quem está no nosso coração não pode, de todo, ser motivo de desânimo porque será aí que deixaremos de ter motivos para lutar por algo ou alguém. Diz-nos ainda K. Gibran que “quando te separares do teu amigo, não te entristeças: porque aquilo que de melhor amas nele pode tornar-se mais claro na sua ausência; tal como, vista da planície, a montanha é mais nítida para quem a escala.”
Um convite para almoçar e um prato na mesa da AMIZADE mostra-me mais uma vez esta grande realidade que é olhar a montanha na certeza de que cada passo dado nos levará ao encontro da leveza do ser, na importância de tempo perdido mas que é tempo ganho, como diz Saint Exupery “foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a tornou tão importante para ti” (…) “Porque é no orvalho das coisas pequenas que o coração encontra a sua manhã e se reanima.” (K. Gibran)

Que dizer a um AMIGO que se dedica assim, com maturidade, tempo e cuidado, a preparar um prato para o Amigo? Palavras sim mas… que palavras? Confesso que não sei… não tenho a sabedoria suficiente para ajuizar o que pode ser ou não palavra importante. Sim… já disse um obrigado e com muita sinceridade mas… nunca vos aconteceu sentir que não chega, que o coração gostaria de dizer mais e mais porque vive a alegria da partilha como o orvalho da manhã que refresca a vida?
Este blog nasceu sob os auspícios da AMIZADE e muito reflecte o que eu vivo e sinto acerca dos meus Amigos.
Para ti que… sim, hoje para ti… o meu mais que sincero OBRIGADO pela Amizade, alegria e confiança, pelo teu tempo e cuidado...
OBRIGADO!!!

12 julho 2008

Sidney: JMJ

Inicia-se mais uma Jornada Mundial da Juventude.
Aqui nos queremos unir ao Santo Padre e a todos os milhares de jovens que estes dias acorrem para celebrar a Fé com o seu Pastor.
Deixo clip de vídeo sobre as JMJ.
(desactivar música do blog para ouvir o clip)

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985. São celebradas a cada dois ou três anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de 1 milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "...a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo." A próxima grande Jornada acontecerá na Austrália, em Julho de 2008. A duração aproximada é de 5 dias.

07 julho 2008

Somos a Tua IGREJA, Jesus...

Recebi por e-mail este clip de vídeo que muito gostei. Obrigado a quem o enviou.
Creio que todos nós podemos e devemos dizer ao mundo que, embora humanos e pecadores, muito fazemos pelo bem comum de toda a sociedade humana.
SOMOS A TUA IGREJA, JESUS!
(Desactivar a música de fundo para poder ouvir o clip)

04 julho 2008

Agradecer... Vida... Amizade... Sacerdócio...

Recebi este texto há alguns dias, juntamente com a imagem que o ilustra mas, escolhi este dia para, de acordo com quem se digou enviá-lo o publicar.

Este dia porque celebro o nono aniversário da minha Ordenação Sacerdotal.

Que este texto possa ser sobretudo o agradecimento de todas as coisas que Deus vai realizando em mim e por mim.

Sem ELE eu nada sou...


Obrigado "Clara de Assis" por tantos momentos de partilha e alegria, pela vida que na AMIZADE nos une há cerca de 20 anos.


A todos os Amigos ou simples visitantes deste blog, deixo a certeza de que, hoje de forma especial, vos tenho presentes no coração e na oração...


"Para todos os que conhecem o Albertino como eu,

Esta poderá ser uma oração como qualquer outra.

Afinal, rezamos em comum por tanta gente, pelos que sofrem, pelo Mundo...

... e de, repente, esquecemos de agradecer o "culpado" deste "lugar-comum".


Eu começo assim...


Hoje quero agradecer

A ti Albertino, que muitas vezes escrevo no blog

E para quem tantas vezes olho...

que estiveste ao meu lado nas horas que chorei e nas horas que sorri,

nas horas que me lamentei e nas horas em que,

de uma forma ou de outra, demonstrei total alegria...


Quero agradecer-te agradecer pelo teu sorriso, sem mágoas nem rancores.
Agradecer-te de peito aberto, pelo teu olhar cúmplice...


Hoje quero parar e agradecer-te por tudo, pelo que fizeste, fazes e farás sempre parte da minha história! Da história de tanta gente como eu!


Agradeço-te, Albertino porque me presenteaste com a gratuidade da tua amizade,
com gestos concretos,

palavras, silêncio, escuta e perdão...


A ti que, sem dúvida, encheste a minha Vida com mais fé, vida e esperança. Que comigo sonhaste, planejaste, realizaste, aprendeste e ensinaste tantas coisas lindas nos caminhos da Vida...

Que Deus te abençoe e te abrace com infinita ternura!
Obrigada Albertino!"


“Clara de Assis”

03 julho 2008

Tomé, Apóstolo

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus.

Era israelita. O seu nome consta na lista dos quatro evangelistas. O Evangelho de São João dá-lhe grande destaque. Em João 11,16, ele incita os discípulos a seguir Jesus e a morrer com ele na Judéia: "Tomé, chamado Dídimo, disse então aos discípulos: 'Vamos também nós, para morrermos com ele!'"É ele que pergunta a Jesus, durante a Última Ceia, sobre o caminho que conduz ao Pai: Tomé lhe diz: 'Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Diz-lhe Jesus: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim'" (João 14,5-6). Tomé encontrou Jesus Ressuscitado (João 21,2). Temperamento audacioso e cheio de generosidade, percorreu as etapas da fé e professou que Jesus era realmente Deus e Senhor. Oito dias depois, achavam-se os discípulos, de novo, dentro de casa, e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!". Disse depois a Tomé: "Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20,26-28).Com este acto de fé e de amor a Jesus apagou a sua dureza e deixou à Igreja a melhor jaculatória: "Mais nos serviu para a nossa fé, diz S. Gregório Magno, a incredulidade de Tomé do que a fé dos discípulos fiéis" Felizes os que acreditamos sem ter visto, só em virtude da palavra dos que viram!



AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você