São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus.
Era israelita. O seu nome consta na lista dos quatro evangelistas. O Evangelho de São João dá-lhe grande destaque. Em João 11,16, ele incita os discípulos a seguir Jesus e a morrer com ele na Judéia: "Tomé, chamado Dídimo, disse então aos discípulos: 'Vamos também nós, para morrermos com ele!'"É ele que pergunta a Jesus, durante a Última Ceia, sobre o caminho que conduz ao Pai: Tomé lhe diz: 'Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Diz-lhe Jesus: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim'" (João 14,5-6). Tomé encontrou Jesus Ressuscitado (João 21,2). Temperamento audacioso e cheio de generosidade, percorreu as etapas da fé e professou que Jesus era realmente Deus e Senhor. Oito dias depois, achavam-se os discípulos, de novo, dentro de casa, e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!". Disse depois a Tomé: "Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20,26-28).Com este acto de fé e de amor a Jesus apagou a sua dureza e deixou à Igreja a melhor jaculatória: "Mais nos serviu para a nossa fé, diz S. Gregório Magno, a incredulidade de Tomé do que a fé dos discípulos fiéis" Felizes os que acreditamos sem ter visto, só em virtude da palavra dos que viram!



4 comentários:
Olá a todos.
Este texto deixou-me 2 perguntas na cabeça.
1ª - Quantas são as vezes que acreditamos, verdadeiramente, que Cristo caminha connosco?
2ª - Quando algo de mal nos acontece, o que nos vem 1º à cabeça? Acreditar que Cristo nos ajuda ou que foi ELE que nos "castigou"?
Numa altura um tanto ou quanto "má" da minha curta vida, alguém me entregou um texto: "PEGADAS NA AREIA". A partir deste momento tentei sempre compreender melhor este texto e aprender a confiar mais e mais em Cristo. Mas, tal como todo o ser humano, também a minha fé fraqueja. No entanto, olho para o meu piano e para o quadro que está por cima dele com este texto, sento-me ao piano a tocar e a ler este belo texto.
Pode parecer estranho/ridiculo, mas a verdade é que me traz novas forças e a seguir o meu caminho frente, na companhia de Cristo.
Quero agradecer a toda a Família "Retalhos" por enriquecerem este "Cantinho do Céu" e a ajudarem cada pessoa que por aqui passa a crescer mais um pouco.
Paz e Bem
OBRIGADA amigo por esta partilha. É sempre bom vir ao blog e encontrar algo de novo…
Eu digo Também como Tomé! «Meu Senhor e meu Deus» apesar de muitas vezes duvidar como ele…
Cristo chamou Tomé para o enviar a anunciar a Boa Nova, o caminho Novo. Tomé no seguimento de Cristo pôde descobrir «saber o caminho» da verdade que leva à vida (Jo.14,5-6).
A intimidade com Cristo, o toque nas chagas do Seu corpo ressuscitado marcou para toda a vida. Gestos e sinais, foram para SãoTomé a prova do amor, a razão que vence. Nesta contemplação e convívio, Tomé aprendeu o amor apaixonado, que dá a Vida…
A Experiência de fé que S. Tomé viveu, provada em dúvidas e ausências, é para nós modelo luminoso da mesma caminhada… Ele compreendeu, como ninguém, que a fé não consiste em ver e tocar, mas em aceitar a Palavra de Cristo que lhe falou…
S. Tomé tocou um Homem, mas viu e adorou a Deus, o seu Senhor…
Pode haver mais fé numa dúvida do que em muitas certezas. Fé… ver sem ter visto, sentir sem ter tocado…
Vive em comunidade, cresce na comunhão e partilha. Não põe condições… mas cai de joelhos e adora…
«Meu Senhor e meu Deus»!
Nós façamos o mesmo!!!
Meu Senhor e meu Deus!
Quantas vezes sou eu como S. Tomé; perdoa a minha incredulidade, Senhor.
Depois de um dia de tanto trabalho, como é bom vir aqui ao nosso cantinho do céu.
Que belos slides foram colocados...
Amigo, Obrigada e tenha um Dia Feliz.
Seja por Caridade
Olá amigos da Família “Retalhos”!
Não tenhamos medo de escrever, ou fazer comentários aqui neste “cantinho” tão precioso, criado para nós todos, com tanta ternura e carinho com que ele foi feito, …e algum esforço e sacrifício… colaboremos todos, e será mais fácil , mais enriquecedor mais agradável, mais tudo…
A si amigo, OBRIGADA por tanto Dom partilhado neste “cantinho”! Que o Senhor continua a assisti-lo com a Sua força, aumente cada dia a sua Fé e Esperança e continue a ser Vida Plena em si agora e sempre…
Hoje é a primeira quinta-feira do mês de Julho. Dia especial para rezarmos pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Na 1ª quinta-feira de cada mês somos todos convidados a rezar de maneira particular pelas vocações consagradas… Hoje dia de S. Tomé Apóstolo, lanço-vos um novo desafio a fazê-lo, através deste Apóstolo, para que o Senhor nos envie muitos anunciadores da Sua Palavra, do Seu Reino, do Seu Amor, da Sua Fidelidade…
Para todos aqueles que já celebram a Eucaristia e são anunciadores dessa mesma palavra, peçamos ao Senhor, força, luz, coragem, audácia, para continuarem na missão que Deus lhe confia em cada dia…junto do povo de Deus, que somos todos nós.
E com este espírito, convido-vos a rezar comigo esta oração do nosso querido Papa João Paulo II!
Senhor, Tu quiseste salvar os homens
E fundaste a Igreja como comunhão
De irmãos reunidos no Teus amor. Continua a passar entre nós e chama
Aqueles que escolheste para serem voz do teu Santo Espírito,
Fermento de uma sociedade MAIS JUSTA E FRATERNA.
Concede-nos pelo teu Pai celestial,
Os guias espirituais que necessitam as nossas comunidades,
Verdadeiros sacerdotes do deus vivo
Que, iluminados pela luz da Tua Palavra,
Saibam falar de Ti e ensinar a falar Contigo.
Faz crescer a Tua Igreja
Mediante um florescimento de consagrados,
Que a Ti se dediquem inteiramente
Para que possas salvar a todos.
Que as nossas comunidades celebrem com cânticos e hinos de louvor,
A Eucaristia, como acção de graças à Tua glória e bondade,
E saibam andar pelos caminhos do mundo
Para comunicar a alegria e a Paz,
Dons preciosos da Tua salvação.
Volve Senhor, o Teu olhar sobre a humanidade inteira
E manifesta a Tua Misericórdia aos homens e mulheres,
Que, na oração e na rectidão de vida,
Te procuram sem ainda Te terem encontrado.
Mostra-te a eles como caminho que conduz ao Pai,
(João PauloII)
PAZ E BEM A TODOS
Enviar um comentário