 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

17 julho 2008

Amizade... também à mesa...

Nos últimos tempos tenho perguntado a mim mesmo o que escrever para o blog.
As visitas são muitas, sim, é um facto mas… a ausência de partilhas como em outros tempos deixa denotar que talvez o “Retalhos” esteja a envelhecer depressa.


Mas… hoje sinto um enorme desejo de retornar à génese deste blog: a AMIZADE…

Cada dia Deus nos presenteia com pequenos grandes sinais onde se reflecte o grande Dom da amizade, da alegria e da partilha…

Volto a Kahlil Gibran no livro tantas vezes aqui citado: “O Profeta” para saborear o que me vai na alma e digo mesmo, no coração.
“O teu amigo é os teus desejos cumpridos.É o teu campo, que semeais com amor e colheis com gratidão.É a tua mesa servida e o teu átrio.Apresenta-te a ele com a tua fome e nele procura a paz.” (K. Gibran)

Com esta frase e a foto que acompanha o texto, quero manifestar gratidão pelo cuidado de alguém, com menos de metade da minha idade, que teve a maturidade e delicadeza de preparar um prato para o AMIGO.


Sim, e o prato foi esse mesmo que está na foto.


Os respeitos humanos não nos permitem muitas vezes exteriorizar sentimentos mas, sem detrimento de nenhum dos meus Amigos e o que têm sido para mim, não posso deixar de dizer que este gesto marcou muito o início desta minha semana.
Não, não identificarei quem foi o exímio autor da minha refeição, bem preparada e como se vê bem apresentada. Saber quem não é o mais importante porque as coisas que se fazem com o coração não têm que estar reflectidas no toque dos sinos. São parte integrante da vivência humana pela qual todos nós passamos.
Creio que sem conhecer este autor de “O Profeta”, o “meu” cozinheiro e GRANDE AMIGO fez cumprir na sabedoria e maturidade da adolescência o sentir de K. Gibran: “E que o melhor que haja em ti seja para o teu amigo.


E se ele tiver de conhecer o refluxo da tua maré, que conheça também o seu fluxo.


Pois para que serve o amigo, se o procurares apenas para matar o tempo?


Procura-o sempre para as horas vivas.


Ele vem para acudir às tuas necessidades, mas não para preencher o teu vazio.”
Perdoem-me se estou um pouco “lamechas” mas não me sinto em paz se não partilhar o sentimento e o quanto um simples prato na mesa significou para a minha pobreza humana que nem cozinhar sei…
Que o melhor de nós mesmos seja para o nosso amigo porque se não tivermos amigos que sejam AMIGOS nada somos…
Atrevo-me a dizer que chego a sentir "raiva" deste nosso mundo mesquinho que não pode ver ninguém feliz por ter na sua vida amigos verdadeiros em quem se possa confiar e com quem se possam partilhar o que de melhor temos em nós: a capacidade de nos dar-mos e acolher o dom dos outros. “Quando o teu amigo te diz o que pensa, não receies o “não” do teu espírito nem refreies o “sim”. E quando estiver silencioso, não deixes que o teu coração deixe de escutar o seu coração: Porque, na amizade, todas as ideias, todos os desejos e todas as esperanças nasceram e foram partilhadas sem palavras e com uma alegria inexprimível.” (K. G.)
O silêncio na amizade aparece-nos tantas vezes em forma de saudade, esta palavra tão grande na literatura portuguesa e que poucos povos como nós sabem expressar.
Alturas houve na minha vida em que sentir saudade de alguém era mau, era visto como sofrimento negativo e por isso era imperioso fugir da saudade. Não tem que ser assim!


Hoje mais do que nunca sei que é a saudade que alimenta o que somos e temos de sentimento vital, é ela o motor anímico que nos impulsiona a querer ser e estar, em vez de paralisar porque não se pode estar com aqueles ou aquelas que fazem parte da nossa vida, do nosso Eu. A ausência de quem está no nosso coração não pode, de todo, ser motivo de desânimo porque será aí que deixaremos de ter motivos para lutar por algo ou alguém. Diz-nos ainda K. Gibran que “quando te separares do teu amigo, não te entristeças: porque aquilo que de melhor amas nele pode tornar-se mais claro na sua ausência; tal como, vista da planície, a montanha é mais nítida para quem a escala.”
Um convite para almoçar e um prato na mesa da AMIZADE mostra-me mais uma vez esta grande realidade que é olhar a montanha na certeza de que cada passo dado nos levará ao encontro da leveza do ser, na importância de tempo perdido mas que é tempo ganho, como diz Saint Exupery “foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a tornou tão importante para ti” (…) “Porque é no orvalho das coisas pequenas que o coração encontra a sua manhã e se reanima.” (K. Gibran)

Que dizer a um AMIGO que se dedica assim, com maturidade, tempo e cuidado, a preparar um prato para o Amigo? Palavras sim mas… que palavras? Confesso que não sei… não tenho a sabedoria suficiente para ajuizar o que pode ser ou não palavra importante. Sim… já disse um obrigado e com muita sinceridade mas… nunca vos aconteceu sentir que não chega, que o coração gostaria de dizer mais e mais porque vive a alegria da partilha como o orvalho da manhã que refresca a vida?
Este blog nasceu sob os auspícios da AMIZADE e muito reflecte o que eu vivo e sinto acerca dos meus Amigos.
Para ti que… sim, hoje para ti… o meu mais que sincero OBRIGADO pela Amizade, alegria e confiança, pelo teu tempo e cuidado...
OBRIGADO!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

AMIGO, fiquei "sem pio" ao ver o que acaba de partilhar connosco. Vou tomar fôlego, para mais tarde voltar aqui. Até mais logo...

Anónimo disse...

Amigo Albertino,

fizeste bem retornar ao pensamento inicial deste blog. A amizade é das coisas mais importantes a prezar na vida, já que os verdadeiros AMIGOS são muito raros. Por vezes pensamos que X ou Y é o nosso amigo, mas quando se trata de dar mesmo provas dessa amizade, apanhamos com tamanha desilusão que por algum tempo temos dificuldades em confiar em quem quer que seja...

Dou graças a Deus – o grande AMIGO – pelo dia em que os nossos caminhos se cruzaram, e agradeço-te a ti pela AMIZADE que nos une.

O blog – não acredites que esteja a “envelhecer” só porque há menos comentários do que na fase inicial. Só pelo facto de haver tantas visitas ao “Retalhos”, deves sentir-te feliz e satisfeito. Como acabas de escrever no texto, também uma visita silenciosa é um pequeno pedaço – mas importante! – que ajuda a compor este espaço de amizade.

Abraço.

Anónimo disse...

Frei Albertino de Deus!

Depois de ler esta msg sua, minha vontade foi fazer uma bacalhoada, uma feijoada, um angu com couve ou uma buxada de bode para vc,só para receber uma mensagen sua desse quilate!
Parabéns pela sua alma linda, sensível, amiga, isso faz muito bem a quem recebe e a vc mesmo!
Essa pureza de sentimentos é um dos privilégios que a idade vai nos
brindando, quanto mais os anos vão desfilando à nossa vista...
Obrigada por passar toda essa riqueza para nós!
Sirlene

Anónimo disse...

Frei Albertino! Quando li a sua partilha, aconteceu-me o mesmo que à Mariana. “silenciei”…
Momentos depois, achei que devia partilhar o que senti…
A AMIZADE, ou melhor a experiência da AMIZADE vivida em profundidade faz com que todos, mas sobretudo nós religiosos (as) sejamos capazes de compreender situações pessoais até de Sacerdotes sou outros religiosos (as) e de lhes oferecer uma ajuda que dificilmente poderiam encontrar, em seus coirmãos. Hoje penso que temos de ver a AMIZADE num prisma diferente de algumas décadas de anos atrás…
É verdade que nem todas as amizades são árvores cheias de flores e promessas: há também a sarça cheia de espinhos, grama e fungos…
Aqui eu falo da AMIZADE que nasce, cresce e amadurece entre pessoas seriamente comprometidas em sua vocação e sinceramente animadas pela Fé… e pelo Amor, Naquele que nos deu o Ser e a Vida…É dessa AMIZADE que provêm os testemunhos positivos e o amadurecimento de “bons frutos”, quem sabe, às vezes, até depois de um caminho doloroso a arriscado…
Muitas vezes amadurecemos, depois de uma AMIZADE serena e fecunda com alguém a quem recorremos para ser ajudadas (os) …
A AMIZADE ajudou-me a libertar muitas preocupações e aflições que me habitaram em certos momentos da minha vida…Para mim, quando a AMIZADE, tem como frutos a Caridade para com os Irmãos (as), a maior compreensão por aqueles que nos estão à volta e o desejo de uma união mais íntima com Deus, acho que, em vez de ficarmos cheias de medo, devemos agradecer a Deus por nos ter proporcionado esse encontro, essa AMIZADE…Precisamos ter prudência, autodomínio, e sobretudo amadurecimento psíquico e afectivo…
Deus colocou no nosso coração
O sentimento da AMIZADE
Para que não caiamos
No abismo do desespero
E não nos afoguemos
No meio das derrotas…

“ Um AMIGO fiel
É um bálsamo para vida
E a mais segura protecção.
Pode ser que encontres
Muitos e variados tesouros,
Mas nenhum vale mais
Que um AMIGO sincero.
O AMIGO suscita no coração
Uma alegria que
se espalha por todo o ser.” (João crisóstomo)

Frei Albertino! Não desanime!!! O blog não vai “envelhecer”. Pelo contrário, sinta-se Feliz porque este «cantinho» “RETALHOS” é um privilégio e vai-nos ajudando a crescer na maturidade, partilha, oração e AMIZADE… Estamos consigo!..

Tu AMIGO,
Graça surpreendente
Jóia preciosa no Senhor;
Tu, eu, e todos nós
Podemos ajudar
O sol a nascer
Em cada manhã!...
Contigo aprendemos a ver
O que de Bom e Belo
Possui todo o “Ser”…

Anónimo disse...

Ao Amigo do Frei Albertino

Lendo esta mensagem no "Retalhos" de 17 de julho, fiquei meditando na grandiosidade dos dois gestos ali retratados.
O brinde material do prato digno de um "chef ", preparado por um jovem e a delicadeza do agradecimento de quem recebeu.
Ambos os gestos inundados de sensibilidade, delicadeza de alma , verdadeiros alimentos para a vida!
Certamente que também, ambos os gestos serão inesquecíveis para ambos os envolvidos.
Aquele prato não saciou apenas a fome momentânea do corpo, mas veio afagar e saciar o espírito do Frei que enxergou além daquele mimo material.
Ao longo de sua vida, meu caro jovem, vc há-de se lembrar da reação do Frei a um seu gesto que embora tenha lhe custado esforço, mínimo que possa ter custado, não foi sacrifício, foi feito com prazer, mas a recompensa superou sua expectativa de agradar a um amigo, com certeza! E é para vc se lembrar mesmo... e repetir este gesto tantas vezes quantas forem as oportunidades de afagar um irmão. Não com expectativa de gratidão, mas com a intenção de servir e agradar, seja lá a quem necessitar. Seja com gestos como este, seja com demonstração outra de apreço e carinho. Muitas vezes um sorriso tem o mesmo sabor de um prato como este. Parabéns pelo seu gesto e seja um exemplo para todos seus companheiros!
Um abraço brasileiro da
Sirlene

Anónimo disse...

“Que dizer a um AMIGO que se dedica assim...?”

É dizer-lhe palavras de gratidão e de reconhecimento, de força e de estímulo, para que, ao dar provas da amizade através do gesto concreto de preparar um prato tão delicioso – ao olhar para a imagem cresceu-me a água na boca... – nunca deixe de se lembrar do que o motivou a isso e que foi, com certeza, o desejo de ver o Amigo Frei feliz e contente.
Meu jovem Amigo, não apenas pela apresentação mas também pela reacção que provocou no Frei – com certeza o prato preparado estava uma delícia! – pode concorrer com qualquer cozinheiro de televisão!
E ainda dizem “por aí” que a juventude de hoje não vale nada... Só acho pena que este tipo de gestos fiquem por vezes tão na esfera privada. E quando digo este, incluo também tantos outros gestos de jovens generosos que não medem esforços para ajudar os outros a terem momentos mais felizes e vidas mais dignas.
Força, Amigo! Continua assim e terás uma Vida plena.

Abraço.

Anónimo disse...

A Amizade é uma pérola de grande valor. So é possível entre aqueles que amam Jesus, os que O têm como tema principal em suas vidas. Ele é o elo de ligação entre todos nós.
Descobrir um amigo no amor de Cristo é comovente até às lágrimas.
Finalmente juntos no caminho, partilhando a mesma paz, disputando o mesmo amor, a caminho do Pai para a eternidade, ambos decididos a dar a vida um pelo outro pois se amam profundamente e nada há de mais precioso a seus olhos.
Obrigada, Senhor, pelos amigos que nos dás e que nos fazem respirar uma felicidade intrínseca em nosso peito ao disputarmos juntos a Tua paz.
Em Ti somos um, por Ti vivemos e evangelizamos.

Lena Gonçalves

Anónimo disse...

AMIGO FREI:
Não vamos pensar que o Blog está a "envelhecer"...!
Nada morre/acaba, quando é obra de Deus.
Somos humanos, frágeis e desanimamos quando vemos pouca gente nos nossoas trabalhos pastorais. Frei sabe como eu, que isso acontece; nas nossas Eucaristias, na faixa etária que a frequenta, na falta de jovens.

Mas quem semeia colhe. E o "Retalhos" é uma sementeira, onde cada um semeia como sabe e sente. O Agricultor não somos nós...!
Os frutos ver-se-ão, não no nosso tempo, mas no tempo do Senhor.

OBRIGADA por ter colocado este tema com que iniciou o "retalhos" e novamente a música da Ir. Glenda. Como eu gosto...ó se gosto!

Um Amigo é uma escolha de Deus para nós. Uma Amizade não acontece sòmente por escolhas humanas. É Deus quem põe este ou aquele no nosso caminho, para ser nosso amigo. Cebe-nos a nós acolher essa escolha de coração aberto.

A Amizade é como um sacramento.
Um Sacramento é um sinal visível do amor de Deus por nós.

O Amigo é aquele que nos acolhe tal como somos, ama-nos com o melhor e o pior que temos.

Amigo não espera nada em troca, o amor não espera ser reconhecido. o amor apenas ama.
É esta face do amor que experimentamos na Amizade. O amor paciente, o que não busca os seus próprios interesses, que tudo suporta, tudo desculpa, tudo alcança.

FORÇA! Estamos aqui, consigo! Não importa quantos...

Anónimo disse...

Ao AMIGO do Frei!

Que gesto AMIGO e Belo
De sensibilidade profunda
Que delicadeza de Alma
Que neste momento te inunda

Conserva essa beleza
Dentro e fora de ti
È assim que em cada dia
A Vida sempre te sorri

O prato está bonito
Foi feito com gosto e prazer
Mais bonito foi o teu gesto
De carinho em o fazer

Fazer e apresentar
Não só para demonstração
Mas, partilhar com o AMIGO
Do fundo do coração

Contigo aprendemos
A acolher e partilhar
O que em nós há de Bom
Deixemo-lo exteriorizar

Foi isso que tu fizeste
Dedicando tempo e cuidado
A preparar tão rico prato
Ao teu AMIGO muito amado

Amizade e ternura
Foi o que tu partilhaste
Que outros sigam teu exemplo
Que hoje tu nos deixaste

Pelo teu gesto e atitude
Dou-te os meus PARABÉNS
Pela coragem que tiveste
E dizer-te! Em frente! E chegarás mais ALÉM…

Com um OBRIGADO sincero
O AMIGO te agradeceu
Pela tua amizade e confiança
Que algum tempo em vós nasceu…

Tu, não a deixes perder
Por nada deste mundo
Pois tens um AMIGO sincero
Que te orienta e ajuda, mesmo a nível profundo…

Mais uma vez OBRIGADO pelo teu gesto tão Bonito com o teu AMIGO!

Anónimo disse...

Para o amigo que preparou o delicioso manjar para o Frei, vai o meu muito obrigada pelo bonito gesto praticado; que Deus te cubra de bençãos.
Para si Frei, nunca é demais repetir o que escreveu:
"Atrevo-me a dizer que chego a sentir "raiva", deste nosso mundo mesquinho que não pode ver ninguém feliz por ter na vida amigos verdadeiros em quem possa confiar e com quem se possam partilhar o que de melhor temos em nós, "a capacidade de nos darmos e acolher o dom dos outros."
Também eu sou vítima de não poder estar nem partilhar da amizade sincera que me une a alguns amigos que tenho.
E os que já partiram para a casa do Pai?!
Tenho pena de não ter aproveitado mais, uma das coisas mais bonitas que se chama AMIZADE.
E porquê? Eu sei e o Frei sabe a mágoa que carrego comigo.
Continuo agarrada à mesma frase de sempre: "O SILÊNCIO QUE NADA DIZ E TUDO DIZ".
A amizade é o mais belo tesouro que podemos ter.
Um beijo
"TMN"

Anónimo disse...

Ola
Hoje a ler Retalhos lembrei-me da minha avó.
Ela pedia a todos os filhos, e tinha oito, que dessem todas as roupas velhas, que eles tivessem usado, e para que? Para fazer "mantas de retalhos". Depois de feitas repartia as mantas pelos filhos.
Eu não percebia a sua intenção, pensava eu que ela fazia isso para dar algum conforto, mas era mais do que isso. Ela misturava os "retalhos" e oferecia "mantas" . De muitos poucos fazia um só.
Agora percebo, ela oferecia o que fora velho e transformava em novo e util.
Poucas pessoas teem essa força, essa vontade de fazer bem sem olhar a quem. Ela tinha-a. Não consigo esquecer as ultimas palavras que ouvi da sua boca " SÊ FELIZ". Ainda hoje, e já lá vão 25 anos, quando penso nela, os meus olhos choram. Esse seu AMIGO tambem lhe está a dizer para ser feliz e que nunca o vai esquecer, eu sei porque estou a dizer isto...
Um bem haja deste seu amigo

Anónimo disse...

Amigo, fui tomar fôlego e voltei sendo a visita n.º44044(bela capicua).
Em primeiro lugar, parabéns por todas as novidades com que presenteou este nosso cantinho do céu:
-Estrelinhas que brilham (e os amigos são como elas, nem sempre os vemos, mas sabemos que estão lá),
-"Um boneco animador" que nos indica o mais importante,
-A bela música da Ir. Glenda,
-E o painel rolante anunciando uma grande verdade...
Todo o nosso Retalhos É DOM e se envelhecer...(um dia ainda muito longínquo)será para se tornar ainda mais precioso pela sabedoria adquirida.
Dirijo-me agora ao autor de tão belo gesto:
Jovem Amigo, tenho aprendido da vida algumas lições, a primeira é que na vida, a maior riqueza é ter Amigos, pois ainda que eles tenham pouco, assim mesmo o repartem contigo; a segunda é que eu não trocava os meus Amigos por fortuna nenhuma do mundo, pois como diz a Ir. Glenda, eles são um tesouro; a terceira é que tempos houve em que reparti o meu pão com uma amiga e nesse ano recebi dela, o mais belo postal de Natal, que tive até hoje; a quarta é que só temos saudades daquilo que na nossa vida foi bom. Este teu gesto vai trazer-te saudades um dia...é simples, podes repeti-lo... e só desejo que te o saibam agradecer como o fez este teu Amigo, que tem mais do dobro da tua idade.
E para terminar, faço-te um desafio: como este texto quase bateu um recorde em n.º de comentários, não queres tu dizer-nos algo, deixando um comentário?
Como vês, tomei mesmo "balanço", é melhor ficar por aqui; um grande xi-coração a ambos. Que grande lição vós nos destes...FORÇA AMIGOS!

Anónimo disse...

"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações."
Vincent Van Gogh

Continuemos nós a ser os mesmos Amigos, com o mesmo "peso" da palavra Saudade, unida pelas palavras de Fé, de Amor, de Entrega mútua, de Deus em nós, de Sinceridade, de anos de Cumplicidade... para que o "cada poucochinho" de cada um desses sentimentos seja a "Obra de Arte Eterna" em nossos corações para todo Sempre!

Só assim te qualifico...
Só assim te consigo pensar como Amigo...
Como alguém eterno na minha Vida... ainda que a eternidade não exista!

Clara de Assis

Anónimo disse...

Do livro "Um Rato Fala Com Deus" de A.T.-J.Stauber

SENHOR!
Obrigada por todos os amigos que me sorriem.
Têm um coração delicado e com eles aprendo a ter confiança.

Senhor,
tu também te comoves?

Um beijo para todos.
Boas Férias
Biza

Anónimo disse...

Entrei por acaso, pela mão de uma amiga comum. Obrigado pela partilha.
Desperta-me tudo isto um desejo maior de chegar mais longe mas sempre sabendo que só ama quem arrisca e o verdadeiro modelo de amor passou por uma cruz.
Acredito na amizade porque acredito em Deus Amor.
E a minha experiência, quantas vezes ao engano de ilusões, tem uma âncora segura: quero amar todos mas só de alguns consigo ser amigo. E, então, o amor faz sentido.
Abraços.

Mª Teresa disse...

FA,
... E, a AMIZADE transporta / CONSEGUE mover montanhas... VAI ACREDITAR?
Suspeito que SIM! OBRIGADO!
(Julho 2010)

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você