 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

15 junho 2008

A MISSÃO

Deus tem um Plano de Salvação para todos os homens.
Mas esse plano ele não o realiza sozinho. Ele conta com a participação de inúmeras pessoas que sempre chama e envia para essa MISSÃO...

As Leituras bíblicas nos falam dessa verdade...

Na 1.ª Leitura, Deus escolhe um Povo para si. (Ex 19,2-6a)

Escolhe o povo de Israel e lhe propõe uma ALIANÇA para ser portador das promessas messiânicas a todos os povos.
- No Monte Sinai, Deus fala a Moisés:
"Se escutardes a minha voz e fordes fiéis à minha aliança, sereis meu povo escolhido, um reino de sacerdotes, uma nação santa".

* Esse Povo será sinal de Deus no meio dos povos e figura do novo Povo de Deus, que será a Igreja...

Na 2.ª Leitura, vemos o Envio de Jesus Cristo como Salvador e cabeça do novo povo eleito, que é a Igreja. (Rm 5,6-11)

No Evangelho, temos a Missão dos Doze. (Mt 9,36-10,8)

O Texto inicia o "Sermão Apostólico" de Cristo (o 2º dos cinco, no evangelho de Mateus).
É um "Manual do missionário cristão", em que define os conteúdos do anúncio e as atitudes fundamentais do Missionário.
Compreende 3 passos:

1) Uma Introdução: Jesus vê a triste Realidade das multidões:

- "Estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor..."
- "A Messe é grande... e os operários são poucos..."
- Um apelo: "Rogai ao dono da Messe..."
Reflete a preocupação diante das necessidades pastorais, embora a iniciativa da Missão é do Pai.

2) O Chamamento e o Envio dos 12 Apóstolos:

- "Chamou-os": Os critérios da escolha é sempre um mistério, difícil de compreender e explicar.
- O número "12" recorda as 12 tribos de Israel e é símbolo da totalidade.
Todos somos chamados a libertar-se e enviados a libertar..
- Na "Missão", confere o poder de expulsar os demônios e curar os doentes: isto é, tudo o que destrói a VIDA e a felicidade do homem...
- Chama cada um pelo "Nome": Missão individual e comunitária.

3) Recomendações de Jesus para a Missão:

- Destinatários: Os judeus, herdeiros da Aliança, deveriam ser os primeiros:
"Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel"
- Mensagem:
- O Anúncio missionário: "O Reino de Deus está próximo".
- Os Sinais da presença de Deus: "Curar os enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos, expulsar os demônios".

- Exigência de Gratuidade: "De graça recebestes, de graça deveis dar".

+ Que diria Jesus ao contemplar a Realidade de hoje?

Ainda hoje há multidões cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor.
Deus continua precisando de gente para continuar a sua obra de Libertação e Salvação.
* Os "doze" representam a totalidade do Povo de Deus.
- Temos consciência de que também nós somos enviados em missão?

+ Qual é a missão dos discípulos de Jesus?

É lutar contra tudo o que escraviza o homem e o impede de ser feliz.
- Hoje há estruturas que geram guerra, violência, terror, morte: a missão dos discípulos de Jesus é contestá-las e desmontá-las;
- Hoje há "valores" que geram escravidão, opressão, sofrimento: a missão dos discípulos de Jesus é recusá-los e denunciá-los;
- Hoje há esquemas de exploração que geram miséria, marginalização, exclusão: a missão dos discípulos de Jesus é combatê-los.

* A proposta libertadora de Jesus deve estar presente através dos discípulos em qualquer lugar onde houver um irmão vítima da escravidão e da injustiça.
- Procuramos nós transmitir alegria, coragem e esperança àqueles que vivem imersos no abatimento, na frustração, no desespero?
- Procuramos ser um sinal do amor e da ternura de Deus para aqueles que vivem sozinhos e marginalizados?O nosso serviço ao "Reino" é totalmente GRATUITO?

Ou serve para promover os nossos interesses, a nossa pessoa, os nossos esquemas de realização pessoal?

Ainda hoje há muitas ovelhas cansadas e abatidas sem pastor...
- Será que Cristo pode contar connosco?

Acolhamos o apelo do Mestre e roguemos ao dono da Messe para que mande muitos operários à sua vinha...

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -15.06.2008


3 comentários:

Anónimo disse...

«Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel» ( Mt 10,5-6). Uma recomendação estranha, esta que Jesus dá aos seus discípulos antes de os enviar em missão. Que significa? É uma cedência aos preconceitos e ao particularismo exclusivista cultivado pela maior parte do seu povo?...
Pelo contrário, é a expressão da estratégia de Deus: para levar a salvação a todos os povos, o Senhor escolheu Israel, «o seu filho primogénito» (Ex 4,22) e constituiu-o no mundo como sinal dos seus cuidados e atenções; quis que ele fosse santo para manifestar a todos os povos a sua santidade; tornou-o «luz das nações para que a salvação chegue até aos confins da terra» (Is 49,6). «Deus não rejeitou o seu povo» (Rm11,29). Jesus está em sintonia com a pedagogia de Deus: cuida antes de mais de Israel (Mt 15,24) para que possa cumprir a sua missão de mediador da salvação…
Hoje é a comunidade cristã a depositária das promessas e da aliança entre> Deus e a humanidade. A Igreja, chamada a santificar o mundo, deve antes de mais santificar-se a si mesma; tendo sido encarregada de proclamar a Liberdade, a Igualdade, a Paz, o Respeito pela pessoa, deve viver internamente estes valores; destinada a ser cidade posta sobre o monte e lâmpada que ilumina a casa, deve ser a primeira a deixar-se iluminar pela Palavra do seu Senhor…
Nós cristãos, somos chamados a usar todos as nossas energias para «reproduzir», para tornar presente no mundo Jesus Cristo o nosso Mestre. ELE é o primeiro Operário enviado para a seara, os discípulos são os seus colaboradores – como bem compreendeu Paulo (1Cor 3,9).

«Recebeste de graça dai de graça» é a exigência de completo desapego a qualquer forma de interesse egoísta no cumprimento da acção apostólica.
O discípulo de Cristo não trabalha para obter algum tipo de vantagem pessoal: ser conhecido, estimado, reverenciado, para enriquecer. A sua única recompensa, será a alegria de ter SERVIDO e AMADO os Irmãos com a Generosidade com que viu operar Jesus.
“Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei…”

É o Senhor que me diz a relação que tem comigo, é Ele que me diz desde quando eu faço parte da Sua Vida, desde quando me conhece, desde quando me chamou, ainda que eu estivesse humanamente incapaz de compreender, Ele desde sempre me quis tornar participante da Sua Vida. Desde todo a eternidade o Seu olhar repousa sobre a pessoa que sou, desde toda a eternidade Ele me diz o quanto a minha Vida é preciosa aos Seus olhos. Ele chamou-me e comigo quis fazer uma Aliança e uma Relação de Amor que não passa…
Deus é Divino, e faz-me um chamamento divino, em cada dia. O Seu apelo ao seguimento é sempre um convite à total confiança na Sua bondade, Ternura e Misericórdia, que é sempre maior que a minha debilidade…O que interessa, é aquilo que Ele pode e quer ser em mim, se eu deixar…. Como me abro à grandeza do Senhor na minha pequenez?...É Ele quem escolhe, quem envia e por isso Ele é em mim…
Em cada momento que me chama Ele confia-me uma missão… é importante que eu O escute e me deixe conduzir pela ternura da Sua mão., que eu esteja atenta e aberta ás Suas Palavras, que a Sua Palavra ecoe em mim, para que eu possa ser Sua mensageira…
E Tu Maria, mestra da Vida, ensina os jovens de hoje a dizer “SIM” um sim que dê significado à sua vida e existência, e fá-los descobrir o “NOME” escondido de Deus no seu coração e no coração de cada homem…

Anónimo disse...

BEM HAJA Frei, por ter colocado a partilha das leituras deste domingo.

"Se quiserdes escutar a Minha voz, se fordes fieis à Minha aliança, vós sereis o povo que Eu protegerei em qualquer situação, sereis para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa."´

É com estas palavras que Deus escolhe um povo a Ele consagrado, que leve uma vida santa, traduzida em obras de amor pelos mais fracos.
Estas palavras, outrora comunicadas ao Povo da Antiga Aliança, dirige-as hoje Deus a nós, Novo Povo por Ele escolhido, a Ele consagrado, povo sacerdotal, chamado a continuar a obra de Jesus, em favor dos homens, a "reproduzir" a vida do Mestre, empregando todas as suas energias na solução dos problemas que mais angustiam os homens, pois a intervenção de Deus na história humana continua através daqueles que Ele chama, para serem sinais vivos do Seu amor e testemunhas da Sua bondade.

Reunidos como povo sacerdotal, elevemos a nossa gratidão por sermos povo de Deus e nos ter sido confiada a missão lebertadora de Jesus: Seguir o apelo do Mestre, e acolher tantas ovelhas cansadas e abatidas sem pastor...

Anónimo disse...

Amigo, perante tudo o que aqui hoje encontrei, quais pedaços de vida que tornaram mais rico o meu Domingo, só consigo dizer: a si, a "LM" e a "mariana", MUITO OBRIGADA.Que bom fazermos parte desta Família "Retalhos".
Deus a todos abençoe e a si o recompense por ser doação e entrega à Missão.
Seja por Caridade

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você