
Este é um texto que corre o país pela internet. Como Chefe de Escuteiros não posso deixar de me indignar também perante esta vergonha que ofende o Escutismo e de forma especial no nosso país (tratado como país de parvos). Uno aqui a minha palavra à do Corpo Nacional de Escutas, da Associação dos Escoteiros Portugueses e da Associação das Guias de Portugal.
Quantos Escutas e Guias já fizeram compras nesta empresa? “O Escuta é leal”, diz a Lei e por isso urge que sejamos leais aos nossos princípios de cidadãos de “deixar este mundo um pouco melhor que o encontrámos”, assim nos pediu Baden-Powell.
O link que se segue é uma petição on-line com um Baixo assinado. Há quem diga (lá) mal dos Escuteiros mas são já muitos os Escuteiros, pais e amigos que mostram aí a sua indignação.
Visitai e deixai também a vossa, sejais ou não Escuteiros. Eu já o fiz há uns dias sob o registo número 2793 (com o texto que abaixo encontrareis).
http://www.petitiononline.com/26031979/petition.html
Está aqui o site da empresa que produziu o anuncio, ora façam o favor de lhes fazer uma visitinha e deixarem lá também o vosso comentário face a quem tão indigna publicidade engendrou. http://www.tbwa.pt/tblogwa/archives/2008/01/greetings_from.php#
http://www.cne-escutismo.pt/Portals/0/docs/circulares/2008/oficio_28_01_2008.pdf
E com as palavras que se seguem deixei eu o meu descontentamento e indignação na petição online: “2793- É lamentável que para vender um produto ou uma marca se fira a dignidade das pessoas. Quantas vezes grupos empresariais, como o Media Markt, se servem da boa vontade do Escutismo para fazer chegar a sua publicidade mais longe. Num tempo em que se fala tanto de regras básicas de civismo não se pode tolerar que este grupo empresarial venha identificar a nossa sociedade como "parvónia". Onde estão as altas autoridades para a comunicação social e para a dignidade das Instituições, sociais, militares e outras como é o Escutismo, o maior movimento de formação e respeito pelo outro a nível mundial?”
Acabo de deixar este mesmo comentário no site da empresa que faz o spot publicitário acrescentando ainda o seguinte: "Vivo perto do Estádio da Luz e já fiz algumas compras na MM. A partir de hoje tomo como honra Escutista não ajudar mais a pagar publicidades ultrajantes como esta. A MM e a TBWA deveriam ter a dignidade de fazer um pedido de desculpa aos que se sentem ofendidos e com direito à indignação. São utilizados nesta campanha símbolos identificativos de Institituições dignas do vosso respeito.A todos os Escutas e Guias a canhota amiga e solidária...A Palavra parvo (do latim "parvus") significa pequeno, tacanho de mente...Não somos nós Escutas e Guias os "parvos" mas sim aqueles que não têm respeito pelas Instituições que fazem da honra e da lealdade um caminho a seguir".
Lince Cantor (o meu Totem), Dirigente do C.N.E.



15 comentários:
Aqui partilho o comentário deixado no site da petição online com o nº 4004:
O que será preferível para os nossos adolescentes e jovens: deixarem-se enredar pela sociedade consumista criada por empresas como esta, que precisam denegrir os bons actos destes jovens que tentam construir, à sua medida, uma sociedade melhor, para alcançarem os seus intentos, ou vê-los no dia-a-dia envolvidos no fiel cumprimento do serviço aos outros a que se propõem?! É definitivamente asqueroso constatar que a nossa sociedade permite e alimenta a existência dos que, para subirem nos seus intentos de lucro, usam o que de melhor há nos nossos jovens escarnecendo das suas qualidades! Esses são aqueles a quem apenas uma sociedade corrompida e degradada pode servir, pois então que nela vivam!, mas deixem quem quer melhorar o mundo que os rodeia fazê-lo em paz!!!
Amigo, aqui fica o meu comentário ao post, com a transcrição da minha assinatura na referida petição. Tive a sorte de me calhar um número de registo engraçado, 4321:
"Se eu mandasse no Media Markt, não estava a assinar esta petição. Era um parvoíce. Mas se mandasse no Media Markt, mudava de empresa publicitária. Uma campanha assim não vem da imaginação. Quem fez o anúncio não estava inspirado, nem é alguém mega original. Foi por experiência que chegou lá! Alguém quer uma empresa publicitária que não seja original, mas apenas conte a toda a gente o seu caso e o da empresa que a contratou? Porque no fundo é disso que se trata. A empresa A contrata a B para lhe fazer um anúncio, e a B faz a empresa A perder (ou não angariar) 70.000 clientes, mais familiares e amigos. É de génio ou de parvo?"
Um forte abraço
Deixo aqui também o meu comentário que ficou registado no site da petição sob o número 4440:
"É muito triste que, num País como o nosso, uns, para «brilharem», tenham que denegrir outros. É sinal de muito baixo nível e de falta de valores básicos quando se fere a sensibilidade de tantas pessoas, nomeadamente ligadas ao Escutismo, empenhadas em construir um mundo melhor. Mais grave é em se tratando de jovens, futuro da sociedade."
Bem haja a todos pelo empenho por um mundo melhor!
Haja respeito!
Uma campanha publicitária passa por muitas mãos. Ninguém conseguiu parar isto?
beijos em Cristo
Bom dia.
Fico indignada como a mídia usa de formas tão ultrajantes em nome de publicidade e lucros.O respeito, valorizaçao, reconhecimento e sobretudo o amor não constam no dicionário de tais pessoas, desta empresa e da agencia de publicidade.
Aqui no Brasil vira e mexe nos sentimos afrontados com os insultos que entram em nossas casas através da Tv, e olha que pagamos por isso! pra ser insultados.
Parabéns pela iniciativa, não devemos calar a voz, não devemos ceder,hoje se fala de escoteiros desta forma, se calarmos, amanhã serão nossas mães, pais, filhos,trabalhadores, religião, Deus, que serão ofendidos de forma gratuíta.
Sempre me pergunto diante de cada situação : "O que Jesus faria em meu lugar"?
O que Jesus faria em teu lugar Frei? creio que o mesmo que tú, nao se calar e conscientizar.
Um forte abraço além mar.
Já tinha, de facto, passado os olhos pela publicidade ora referida e garanto que o sentimento que surgiu em mim, na altura, foi de associar o título da engendrada nação, com a capacidade criativa dos que estiveram na origem da mesma, parva e naquele sentido que os antigos do Lácio lhe davam, "parvuum", pequena, aliás muito curta e deveras sem possível alcance, tão pouco, apelativa ao consumo, estarão a chamar aos inúmeros portugueses que, por alguma razão, não têm acesso aos mesmos meios multimédia que uma não grande franja da sociedade possui? Hoje atentei na identidade das personagens utilizadas e a minha ideia principal saiu reforçada, execro a PARVOÍCE patente no hino, na bandeira, no nome, na táctica mas mais, na própria utilização, pouco criativa, de entidades angariadoras de grande prestígio na actual sociedade portuguesa e mundial, prática essa que banaliza o que de superior qualidade profissional se efectua em Portugal, nas áreas da publicidade. Não sou escuteiro nem o pretendo ser, mas o bom senso civico que, sem modéstia, sei possuir não me permite deixar passar incólume uma tal transgressão ao princípio do bom nome que tantas vezes é apontado em praça pública.
É constrangedor que uma empresa como MEDIA MARKET, de quem se espera que seja uma empresa jovem e empreendedora, mas comercial e publicitariamente correcta, se submeta e propicie o aviltamento dos mais nobres princípios culturais dum povo, em particular da maioria da sua juventude. Efectivamente, no mínimo, exige-se que respeite o universo cultural e moral da população portuguesa, cuja formação, ao longo de décadas tem sido fortemente marcada pelos Princípios e métodos do ESCUTISMO.
Sou mãe de Escuteiro, e pela experiência pessoal sinto autoridade para referir que não tenho a menor dúvida que este Movimento Universal tem permitido travar muitas agressões publicitárias comerciais e muito interesses menos benéficos, e tem ajudado a construir um mundo melhor. Poder-se-à pensar que não se nota muito, mas, a esses, convido a visitar os diversos sites escutistas e verem o quão grande é o Movimento e como são alegres e felizes os jovens que a ele pertencem de alma e coração.
Por tudo isto, não posso deixar de manifestar o quanto sinto repugnante, ofensiva e incorrecta a forma como é usado o nome e a presença do MOVIMENTO ESCUTISTA na publicidade desta empresa pelo que, no mínimo, apelo à Alta Autoridade para a Cominicação que intervenha, no âmbito dos poderes em que foi investida, e faça retirar tal publicidade e apelo a todos os que têm qualquer ligação ao Escutismo, ainda que por amigos ou conhecidos, para não comprem qualquer produto nas lojas Média Market. EU NÃO COMPRAREI.
É uma pouca vergonha, uma empresa tam conhecida, tenham respeito pelas pessoas por favor.
Com esta campanha não estão a ganhar clientes estão a perder.
Realmente uma empresa tão grande como a MEDIA MARKT, não tem vergonha na cara, a gozarem com as pessoas, e ainda por cima, com algum dos seus clientes...
Hoje já fiz também a minha assinatura na petição on-line sob o nº 5222.
Queria deixar também o comentário no "Retalhos:
"Este artigo publicitário é um verdadeiro atentado, ao esforço e dignidade de quem dá o melhor de si por UM MUNDO MELHOR. Por esta e outras razões, continuo a preferir o comércio tradicional, pois nas grandes superfícies somos sempre levados a comprar o que não é essencial para nós. Estou completamente contra este tipo de estratégia, que não olha a meios para atingir os fins." maresia
Uiuiuiui
isto tá dar k falar, há tantas coisas com k o CNE em particular s devia preocupar, vem agora com publicidade e ai ai a nossa imagem...
Precocupem-se em analisar não só a imagem que os média lançam, mas tb aquela k os nossos queridos scouts passam... mas ai e tal nos somos tds mt bem comportadinhos...
Há mt q o escutismo em mts locais é praticado ou usado para fins um tanto ...... . Aqui sim, deviam pensar na imagem e kal o verdadeiro papel k desepenham n sociedade.
Vivam a vidinha e façam a difrença naquilo k é realmt important.
Orgulho nos scouts,
não necessario k seja uma obcessão.
Nessa publicidade até q faltam alguns pormenores, o chouriço, copo do vinho e as benditas raposas matreiras......
Canhotas escutitas
"Anónimo"
Publico o seu comentário como publicarei todos os que não forem de cariz ofensivo a quem por aqui passa. Uma crítica, ainda que contra a minha opinião, é sempre um bom caminho de reflexão e ajuda se esta for construtiva e não destrutiva.
Concordo com o facto do Escutismo em geral e, é obvio, o C.N.E nem sempre dar uma boa imagem do Movimento e dos objectivos a que se prpões. Eu mesmo em muitas acções de formação, nos últimos 10 anos, tenho referido que o Escutismo tem que ser sinal daquilo que anuncia, seja onde for e em que circunstâncias for. Muito se fez mas é uma verdade que muito há ainda para fazer.
Cabe-nos a nós todos, enquanto concidadãos - escuteiros ou não - fazer de cada momento a preocupação pela imagem com que passamos aos outros o que somos e construimos, estou de acordo com isso, sem dúvida.
Mas isso, esta lacuna do Escutismo - tal como a vemos também em todos os quadrantes da nossa família, escola, Igreja, amigos... - não invalida que tenhamos que ir ao sabor das correntes consumistas que não têm respeito pelas Instituições. Queiramos ler o Código de Direito Penal e veremos que a publiciade em questão viola o Direito de Imagem e bom nome das Instituições e isso, não vale a pena escamotear a "coisa" está claro e deve ser respeitado, é crime punido por Lei.
Como Baden-Powel eu simplesmente quero ajudar o Escutismo a ser um pouco melhor já que devemos pensar, como diz e muito bem, na imagem que damos de nós mesmos e da nossa sociedade. Isso não invalida que pactue com o que me parece ser demasiado ofensivo e menos ainda que eu (escuteiro ou não) veja na publicidade o que nem lá está...
Cabe-nos a todos nós "deixar o mundo um pouco melhor que o encontrámos" (Baden-Powel).
Canhota amiga.
A. R.
Será que este comentário vai ser publicado? Digo isto porque já deixei aqui vários, e nenhum a ofender nada nem ninguém, mas nenhum saiu publicado. Será que temos censura aqui? Só quero deixar a minha opinião: acho que os escuteiros se estão a preocupar demasiado com um spot publicitário. E já alguém se preocupou(por ex.) com os sketches do Gato Fedorento? Cito "Meter-se na droga, isso é que é de homem!" Lembram-se do resto? Bem me parecia...
Tiago.
Com este nome é o primeiro comentário a chegar a este blog
Como referi no texto anterior a este, aqui se publicará toda a opinião, tenha ela a ver com a minha ou não, desde que nas palavras não exista sentido de ofensa para quem é visita habitual deste espaço.
Um blog não é um forum público, não o podemos esquecer, e o facto de alguns comentários não serem publicados nada tem a ver com censura negativa mas com a forma ofensiva que possa existir. Num blog cabe à administração do mesmo discernir o que deve ou não ser publicado, por isso não é um forum público.
Quanto à importância dada a este caso ela está aí e não vou fazer disso uma troca de galhardetes com ninguém.
Os "Gato fedorento", muito sinceramente, não vejo por natureza, talvez por isso eu mesmo nunca os tenha criticado aqui. Não critico quem vê mas creio que para se fazer bom humor não é preciso descer tão baixo. Sempre tivemos bons humoristas e não foi à custa da manipulação ou da difamação de pessoas ou Instituições. É lamentável que tais humoristas tenham os comentários sobre a preferência de terem um filho drogado a ter um Escuteiro. É triste, por mim o digo, que jovens como estes que poderiam e deveriam ter um papel mais positivo e bem humorado junto da sociedade, sobretudo mais jovem, tenham a veleidade de fazer afirmações destas. Mas... o futuro dirá... Será a nossa sociedade futura uma sociedade de gatos fedorentos que não respeitam nada nem ninguém? Espero que não...
Obrigado Tiago pela tua opinião que aqui fica pelo facto de a não sentir ofensiva para ninguém...
Família Retalhos, em particular Lince Cantor,
Registei com nº 8100 o reportado abaixo assinado.
Eu, Mª Teresa, nunca desejei ser Escuteira... Filha única, bem que me agradavam os atributos que (julgava) GOVERNAVA...
Hoje, posso garantir: muito admiro os Escutas! Lições de Vida, espírito solidário... e MUITO mais (atrevam-se a conhecer a exemplar biografia de Baden Powell...)
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