O texto bíblico e o tema escolhido para 2008
O texto bíblico para o centenário da Semana foi tirado da Primeira Carta dos Tessalonicenses. O texto “Orai sem Cessar” (1 Ts 5, 17) mostra o papel essencial da oração na comunidade cristã para fazer crescera sua relação dos fiéis com Cristo e entre eles. O texto se desenvolve numa série de “imperativos”, afirmações com as quais Paulo anima a comunidade para manifestar a unidade dada por Deus em Cristo, para que possa ser de facto o que é por princípio: o único Corpo de Cristo.
Um dos objectivos centrais de Paulo era o de consolidar a união na comunidade. Nem sequer a morte rompe os laços que nos unem como único Corpo de Cristo; Cristo foi morto e ressuscitou por todos nós, de modo que na vinda de Cristo, fiquemos unidos a ele (5, 10).
Isto levou Paulo aos “imperativos”do texto (cf 5, 13b-18), que foram escolhidos de uma lista de exortações mais extensa, para formar o texto-base da Semana de unidade deste ano. A passagem começa com a exortação de Paulo aos membros da comunidade: “Vivei em paz uns com os outros” (5, 13b), uma paz que não é simplesmente ausência de conflito, senão um estado de harmonia em que os dons de todos, na comunidade, contribuem para o seu florescimento e crescimento vigoroso.
Os “imperativos”, “o que é necessário para a tua paz” (Lc 19, 42), ele os define como segue: corrijam os que não fazem nada, encorajem os tímidos, sustentem os fracos e sejam pacientes com todos. Cuidem que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurem sempre o bem uns dos outros e de todos. Estejam sempre alegres, rezem sem cessar. Dêem graças em todas as circunstâncias (cf 1 Ts 5, 14-18a).
O texto escolhido conclui depois com a afirmação que, fazendo estas coisas, a comunidade manifesta o que é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo (5, 18b).
O chamamento “orar sem cessar” (5, 17) está incorporado a esta lista de imperativos. Enfatiza que a vida na comunidade cristã é possível mediante a vida de oração. Ademais, reafirma que a oração é uma parte integrante da vida dos cristãos, precisamente na medida em que eles desejam manifestar a unidade que os tem sido dada a eles em Cristo, uma unidade que não é presa a acordos doutrinais e declarações formais, senão que encontra sua expressão no “o que é necessário para tua paz” (Lc 19, 41), em acções concretas que expressam e constroem sua unidade em Cristo e entre eles.



1 comentários:
Amigo!
Mais uma vez, GRAÇAS por tanta riqueza partilhada neste “cantinho maravilhoso” (aliás como sempre), ao longo desta semana de oração pela Unidade dos Cristãos.
Orar sem cessar, devia ser o primeiro objectivo de cada Cristão como nos diz a Sagrada Escritura. Mas, não é isso que acontece…Há tempo para tudo, menos para ELE…Deus fica quase sempre em 2º plano para alguns, e esquecido por outros…
Senhor!
Imagem perfeita
Na nossa natureza humana,
De Deus Pai, cheio de Misericórdia,
Bendito sejas por todas as graças…
Fortalece a nossa Fé, a esperança e a caridade,
De todos os que chamaste, e lhe deste
A conhecer o Teu Amor…
Continua a dar-nos uma atitude filial para Contigo,
E ensina-nos a orar sempre como Teus filhos…
Dá a todos os homens…
Desejo de purificar continuamente o coração
Tornando-o transparente ao Evangelho;
Dá a todos os homens,
A coragem de “romper” com o pecado…
Torna, cada Cristão, consciente da sua vocação,
Do seu papel de Baptizado, e reforça em todos nós a Unidade…
Enviar um comentário