A Igreja celebra neste próximo domingo a festa de exaltação da Santa Cruz, isto é, uma homenagem à cruz salvadora de Jesus Cristo.
Esta festa é muito antiga e remonta ao ano 335, quando foi inaugurada a igreja construída pelo Imperador Constantino, no alto do Calvário, em Jerusalém, lembrando a morte e a ressurreição do Senhor. Na mesma época foi construída a igreja da Santa Cruz, em Roma, para abrigar as madeiras trazidas pela mãe de Constantino, Santa Helena. Seriam relíquias autênticas da cruz de Jesus. Estas madeiras estão lá até hoje, na Basílica da Santa Cruz, em Roma, para a veneração do povo.
No começo, a festa era celebrada a 13 de dezembro, mas depois que a festa veio para o Ocidente, com o nome de exaltação da santa cruz, o dia passou para 14 de setembro.
(in, http://www.mitranh.org.br)
Em Portugal a devoção à Santa Cruz, e em todo o mundo também, foi introduzida de forma muito especial pelos Franciscanos, através da Veneração das Chagas de Cristo e do caminho da Via Sacra.
Ainda hoje, pelo mundo e em muitos lugares de Portugal, como a minha Aldeia e a cidade de Barcelos, esta Festa se celebra no dia 3 de Maio.
A explicação desta data pode estar na devoção à Cruz que a partir dos Franciscanos da Terra Santa se estende a todo o mundo, os símbolos da Ordem Terceira de S. Francisco são precisamente as cinco chagas de Cristo. 3 de Maio porque diz a lenda que esta festa se celebrava na Gália neste dia sob o nome de invenção da Sta Cruz. Era a memoria por ocasião da descoberta da Santa Cruz por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, que se terá dado, diz a referida lenda neste mesmo dia no ano 320.
Outra explicação que encontramos é a de que neste mesmo dia Heráclito (talvez não o filósofo - não pude apurar correctamente - terá recuparado a madeira sob a qual teria sido crucificado Cristo e que fora levada pelos Persas. Recuperada e reconstituida, esta foi levada por Heráclito, neste dia 3 de Maio, pelo calvário como forma de Veneração a tão alto patíbulo. Esta vitória do Cristianismo sobre o reino Persa terá sido pelo século VII.
13 setembro 2008
Exaltação da Santa Cruz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



3 comentários:
Amigo, em silêncio e oração vamos ajudando a levar a Cruz, para que seja um pouco mais leve e nos sintamos companheiros de um mesmo caminho, rumo à Páscoa.
Que em Maria, nossa Mãe, encontremos o apoio e o olhar que fortalece e conforta.
Bem Haja por esta partilha.
Seja por Caridade
Só hoje estou capaz de escrever algo. Fiquei de tal modo impressionado com o clip de vídeo, com o conteúdo aí apresentado, que precisei de alguns dias de reflexão…
A realidade da cruz na nossa vida é sempre algo enigmático, incompreensível… Só à luz da Cruz redentora de Cristo adquire sentido. Só na força da Cruz de Cristo somos capazes de carregar a nossa cruz de cada dia.
Obrigado, Amigo Albertino, que uma vez mais me fizeste pensar na cruz como caminho de libertação interior e realidade integrante da história de Deus comigo…
Gostei muito do clip de video, bem como de todo o seu conteúdo...
A Cruz é o Trono Real,onde o Rei e Senhor dos senhores se senta, e recebe a vassalagem dos homens do universo...
A sabedoria do cristão, está na sabedoria da Cruz, «escândalo para os judeus e loucura para os gentios»(1Cor1,23).
Amando a Cruz, amamos Jesus.
Enviar um comentário