A Natividade de Nossa Senhora é a festa de seu nascimento.
É celebrada desde o início do cristianismo, no Oriente. E no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador.Em seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, o Pe. António Vieira diz: "Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina. Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes: para Senhora da Paz; os desencaminhados: para Senhora da Guia; os cativos: para Senhora do Livramento; os cercados: para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para Senhora da Graça; e todos os seus devotos: para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...), dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus". (Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. III, p. 33.).
«A vinda do Filho de Deus à terra, foi preparada, pouco a pouco, ao longo dos séculos, através de pessoas e acontecimentos. Entre as pessoas escolhidas por Deus para colaborarem no Seu projecto de salvação, houve uma, à qual foi confiada uma missão única: Maria, chamada a ser a Mãe do Salvador e cumulada, por isso, de todas as graças necessárias ao cumprimento dessa missão. O nascimento de Maria foi, portanto, motivo de esperança para o mundo inteiro: anunciava já o de Jesus. Era a autora da salvação a despontar; «Ela vem ao mundo e com Ela o mundo é renovado. Ela nasce e a Igreja reveste-se da sua beleza». (Liturgia bizantina).
Felicitando a Mãe do Salvador, no dia do Seu aniversário natalício, peçamos a graça de à Sua semelhança, colaborarmos, generosamente, na salvação do mundo.- do Missal Popular Ferial (8 de Setembro)



4 comentários:
AVÉ MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO, MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA.
Bendita és Tu, Aurora da Salvação, pois Grandes coisas fez em Ti o Todo Poderoso, Santo é Seu Nome.
Ensina-nos Mãe a seguir Teus passos, no cumprimento da Vontade de Deus.
Por Ti, entrego minha vida ao Pai, na construção de um Mundo melhor.
Olha os pequeninos, tão desamparados nos dias de hoje, verdadeiros orfãos. A Ti MÃE os CONFIO.
Obrigada Frei pela partilha deste dia, tão importante para nós.
Hoje, é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.
Deus dá um passo à frente na actuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Sacerdotes. O livro de São Tiago, fala sobre a infância de Maria, ele afirma que os seus pais, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que no meio das lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.
De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia da sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.
Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois n'Ela apareceu no mundo a Aurora que precedeu o sol da justiça e Redentor da humanidade.
"Deus Omnipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu, portanto, encarnar-Se em Maria".
Como poderemos celebrar este dia dignamente? Deus, no Seu infinito amor, quis nos dar uma Mãe, e aceitando a condição humana, criou Maria para que a Encarnação acontecesse, e o impossível aos nossos olhos, Deus o faz por amor: o Criador nasce da criatura!
Nossa Senhora, rogai por nós!
Agora "Família Retalhos", vou partir 8 dias para estar com a "Mãe", mais em silêncio, em contemplação, atenta a todos os sinais...! Vou visitar alguns santuários marianos, a começar pela Virgem de Medjugorje-rainha da paz, e levo-os todos no meu coração, com as vossas súplicas, pedindo para todos a Sua Benção.
Olá, irmão Albertino e demais bloguistas.Longe da vista, mas sempre… perto do coração!Hoje uma das “mães” de Santo António, já com 89 anos, perguntou-me se “hoje é o dia da Mãe”? Instintiva e alegremente respondi: Sim!Na partilha da oração lembrámos esta Mãe que a tradição cristã de há muito celebra neste dia com o nome de Nossa Senhora da Natividade.Recordo que quando missionário “ad gentes” em Maputo, Moçambique, no dia 8 de Setembro de 1982 recebi, devolvida pelo Governo, uma capela construída pelos madeirenses do tempo colonial. Foi tomada pelo Governo, antes de ser inaugurada. Depois de nossos pedidos insistentes, tivemos a graça de receber esse edifício, que passou a ser sede de uma nova Comunidade Cristã. Na placa de mármore, chumbada na parede junto do altar, estava escrito: “foi inaugurada pelo Arcebispo de Lourenço Marques, D. Custódio Alvim Pereira, no dia 8 de Setembro de 1974” (já passavam 8 anos)... Mas, nesse 8 de Setembro (que seguiu ao trágico e histórico 7 de Setembro, dia do terrível genocídio na cidade capital), o Arcebispo já estava bem longe, em Portugal, fugido discretamente… Valeu a data escrita! Logo, de comum acordo com os cristãos da área, lhe demos Nossa Senhora da Natividade como Padroeira. E lá está, continuando a abençoar aqueles cristãos em comunidade cristã. Fica sempre a saudade… desculpem esta referência histórica! “Quem Vos escolheu, Rainha dos Céus,foi o mesmo Deus que de Vós nasceu!De Vós procedeu vossa eterna vida, Virgem escolhida!”. Saudoso abraço a todos os bloguistas!
Frei Armindo
Uma "Menina" nasce, como tantas outras, mas com Ela nasce a concretização da Salvação de todos nós. Este facto é demasiado grandioso para que os cristãos o deixem passar despercebido. O coração só apetece cantar, louvar e agradecer por tanto que fez e faz por nós.
MÃE, não sou capaz de agradecer com a dignidade que mereces!
Enviar um comentário