 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

09 fevereiro 2007

ABORTO: Consciência e Verdade


A dois dias do referendo, notamos o quanto, no nosso país, a consciência sobre o valor que tem a VIDA e do que, em última instância, está verdadeiramente em causa, ainda está pouco clarificada.

Para nos ajudar a formar melhor essa consciência, partilho aqui um texto de um confrade, texto cedido pelo próprio.

Esperando ser de alguma utilidade para todos os amigos leitores, desde já agradeço a cedência do texto.


ABORTO: Consciência e Verdade

1. No dia 11 de Fevereiro, vamos encontrar, no boletim do referendo, esta pergunta: “Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”.

2. Mais do que no barulho da campanha e com argumentos baseados em ideologias de todos os tipos, qualquer pessoa empenhada no exercício de uma cidadania responsável fará o seu percurso de discernimento, com maior ou menor profundidade.

3. Os crentes fazem esse discernimento à luz de Deus, Criador e Senhor da Vida, de acordo com o Concílio Vaticano II, que vê a consciência como “o núcleo mais secreto do homem, e o santuário onde ele está a sós com Deus, cuja voz ressoa no seu íntimo” (GS 16).

4. A consciência é o lugar por excelência da experiência ética, da busca do significado das nossas decisões, o espaço subjectivo do sentido dos nossos comportamentos. Porém, esse significado ou sentido só ganha conteúdo quando nos confrontamos com aquilo que está em causa ao nível da dimensão objectiva da mesma experiência.

5. Isto significa que o discernimento, o mais completo possível, da consciência ética só acontece quando nos abrimos à verdade, e à verdade toda, daquilo que realmente está em causa.

6. No caso do aborto, ou da interrupção voluntária da gravidez (como muitos preferem dizer), ou ainda do tratamento voluntário da gravidez (como ideologicamente se diz nos anúncios das Clínicas espanholas que já aparecem nos jornais portugueses), estão muitos factores em causa.

7. Todos esses factores convergem para dois elementos fundamentais: a mulher e o embrião/feto. Os defensores do sim olham quase exclusivamente para a mulher. Os defensores do não centram-se, fundamentalmente, na relevância antropológica e ética do embrião/feto.

8. É apenas parte da verdade ter em conta a mulher, mesmo com todos os seus sofrimentos e dramas. Não basta a opção da mulher. A sua liberdade não é tudo. Uma parte significativa da verdade diz respeito ao embrião/feto.

9. O embrião/feto humano possui todas as características e potencialidades do ser humano. Esse ser inicia com a fecundação um processo de desenvolvimento e realização progressiva, que só acabará com a morte natural.

10. A partir da nossa consciência, somos convidados, como diria Santo Agostinho, a “fazer a nossa verdade interior”, a ser verdadeiros. Mas isso só acontecerá se tivermos a coragem para “fazer a verdade toda”: a da mulher, mas também, e fundamentalmente, a do embrião/feto, completamente indefeso.



Frei Hermínio Araújo
Professor de antropologia, ética e bioética



A VIDA É UM DOM DE DEUS E UMA RESPONSABILIDADE HUMANA

1 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Frei Hermínio!

O texto está muito claro e leva mesmo a uma reflexão mais profunda da questão - neste momento do aborto - mas aplicável a todas as realidades da vida onde nos é exigida uma opção clara de consciência.

O desafio de sempre é a formação recta das consciências para que seja possível um discernimento claro à luz de Deus e da "VERDADE TODA daquilo que realmente está em causa".

Obrigada também a si, Frei Albertino, por mais esta partilha...

Que Deus - A VERDADE - oriente as consciências no próximo dia 11!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você