 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

12 fevereiro 2007

Diário... não nasceu...

(Tradução de texto, com base em artigo de H. Schwab, Nur Ein Hinderland ist ein Vaterland, Ed, Herder, 1956, publicado na revista Seleções do Reader’s Digest) - Imagem www.gifmania.com


DIÁRIO DE UMA CRIANÇA QUE NÃO NASCEU

05 de Outubro.
A minha vida começou hoje. Os meus pais ainda não sabem. Sou tão pequena como a semente de uma maçã, mas já existo de verdade. Vou ser uma rapariga. Terei cabelos loiros e olhos azuis…

19 de Outubro.
Algumas pessoas dizem que ainda não sou gente. Que ainda não existo como pessoa. Que só existe ainda a minha mãe. Mas a verdade é que sou uma pessoa verdadeira, com uma alma imortal. Assim como uma migalha de pão verdadeiro, assim eu sou um ser verdadeiro tal qual a minha mãe.

23 de Outubro.
A minha boquinha só agora começa a abrir-se. Calculem! – dentro de um ano, mais ou menos, já estarei a rir-me e, depois a falar. Já sei qual vai ser a minha primeira palavra: será “mãe”.

25 de Outubro.
O meu coração começou a bater hoje mesmo. De agora em diante continuará a bater suavemente durante a minha vida, sem parar um momento.

02 de Novembro.
Todos os dias cresço um bocadinho mais. Os meus bracinhos e as pernas já começaram a ganhar forma, mas ainda terei que esperar muito tempo até que estas perninhas possam levantar-se nos braços da minha mãe; até que os bracinhos possam abraçar o meu pai e colher flores para a minha mãe.

12 de Novembro.
Os dedinhos das minhas mãos já começam a formar-se. Que pequeninos que são! Com eles, poderei acariciar os cabelos da minha mãe…

20 de Novembro.
Só hoje é que o médico disse à minha mãe que eu estou aqui, vivendo debaixo do seu coração. Oh! Que feliz que a minha mãe deve estar! Estás feliz não estás mãezinha?

23 de Novembro.
A mãe e o pai devem estar a pensar no nome que me vão dar, mas eles sabem sequer que eu sou uma rapariga.

28 de Novembro.
Todos os meus órgãos estão completamente formados. Eu sou muito grande.

02 de Dezembro.
Depressa poderei ver, porém, os meus olhos ainda estão costurados com um fio. Luz, cor, flores... como deve ser magnífico! Sobretudo, enche-me de alegria o pensamento de que deverei ver minha mãe... Oh! Se não tivesse que esperar tanto tempo! Faltam ainda mais de seis meses.

12 de Dezembro.
Crescem-me os cabelos e as sobrancelhas. Já imagino como minha mãe ficará contente com a sua filhinha!

24 de Dezembro.
Gostava tanto de saber se a minha mãe ouve o suave bater do meu coração. Há crianças que chegam ao mundo um pouco doentes. Mas nestes casos as mãos do médico fazem milagres para lhes devolver a saúde. O meu coração, contudo, está forte e saudável… terás uma filha cheia de vida mãezinha! Estás quase, quase, a poder abraçar a tua filhinha…

28 de Dezembro.
Hoje minha mãe amanheceu diferente, está um pouco angustiada. Mas uma coisa é certa: nós vamos sair para um passeio.
Creio que ela quer distrair-se um pouco, talvez comprar roupinhas para mim. É isso mesmo, estamos a sair para algum lugar.

Oh! Creio que estamos a entrar numa clínica. Deve ser para fazer ecografia e ver que eu estou bem. Como a minha mãe se preocupa comigo! Quando eu sair daqui, farei tudo para lhe mostrar como ela é linda e eu lhe estou grata.
O médico está a chegar...
Mas... esses instrumentos não são os da ecografia... Não mãezinha! Não o deixes aproximar!
Mãe, tenho medo! Que está a fazer? Socorro! Deixem-me nascer!
... Ninguém escuta os meus gritos!
E os meus sonhos de felicidade...
A minha vontade de ver a luz, as flores, as cores...
Tudo acabado...
Sim... Hoje... Hoje a minha mãe interrompeu a minha VIDA...

5 comentários:

C.M. disse...

Este texto doeu-me bastante, até às lágrimas. Quem desejou um filho e não o pôde ter, não pode compreender a indiferença perante a dádiva que Deus oferece e que, contudo, é rejeitada...

“E os meus sonhos de felicidade...
A minha vontade de ver a luz, as flores, as cores...
Tudo acabado...” – “Tremendo” não é verdade?

Anónimo disse...

Belo texto, embora angustiante... mas não será necessária esta angustia, a leitura deste texto quase com um nó na garganta? É magnifico pensar numa vida com o tamanhinho de um feijao, mais magnifico ainda saber que é dentro de um ventre que ela se desenvolve... Mas é cruel pensar na possibilidade de existir um desejo e uma pretensao de poder tirar essa vida, de a aniquilar apenas porque se refugiou dentro de um corpo... Não é a um numero de votos que tem de se apelar, é primeiramente à consciência e este texto da-nos isso, a possibilidade de pensar e de sofrer com possibilidades cada vez mais próximas de se concretizarem com frequência.

Um beijo com saudades da prima Vanessa

Albertino disse...

Peço perdão a todos por provocar um nó na garganta.
O texto não é meu... coloco-o aqui exactamente para que, as consciências humanas não adormeçam depois deste referendo.
Conheço a dor de mulheres que desejam ter filhos e não conseguem e que já gastaram rios de dinheiro para gerar VIDA.
Conheço mulheres que interromperam a gravidez, pediram perdão e FORAM PERDOADAS, mas que nunca mais se sentiram felizes...
A mim também me levou a deitar uma lágrima mas... é sinal de que ainda temos consciência, coisa que muitos parecem não ter, acerca da VIDA, a começar por muitos dos que deveriam ter como bastião do seu quotidiano proteger a VIDA HUMANA dentro ou fora do ventre materno.

Albertino disse...

Querida VANESSA, que bom terees deixado aqui um eco.
Gosto muito de ti, tu sabes... como me lembro a tua alegria, pequenina eras, a dançar comigo...
Quando estiveres para ser mãe, luta pela VIDA porque na nossa família nem sempre foi fácil tal luta mas... estamos aqui.

Beijinho muito grande do primo ;0)

Anónimo disse...

Caro amigo!
Hoje aqui na Guarda em casa da minha sobrinha, pedi-lhe para me deixar visitar o blog.
Ela mesma ficou encantada com tanta coisa bonita que desconhecia....
mas que agora passará a visitar com regularidade...
Apesar do resultado das eleições não ter sido o que nós desejávamos,
não devemos cruzar os braços...
Continuemos e dizer SIM à VIDA...
E tu, bom amigo ,continua a partilhar essa VIDA que brota do mais profundo do teu "SER".
Isso é VIDA...continua com essa valentia e coragem, a dizer ao mundo que a VIDA é um Valor Absoluto... e deve ser respeitada... dignificada...
porque a VIDA é Sagrada, vindo-nos ela de DEUS... DEUS é VIDA e a nossa VIDA é toda de DEUS...
Força...
Continua a empenhar-te cada vez com mais coragem a defender a VIDA,
mesmo que os textos deixem nó nas gargantas daqueles que matam a VIDA...
Eu, contigo louvo o Senhor da VIDA, por tantos pais e mães que fizeram e continuam a fazer a sua opção pela VIDA...
Obrigada amigo por tanto...
Um abraço amigo e fraterno.

Dina

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você