 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

22 fevereiro 2007

BADEN-POWELL - 150 ANOS

Hoje celebram-se os 150 anos do nascimento de Baden-Powell, fundador do maior movimento e escola de educação do mundo, o ESCUTISMO.
Não vou escrever aqui considerações sobre a sua vida, missão e exemplaridade. Não chegariam todas as páginas possíveis num blog para o fazer.
O legado que deixou ao mundo de “educar homens novos” para que onde quer que se encontrem “possam deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram” tocou todos os quadrantes da sociedade, da política e das religiões, nos 100 anos de Escutismo, que celebramos também este ano.
Em Portugal, o Movimento Escutista está presente no Corpo Nacional de Escutas, na Associação dos Escoteiros de Portugal e nas Guias de Portugal.
São milhares as crianças, adolescentes e jovens que, no dia a dia, procuram cumprir os princípios, máximas e lei, no sentido de serem bons cidadãos.
Como membro do Corpo Nacional de Escutas quero agradecer o tanto que tenho recebido deste Movimento, da e para a Igreja, mas que não se encerra nela, estende-se a todos os que se preocupam com um amanhã melhor.
Todos nós “da melhor vontade” (lobitos) e tendo presente que devemos estar “Sempre Alerta p’ra Servir” (demais escuteiros), devemos dignificar estas divisas que um dia nos levaram a um compromisso assumido perante a sociedade, o Movimento e a Igreja, no nosso caso de Católicos.
“O Escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta a sua vida”. Isto remete-nos sempre para a grande lição a que nos chama BP a viver: a escola da lição da selva, como encontro com a natureza e que nos ajuda a crescer humanamente, e a lição da Bíblia, que nos faz olhar mais para além do sol, das nuvens e das flores, faz-nos olhar para o Criador aderindo de coração aberto à Sua presença e mensagem na nossa vida.
Baden-Powell deixou-nos a pedagogia da educação, mais que a obrigatoriedade da instrução. Aos dirigentes e assistentes nos pede para sermos exemplo de vida já que, as crianças e jovens, tendem a repetir o que vêem os adultos fazer.
Neste dia rezo por todos os escuteiros do mundo inteiro e, sobretudo, pelo nosso Corpo Nacional de Escutas. Que saibamos estar sempre atentos à mensagem de Deus, que nos fala pela Igreja, que saibamos sempre honrar a nossa promessa e nunca nos envergonhar-mos do lenço que envergamos ao pescoço, sinal deste compromisso com a Sociedade hodierna e com Deus.

Agradeço a tantos irmãos escutas que há tantos anos me ensinam a deixar de ser “pata tenra” para poder ser verdadeiro escuteiro.

Maria Mãe do Escuta orienta-nos para o teu Filho Jesus, para que em nós, pelo método escutista, a mensagem de Deus passe e possa formar homens e mulheres novos para um amanhã mais solidário.

Termino deixando-vos e já tão conhecido e belo texto da última mensagem do Fundador:

“Caros escuteiros:
Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.
Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.
Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
O Vosso Amigo,

Baden-Powell”

VISITEM: http://www.cne-escutismo.pt/

6 comentários:

Albertino disse...

Mensagem que enviei à Junta Central e Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas. Quem dera pudesse ela chegar a todos os agentes de formação do Escutismo, mormente no C. N. E.

"Neste dia não quero deixar de enviar aos meus irmãos Escutas uma mensagem de esperança. Baden-Powell, hoje celebrado nos seus 150 anos, deixa-nos um legado de educação nunca igualável.
Hoje rezo agradecendo a Deus o dom de ser escuteiro do C.N.E. e o quanto tenho crescido com os Escutas.
Obrigado a quantos, a todos os níveis, dão um pouco de si para "deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram".
No meu blog pessoal deixo hoje também uma pequena mensagem em homenagem ao Fundador a ao C.N.E.
Que Deus nos guie no caminho do bem.
Convosco continuando "Sempre Alerta p'ra Servir", com uma canhota amiga.
Frei Albertino Rodrigues (Lince Cantor)"


NB - "Lince"é o nome dado aos Assistentes do Escutismo, ao qual se associa o seu tóten - palavra que o identifica - vá-se lá saber o porquê de um dia me chamarem "cantor".

Anónimo disse...

Quero também prestar aqui, uma HOMENAGEM a todos os escuteiros e aos seus chefes, transcrevendo um excerto da mensagem do assistente nacional, quando do XX ACANAC "O mundo nas tuas mãos..." que acho espectacular:

"Felizes os corajosos para enfrentar as contrariedades da vida!

- Felizes os que não são arrogantes!

- Felizes os que mantêm sempre a serenidade!

- Felizes os que não se cansam de lutar pela justiça!

- Felizes os que são sempre capazes de perdoar!

- Felizes os que não tem duas caras!

- Felizes os que constróem a paz!

- Felizes os que são incomodados por denunciarem as injustiças!

- Felizes aqueles que forem excluídos e maltratados, por porem em prática as minhas palavras!

Este “Sermão da Montanha” ou das “Bem­aventuranças” é o “caminho a seguir” para realizar o último desejo de B-P. Querer um Mundo-Novo implica a nova forma de olhar o mundo, só própria do Homem-Novo."

Que o espiríto de fraternidade do escutismo, nos mantenha unidos nesta quaresma, renovando o nosso amor ao próximo. Bem haja a si Amigo por tudo o que tem sido e é também no CNE.

Anónimo disse...

Sempre simpatizei muito com o Escutismo, embora nunca o integrasse (no meu tempo de menina, lá na minha terra, o agrupamento ainda era só de rapazes, e sempre achei isso uma discriminação de todo o tamanho... Agora já é diferente...), por isso o meu «obrigada» pela homenagem a Baden-Powell e ao Movimento Escutista.

Conheço muita gente que, na infância e na juventude, recebeu muito da sua formação humana e cristã no CNE, e hoje são excelentes cidadãos, cristãos, pais e mães de família.

Deus seja louvado por isso!

Quanto ao «cantor» - com a voz que Deus lhe deu, não é de admirar que lhe tenham dado esse nome...

Bem haja, Lince Cantor!

Anónimo disse...

O meu primeiro contacto com Escutismo deu-se quando eu, ainda criança, li num jornal uma grande reportagem que ao centro tinha uma foto de B-P, na sua postura habitual de Chefe. Fiquei encantada e surpreendida mas, na altura, seria impensável ter qualquer contacto directo com o Movimento. Hoje falo como mãe de Escuteiro que, muitas vezes, silenciosamente, vibra tanto como ele, nas actividades exercidas. Encanta-me o método simples e fraterno que utilizam; encanta-me o contacto com o ar livre e tudo o que ele significa; encanta-me o sentido de utilidade que procuram dar à vida; encantam-me os meios que podem e devem utilizar para provocar e estabelecer a relação com Deus. É Divino ver como uma patrulha de 10/15 pequeninos se preocupam uns com os outros e obedecem, sem guerrilhas, sem gritos…foi o que vi, em Fátima. O Santuário era bandeiras e azul-escuro; alegria e futuro.

A B-P, no Céu e ao Movimento, na terra, a todos os que deixam as suas vidas para se dedicar aos nossos Escutas, os Chefes, deixo o meu Obrigada e peço que não desistam de educar os nossos jovens na fraternidade e no constante do caminho para a Montanha das Bem-Aventuranças.
Obrigada “Lince Cantor” por colocar seus Dons ao serviço deste Movimento.

C. Gomes

joaquim disse...

Caro Frei Albertino
Fui escuteiro quando era novo, em Lisboa e guardo as melhores recordações desse tempo, que muito me ensinou.
Em certos lugares, parece-me e friso o parece-me, que a ligação do escutismo, ou melhor de alguns escuteiros, à Igreja é muito ténue, o que é pena, porque sem Jesus Cristo, não há escutismo, pelo menos foi assim que Baden Powel o pensou, acho eu.
Obrigado pela sua visita e palavras que deixou. São um incentivo.
Gosto do seu blogue que agora visito com mais tempo e da música que nos transmite tanta paz.
Abraço em Cristo

Anónimo disse...

Caríssimo irmão Albertino
Sei que a tua vida está muito ligada ao escutismo,
Que caminhaste escutando Deus e a Sua criação,
Tanto na mãe natureza, a planície dos homens,
como nas montanhas,
onde a presença do Criador é mais sensível e acessível,
pela pureza dos ares e pela grandeza dos horizontes.
Sei que ainda hoje a farda, as armas, a lei do escuta,
te mantêm uma sensibilidade sempre renovada e actualíssima
pela Vida, Seu Autor e único Dono.
Sei que amas a Vida e ensinas a amá-la,
valorizando-a e defendendo-a.
Obrigado pelo teu testemunho!
No dia em que o Escutismo mundial recorda
o nascimento do seu fundador Baden Powell, há 150 anos,
não resisto a colocar junto das partilhas, em jeito também de partilha,
um pedacinho de mim mesmo.
Sei que o mérito não é meu, e, por isso mesmo, e só por isso, me
atrevo a dizer que, durante 15 anos fui assistente espiritual do
movimento, em terras de Moçambique, no Agrupamento 203, fundado pelo
nosso querido e Frei Afonso Simões.
Das mãos dele, ficou para as minhas. Ao CNE e AGP, juntámos 3
patrulhas de Escutas do AEP, muçulmanos, que muitos valorizaram o grupo.
Acabei por ser o último Assistente... pois a revolução frelimista
impediu a vida de todos os movimentos juvenis que não fossem desse
partido, no poder ainda hoje.
Foram momentos felizes, os melhores... mais saborosos da minha vida e
ministério. Os acampamentos, jamboree's, os campos-escola, as
actividades no campo, os fogos de conselho, o nosso jornal escuta, o
dia-a-dia dos fins-de-semana, na sede, a nova sede que construímos e
que depois o partido nacionalizou e adaptou para uma creche, ainda
hoje no activo... tudo são recordações que ajudam a viver e a louvar o
Senhor.
Sem inferiorizar nenhum outro, digo, do coração, que é o escutismo a
melhor escola de formação de jovens.
Hoje em dia, ainda vivo um pouco a alegria de muitos ex-companheiros
com quem me cruzo, ao menos pelo telefone.
Sintonizo com todos os membros do escutismo mundial, particularmente
com o português, que faz 100 anos. Um "sempre alerta para servir"; "da
melhor vontade" "a avezinha ajuda sempre" para os militantes de hoje,
para seus chefes e assistentes espirituais. O assistente e o chefe de
agrupamento são 2 cabeças unidas por um único chapes... mas gosto de
os juntar separados...
Para ti, meu irmão, votos de muitos dias felizes com os mais sãos da
vida: os jovens e as crianças. SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!
Frei Armindo

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você