 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

06 fevereiro 2007

EXPRESSO: O respeito e o bom senso


Não há muito tempo que vivemos a situação delicada de cartoons que feriam convicções religiosas de uma outra eligião que não o Cristianismo. Por nossa parte, infelizmente, habituados a ser mal tratados na comunicação social, parece que já nem sentimos os ultrages que se dizem do Cristianismo, sua Fé, seus Ritos e Símbolos.
Hoje recebi vários e-mails com o texto que a seguir transcrevo.
Faço-o aqui por poder deixar que a imagem também fale. Como pode um director de um Jornal Nacional permitir que se edite um cartoon como este em questão.
Um Jornal tem o direito à liberdade de expressão e informação, ninguém lha tira mas, as Organizações com tudo o que dela fazem parte não merecem também respeito? Onde está a liberdade e o bom senso?
Atrevo-me a perguntar: E SE OS CRISTÃOS FIZESSEM O QUE OUTROS CRENTES FAZEM QUANDO SÃO AFECTADOS NS SUA FÉ E NOS SEUS SÍMBOLOS?
Cristo apelou à paz e a não criar litigios nem questões com ninguém.
AMOU, PERDOOU, DEU A VIDA...
Creio que é uma vergonha que um Jornal como o Expresso, neste tempo tão importante para as consciências da Nação, edite um cartoon vergonhoso, associando o Papa, à guerra e ao aborto.
Bonita forma, senhor director, de mostrar que o seu jornal, pago por todos nós (e na minha casa o recebemos) defende a VIDA... não percebo se a da mãe, do filho, ou de ambos.
Haja BOM SENSO e RESPEITO por todos os seus concidadãos que desse jornal esperam boa informação e não MÁ FORMAÇÃO...

Deixo aqui o texto que recebi:

“Esta é de indignação, a minha indignação. Leiam e, se concordarem, difundam, protestem, alinhem na proposta.Pena é que se não publiquem cartoons que optem pela defesa de outros valores mais nobres. O jornal "Expresso", que até se tem revelado razoavelmente sensato, publicou, na sua edição do dia 3 de Fevereiro, um cartoon, sem humor nem qualidade, de um paranóico que é useiro e vezeiro nos ataques mais baixos às religiões, especialmente ao cristianismo e seus símbolos. Desta vez, demonstrando ignorância e desconhecimento da situação em causa, o pseudo-artista imaginou uma arma em forma de cruz, manobrada pelo Papa, donde saem abortos em vezes de balas. Imagina: a cruz a destruir as vidas... Um grupo de cidadãos, verdadeiramente indignados com este ataque soez,propunha-se lavrar um protesto junto da direcção do Expresso. Chegou, porém, à conclusão que isso não só não traria qualquer efeito prático, como até se ririam desse protesto. De qualquer forma, acha-se que se não deve deixar passar este caso em claro, pois, se o fizermos, estamos a dizer-lhes, implicitamente, que podem fazer os ataques mais soezes a quem quiserem. O que será um mal para a coesão da sociedade e para os próprios valores democráticos, que assentam no respeito e na tolerância pelas convicções de todos. Ao fazê-lo, estamos a defender a sociedade e seus símbolos, as convicções de todos e cada um, a qualidade e o timbre da cultura e até o próprio Expresso, que deve ser ajudado a não se abandalhar e ficar ao nível de um qualquer jornal do incrível ou da sexologia. Neste sentido, pedimos: 1. Boicota alguma ou todas as edições do Expresso durante este mês de Fevereiro, não o comprando. Em alternativa, compra um jornal da concorrência. Ou dá o dinheiro aos pobres, que não será pior. Ainda que sejam vendidos somente 1.000 exemplares a menos, eles perguntar-se-ão porquê. 2. Envia este texto a toda à tua lista de e-mails para que todos saibam e muitos possam aderir a esta campanha. Não te omitas! Se és maior e vacinado, mostra-te com coluna vertebral! Isto é, com uma personalidade que não aceita tudo! Envia e reenvia este texto por e-mail a todos os teus amigos.”

Se a lei da interrupção voluntária da gravidez se aplicasse à MÁ FORMAÇÃO DOS NOSSOS JORNAIS... Teríamos um referendo? Sobreviveria o Jornal Expresso?

Que Deus abençoe os bons Jornalistas e os jornais que lutam pelos valores Humanos.

7 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá!!

Passei por cá!!
lamento estas situações...

Muita força para ti!

:))

Anónimo disse...

Boa noite, Frei Albertino,
Obrigado pela partilha que aqui vai fazendo. Peço a Deus que continue a dar-lhe coragem para continuar a fazer o anúncio do Evangelho e a denúncia daquilo que, na sua consciência de homem de fé, não vai bem neste país.
Que o Senhor o abençoe,
Míriam.

Anónimo disse...

Ao voltar de uma reunião, passei mais uma vez pelo blog...

É de facto inacreditável que um jornal como o Expresso se rebaixe tanto... Mas, enfim, nos tempos que correm, infelizmente tudo é possível.

Cristo continua a sofrer e a dar a VIDA por nós - e também por eles... Que não seja em vão!

Anónimo disse...

Caro Frei Albertino

Muito obrigada pelas suas palavras verdadeiras e corajosas, mas também pela fé e confiança em Deus que transmite a todos os que acedemos a este blog!

Mª Graça Frazão

Anónimo disse...

Frei Albertino! Fiquei realmente chocada com o nivel baixo do jornal Expresso...
Eu peço ao DEUS da VIDA, que continue a dar-lhe força e coragem para continuar a anuncia A BOA NOVA do REINO (EVANGELHO)sem medo... e a defender os que mais sofrem...
Bem hajas mais uma vez pela amizade e partilha tão corajosa...
bem hajas pela profundidade e vivência de FÉ nos transmite.
através do blog.

Anónimo disse...

Boa Noite Frei Albertino
Este tipo de ataques é habitual em periodos de tensão e de confronto de ideias como o que vivemos. Infelizmente ainda estamos muito longe do verdadeiro humanismo, do respeito pelo outro, da tolerância, da compaixão. Louvo a decisão sensata de não se partir para manifestações de repúdio "espalhafatosas" que só servem para fazer publicidade a gente menos séria que sabe muito bem fazer reverter a seu favor essas legítimas indignações. Na minha opinião, nesta questão do aborto, e pondo de lado os fanáticos que querem impôr as suas ideias à viva força, todos aqueles com um mínimo de seriedade que optam pelo sim são sobretudo sensíveis ao sofrimento e angústia da mulher que não tem condições para criar um filho e ao sofrimento de um filho não desejado forçado a viver em ambientes hostis que o impedem de viver como um verdadeiro ser humano. Solução para isto? Numa época em que as sociedades ocidentais lutam com graves problemas de natalidade um governo que se diz humanista, moderno, esclarecido e para quem as questões sociais são prioritárias, ao invés de investir em eliminar as condições sociais que conduzem à prática do aborto opta pela solução mais fácil e desumana; eliminar os seres humano em formação. Para não condenar mulheres que social e moralmente estão já condenadas, não era necessário nenhum referendo, a lei que existe já é suficiente. Mas o nosso ilustre primeiro ministro, paladino da justiça, já ameaçou; "se o não ganhar, a lei existente não vai ser alterada, continuaremos a condenar as pobres mulheres..." Sinais dos tempos.
AC

Albertino disse...

Obrigado António por esta partilha.
Como já referi, eu entendo o sofrimento de tantas mulheres. Quantas já escutei e perdoei em nome d'Ele. A indignação é exactamente essa, que o Estado não se preocupe com os que mais sofrem e que, em vez de soluções que dignifiquem a Vida da mulher e do filho, despenalizem para depois continuarem a não fazer nada, a não ser à custa do sofrimento e do pagamento destas mesmas mulheres.
Que Deus ajude as mulheres que sofrem e nos ajude a todos nós, com um SIM ou um NÃO, a ser sinal de acolhimento e ajuda.
Obrigado mais uma vez pela amizade e partilha, a si e a todos os amigos que por aqui passam.
AR

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você